segunda-feira, 17 de outubro de 2016

12:14 - No comments

Sobre os memes/stickers "com Jesus"


Não raramente vejo em grupos do whatsapp e facebook vários memes, stickers e brincadeiras envolvendo Jesus/Deus, ou imagens que o simbolizem ou de alguma forma intencionem representar Jesus/Deus com a finalidade de fazer uma piada.

Sei que boa parte destes amigos não são crentes em Jesus Cristo. Estes não me preocupam tanto, pois estão apenas fazendo o que a Bíblia disse que o coração não-transformado faria. Estes já estão vivendo completamente a margem da vontade de Deus em tudo, é apenas mais um pecado pra lista. E sobretudo, não correm o risco de serem mal testemunhos de Jesus e dar mal exemplo de vida cristã pro resto da sociedade. Mas me referindo aos que se identificam como cristãos, pra alguns tornou-se comum memes e stickers de Jesus e Deus no WhatsApp e redes sociais (de grupos de igreja inclusive). No primeiro momento tem aquele choque, depois vai se tornando normal esse tipo de brincadeira.

Os argumentos a favor do uso desses memes podem parecer bons: todo mundo usa, os jovens da igreja usam, trabalho ou estudo num ambiente de descrentes, não tenho a intenção de zombar de Deus, é só uma brincadeirinha, Deus não vai se importar com algo pequeno assim, apesar de ser uma figura que representa (ou faz referência a) Jesus ela não esta zombando de Jesus, "é uma piada com Jesus, não de Jesus"...

Além do fato desses argumentos serem os mesmos usados para amaciar qualquer outro pecado (mesmo argumento dos que defendem a pornografia, palavrão, mentirinhas...), o problema para os que realmente acreditam na Bíblia, é o que fazer com estas passagens:

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (Êxodo 20:7) 

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)

"O filho honra seu pai, e o servo respeita seu senhor. Se eu sou seu pai e seu senhor, onde estão a honra e o respeito que mereço? Vocês desprezam meu nome! “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira desprezamos teu nome?’" (Malaquias 1:6) 

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" (Salmos 1:1)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Provérbios 9:10)

“pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes...” (2 Timóteo 3:2)

"sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." (Hebreus 12:28,29)

"E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem" (Lucas 1:50)

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10:31) 

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (Eclesiastes 12:13) 

As interpretações de um ou outro verso pode variar entre si, mas não resta dúvida que elas nos trazem uma mensagem única: Não se deve brincar com Deus. Deus deve ser tratado com o mais absoluto respeito, a mais profunda e absoluta reverência. Não podemos abusar da graça, e nem considerar a misericórdia e bondade do Senhor como um sinal verde para pecarmos contra a importância e a honra de Deus. Se alguém poderia dizer "Você sabe com quem você esta falando?", esse alguém seria Deus.

Todas as vezes que retiramos o que é santo e sagrado do seu contexto, corremos o sério risco de esvaziar seu sentido. No fim das contas Deus continuará sendo Deus, mas além de nos prejudicar, podemos prejudicar muitos e fazer tropeçar muitos incautos. Esse, aliás, é um grande desserviço que estamos prestando ao Reino de Deus. Toda vez que um crente usa um(a) sticker/meme/piada de Jesus, ele esta dizendo implicitamente para o ímpio "Tudo bem zombar com o Deus Santíssimo".

“Por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre todos os povos!” e nos grupos de whatsapp (Romanos 2:24)

Antes que alguém me acuse de ser um reacionário, um quadrado, anti-modernista, um antiquado... fique sabido que sou um super usuário de stickers e memes. No meu celular eu tenho sticker de quase todo mundo da igreja. Memes? Há vários meus espalhados por ai. Mas não consigo, conhecendo a Bíblia, fazer uma brincadeira dessas com o Deus apresentado ali. Não alguém como eu.

Você certamente se lembra da historia de Uzá, né?
A Bíblia nos conta que a arca da aliança ficou um tempo na casa de Abinadabe (2 Samuel 6:3), onde seus filhos, Uzá e Aiô, devem muito bem ter se acostumado com a sua presença. Como diz um velho ditado, “familiaridade pode gerar desprezo”. Uzá, tendo ficado com a Arca em sua própria casa, pode, provavelmente, ter esquecido a santidade que ela representava.

"Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus." (2 Samuel 6:6,7)

Há momentos em que nós, também, deixamos de reconhecer a santidade de Deus, tornando-nos muito familiarizados com ela, e passando a ter uma atitude irreverente. A arca da Aliança era um símbolo que representava Jesus. Se Deus matou um homem, que estava querendo fazer algo aparentemente bom, por falta de reverência ao mero símbolo de Cristo, o que você acha que Deus fará com aquele que faz piada diretamente de Cristo?

"Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles. Então lhes falará com cólera, a sua severidade os espantará: Este é o rei da minha escolha, que foi coroado por mim [...] Sirvam o Senhor com temor reverente; alegrem-se, com tremor. Prestem homenagem ao seu filho, antes que a sua cólera se acenda e vocês morram. Porque eu vos aviso: a sua cólera não leva tempo a inflamar-se. No entanto, como são felizes todos os que confiam nele!" (Salmos 2:4-6,8-12)

Esta vendo? Não é que Deus não tenha senso de humor. Mas você passa sua vida zombando Dele, o problema vai ser o dia que Ele começar a zombar de você. Por isso, muito melhor seguir a escola filosófica dominante nos condomínios:
"Não aguenta brincar, não desce pro play".

0 comments:

Postar um comentário