16:12 -
Coincidências
5 comments
Como um sultão muçulmano cumpriu as profecias da Bíblia?
Sultão Solimão líder do império otomano (atual Turquia) |
Existem muitos "profetas" hoje, e nas mais diversas religiões. Milhares e milhares de profecias e revelações que são extremamente óbvias e que são as vezes como musicas românticas depois de um término de namoro, qualquer uma pode parecer que esta contando a sua história.
Mas e quando uma profecia muito, mas muito especifica se cumpre? Algo que não poderia ser predito de jeito nenhum sem uma ajuda "lá de cima"? Entendo que seja esse o caso aqui tratado.
Este post gira em torno do fato que o Livro de Ezequiel ter sido escrito entre 593 e 565 AC, ou seja, uns 2600 anos atrás, muito antes da invasão islâmica dos otomanos em Jerusalém (que aconteceu apenas em 1517 DC). O Templo não havia sido nem reconstruído, e Ezequiel disse que o Messias judeu passaria pela Porta Oriental do Templo (ou porta Dourada/Porta de Ouro), e que depois disso ela seria fechada até o fim dos tempos.
Em 1542 DC, o sultão Solimão líder do império otomano (atual Turquia) estava reconstruindo os muros externos que levariam para o Domo da Rocha. No local onde era o Templo de Deus, foi construído o Domo da Rocha, um monumento sagrado para os muçulmanos de todo o mundo. O novo muro usou os muros antigos como alicerce, porque embora ainda de pé, eles estavam cobertos de terra. Entretanto, o sultão Solimão foi alertado pelos construtores a respeito de uma profecia que segundo a tradição judaica, seria por esse portão que o Messias profetizado no Antigo Testamento iria utilizar para entrar na cidade com um grande exército. Ezequiel descreve a chegada do Messias pela porta oriental (Ezequiel 43:1,2).
A fim de impedir que a profecia do Messias judeu se cumprisse, Solimão decide tampar essa porta do caminho oriente, selando-a com pedras douradas. A partir daquela data, a porta localizada a leste do antigo Templo de Deus seria conhecida como a Porta Dourada, a única porta selada dentre as oito existentes na muralha.
O que é mais interessante nessa história? Ao tentar impedir a profecia de se cumprir, o sultão Solimão acabou cumprindo outra profecia. Ezequiel profetizou também que:
"Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada. E disse-me o Senhor: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada." (Ezequiel 44:1,2)Wow, incrível! Mas pera ai, para tudo!
Deus já passou por ela? Cadê a terra resplandecendo? E o exército de anjos e tal?
Vamos lá...
O profeta Daniel por exemplo, diz que o Messias vai aparecer nas nuvens:
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e vi que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem. Ele se dirigiu ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ELE. Foi-lhe dado o domínio, a honra e o reino; todos os povos, nações e línguas o adoraram. O seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino é o único que não será destruído” Daniel (7.13,14)O profeta Zacarias também menciona a vinda do Messias com uma cena cinematográfica:
“Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removido para o norte, e a outra metade para o sul.” (Zacarias 14:4)
Mas o mesmo profeta menciona uma entrada alegre porém humilde do Salvador, montado num jumento:
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta." (Zacarias 9:9)
Mas isso parece uma contradição! Um importante rabino que viveu na primeira metade do terceiro século, Rabi Yehoshua Ben Levi, também
percebeu essa aparente contradição (TB San’hedrin 98a):
Profecia de Jesus (?)
Neste momento em que Jesus entra em Jerusalém no jumento, a multidão o proclama o rei dos judeus:
A segunda vinda
E a segunda vinda será quando Jesus vier julgar os vivos e os mortos, descendo dos céus com poder e Glória:
Ainda não satisfeito, e para certificar-se que além do rei dos judeus precisar de muita força para derrubar o portão, ainda teria de violar uma de suas leis, por isso mandou que fosse feito um cemitério logo em frente. Um sacerdote judeu não pode tocar em mortos segundo a Lei (Nm 19) sem que fique “impuro”.
Solimão acreditava que fechando o portão e construindo um cemitério iria impedir a chegada desse novo rei. Desde 1541 o portão está lacrado e o cemitério ainda existe frente a ele. Quem visita a esplanada das Mesquitas pode ver a parte interna no portão. Os muçulmanos conseguirão assim impedir a vinda do Messias? Obviamente que não. O capítulo 14 de Zacarias (mencionado anteriormente) diz que o Messias repousará seus pés no Monte das Oliveiras e ele se fendirá, Traçando uma linha reta do pico do Monte para o Oriente (segundo a profecia) é possível ver que encontrará o Portão Dourado. O monte das Oliveiras fica de frente para a Porta Dourada.
Não que eu acredito que o Deus Todo Poderoso precisaria disso, mas sendo coincidência ou não, a construção conhecida como Domo da Rocha ao longo da história, foi parcialmente derrubada por dois terremotos, mostrando que a falha geológica sob Jerusalém continua ativa. Estudos mostram que ela passa também pelo Monte das Oliveiras.
Curiosidades sobre a Porta Dourada:
Essa foi a mesma porta onde Pedro curou o paralitico (Porta Formosa). Ela era feita de latão de corinto e ricamente ornada. Coberta de ouro e prata, com a luz do sol, a porta produzia um brilho reluzente. Naquela época, essa porta dava acesso ao pátio do Santuário e, posteriormente, ao Santíssimo Lugar, onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez por ano.
Era nessa porta onde os mendigos ficavam para conseguir algumas esmolas. Aquela era a porta da miséria humana e da prática da generosidade judaica.
Segundo a tradição judaica, no Yom Kippur (Dia do Perdão) um mensageiro (geralmente um sacerdote) tomava alí o cordeiro sacrificial do templo. Por isso, em hebraico era chamada de Sha'ar Harrajamim (Porta da Misericórdia). É interessante pensar que essa porta que esta (ainda que apenas simbolicamente) representando Jesus (misericórdia, perdão de pecados, milagres, adornada de ouro e glória...), era onde os mais necessitados vinham pedir ajuda.
A Porta original soterrada
A teoria de uma antiga porta recebeu apoio em 1969, quando um professor de arqueologia chamado James Fleming estava inspecionando o portão atual. De repente, o chão encharcado de chuva embaixo dele se abriu e ele se viu em um poço de ossos, ao olhar do topo para o poço em frente ao portão, oito pés abaixo da superfície. Fleming fotografou sua descoberta, parte de um arco que é provavelmente o remanescente do portão original. Quando ele voltou no dia seguinte, o túmulo havia sido selado com uma laje de cimento pelos guardiões islâmicos do cemitério e o buraco fechado com entulhos. James Fleming tirou algumas fotos do local, onde é possível identificar um arco de rochas.
Você sempre vai cumprir os planos de Deus
Eu vejo grandes lições nessa história, sendo que esta é a maior delas: Todos nós fazemos parte do plano de Deus. O sultão Solimão foi um instrumento nas mãos de Deus pra cumprir Sua vontade, mesmo que a intenção dele era justamente o contrário. O mesmo caso daquelas pessoas na Bíblia que ao mentirem sobre Jesus com a intenção de prejudicá-lo, estavam na verdade cumprindo a profecia do Salmo 27:12, onde estava escrito que iriam levantar falso testemunho contra Ele. Que bom saber que nada foge do controle de Deus, e que fazemos parte dos planos Dele.
Os apóstolos pela obediência, cumpriram a profecia de que o Evangelho chegaria para os gentios (Isaías 49:6), cumpriram a missão de ir pelo mundo e pregar o Evangelho (Marcos 16:15), foram usados por Deus para cumprir o dia de pentecostes (Joel 2:28), fizeram muitos milagres (Atos 19:11)...
E pela desobediência, Judas Iscariote, cumpriu as profecias que diziam que o Messias seria vendido por trinta moedas de prata (Zacarias 11.12), e seria traído por um amigo (Salmos 55.13-15).
De um jeito ou de outro, a vontade de Deus vai ser feita através da sua vida, mas pra você faz diferença se servirá como Judas ou como João.
Referências:
http://staff.polito.it/alberto.carpinteri/related%20piezonuclear%20papers/ambraseys_mod.pdf
http://www.nbcnews.com/id/3980139/#.WPJlcdLytPY
http://www.jpost.com/Middle-East/Eastern-Mediterranean-awaits-inevitable-big-earthquake
http://www.searaagape.com.br/estudoevangelicosobreotemplodesalomao.html
https://www.biblosfoundation.org/wp-content/uploads/2016/06/BAR.Article.TempleMt.pdf
“Rabi Yehoshua Ben Levi apontou uma contradição. Como está escrito, em seu tempo [o Messias virá], enquanto também está escrito, Eu [o Senhor] apressarei isto! — se eles merecem, Eu apressarei isto: se não, [Ele virá] no seu devido tempo. Rabi Alexandre disse: Rabi Yehoshua opôs dois versos: como está escrito: E vede, um como o filho do homem sobre as nuvens do céu enquanto [de outro modo] está escrito: [vede, Seu Rei vem a ti…] humilde e montado sobre um jumento ”Para a teologia cristã em particular, isso não é um problema. Pois entende-se que trata-se de duas vindas diferentes do Messias. Na primeira, momentos antes de ser crucificado, quando Jesus entra em Jerusalém montado num jumentinho, cumprindo uma profecia realizada cerca de 520 anos antes:
Profecia de Jesus (?)
Neste momento em que Jesus entra em Jerusalém no jumento, a multidão o proclama o rei dos judeus:
"E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão."Ainda que não parece ser exatamente uma profecia, num certo sentido embora não haja mais aquela multidão ali presente, aquelas pedras tampando a Porta Dourada ainda continuam a clamar que "Deus passou por ali".
Essa deveria ser a vista de quem olhava o Templo de Israel pela Porta oriental |
A segunda vinda
E a segunda vinda será quando Jesus vier julgar os vivos e os mortos, descendo dos céus com poder e Glória:
“E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. ” (Lucas 21:27)Um cemitério para impedir o Deus Todo-Poderoso
Ainda não satisfeito, e para certificar-se que além do rei dos judeus precisar de muita força para derrubar o portão, ainda teria de violar uma de suas leis, por isso mandou que fosse feito um cemitério logo em frente. Um sacerdote judeu não pode tocar em mortos segundo a Lei (Nm 19) sem que fique “impuro”.
Solimão acreditava que fechando o portão e construindo um cemitério iria impedir a chegada desse novo rei. Desde 1541 o portão está lacrado e o cemitério ainda existe frente a ele. Quem visita a esplanada das Mesquitas pode ver a parte interna no portão. Os muçulmanos conseguirão assim impedir a vinda do Messias? Obviamente que não. O capítulo 14 de Zacarias (mencionado anteriormente) diz que o Messias repousará seus pés no Monte das Oliveiras e ele se fendirá, Traçando uma linha reta do pico do Monte para o Oriente (segundo a profecia) é possível ver que encontrará o Portão Dourado. O monte das Oliveiras fica de frente para a Porta Dourada.
Não que eu acredito que o Deus Todo Poderoso precisaria disso, mas sendo coincidência ou não, a construção conhecida como Domo da Rocha ao longo da história, foi parcialmente derrubada por dois terremotos, mostrando que a falha geológica sob Jerusalém continua ativa. Estudos mostram que ela passa também pelo Monte das Oliveiras.
Curiosidades sobre a Porta Dourada:
Vista de como era os muros do Templo (vista nordeste) |
Era nessa porta onde os mendigos ficavam para conseguir algumas esmolas. Aquela era a porta da miséria humana e da prática da generosidade judaica.
Segundo a tradição judaica, no Yom Kippur (Dia do Perdão) um mensageiro (geralmente um sacerdote) tomava alí o cordeiro sacrificial do templo. Por isso, em hebraico era chamada de Sha'ar Harrajamim (Porta da Misericórdia). É interessante pensar que essa porta que esta (ainda que apenas simbolicamente) representando Jesus (misericórdia, perdão de pecados, milagres, adornada de ouro e glória...), era onde os mais necessitados vinham pedir ajuda.
A Porta original soterrada
Prof. James Fleming |
Uma das 3 fotos tiradas |
Você sempre vai cumprir os planos de Deus
Eu vejo grandes lições nessa história, sendo que esta é a maior delas: Todos nós fazemos parte do plano de Deus. O sultão Solimão foi um instrumento nas mãos de Deus pra cumprir Sua vontade, mesmo que a intenção dele era justamente o contrário. O mesmo caso daquelas pessoas na Bíblia que ao mentirem sobre Jesus com a intenção de prejudicá-lo, estavam na verdade cumprindo a profecia do Salmo 27:12, onde estava escrito que iriam levantar falso testemunho contra Ele. Que bom saber que nada foge do controle de Deus, e que fazemos parte dos planos Dele.
Os apóstolos pela obediência, cumpriram a profecia de que o Evangelho chegaria para os gentios (Isaías 49:6), cumpriram a missão de ir pelo mundo e pregar o Evangelho (Marcos 16:15), foram usados por Deus para cumprir o dia de pentecostes (Joel 2:28), fizeram muitos milagres (Atos 19:11)...
E pela desobediência, Judas Iscariote, cumpriu as profecias que diziam que o Messias seria vendido por trinta moedas de prata (Zacarias 11.12), e seria traído por um amigo (Salmos 55.13-15).
De um jeito ou de outro, a vontade de Deus vai ser feita através da sua vida, mas pra você faz diferença se servirá como Judas ou como João.
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42:2)#GodWins
Referências:
http://staff.polito.it/alberto.carpinteri/related%20piezonuclear%20papers/ambraseys_mod.pdf
http://www.nbcnews.com/id/3980139/#.WPJlcdLytPY
http://www.jpost.com/Middle-East/Eastern-Mediterranean-awaits-inevitable-big-earthquake
http://www.searaagape.com.br/estudoevangelicosobreotemplodesalomao.html
https://www.biblosfoundation.org/wp-content/uploads/2016/06/BAR.Article.TempleMt.pdf