quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O argumento da "Cultura" justifica qualquer coisa?

Hoje é muito comum ouvir as pessoas justificarem alguns atos pela cultura, usando os aspectos culturais para se defender de alguma atitude errada. Aqui nos Estados Unidos eu já vi brasileiro usar isso de "na minha cultura é assim", para se sair bem de situações embaraçosas. E nesse caso em especifico nem era verdade, e diga-se de passagem não são culturas tão distintas. Quero dizer que eu sou totalmente favorável ao respeito cultural, e aprecio culturas diferentes. Sei que existem coisas que podem ser vistas de formas diferentes. Mas não podemos deixar o relativismo desse século cegar-nos para a realidade: existem culturas que são erradas, ou que possuem aspectos que são errados.

Talvez nem sempre seja claro a linha que divide as coisas relativas das objetivas. Mas algumas coisas são absurdas demais, como o exemplo de vídeo (abaixo tem o link). Eu estive assistindo esse vídeo e confesso que fiquei pasmado com a frieza e crueldade. O vídeo se passa num tribo indígena na Amazônia, onde eles enterram vivas 2 crianças porque elas teriam deficiência física ou mental.
Você consegue admitir a ideia de que se tire a vida de crianças só porque eles nasceram com alguma deficiência física ou mental? Será que isso é relativo? Desculpe, eu não consigo encarar isso como algo natural para nenhuma cultura. A prova de que mesmo diante do fator "cultura" isso não é algo certo, são as lágrimas e o apelo do irmão, que tentou a todo custo salvar a criança. O direito à vida está acima de qualquer tradição.

O vídeo é forte e violento. Caso queira assistir, clique aqui.

0 comments:

Postar um comentário