20:27 -
Leituras
No comments
CRISTO, LOGO EXISTO: Jesus em cada capitulo do Antigo Testamento
O que as histórias do Antigo Testamento tem em comum? Qual o objetivo central dessas histórias? O que une essas histórias de modo que elas estejam compiladas no mesmo livro?
A Bíblia apresenta um terrível dilema: "Como um Deus justo pode perdoar pecadores e continuar sendo justo?". Um Deus justo precisa punir pecadores, se ele não punir Ele não é justo. Ainda mais se for um Deus infinitamente Justo. Talvez você diga, mas "Deus não vai me mandar pro inferno, Deus é bom". Esse é justamente o problema. Pense: O que um Deus infinitamente bom, faz com quem não é bom? Ok, vamos colocar de outra forma: o que um bom Juiz ou um bom policial fazem com infratores da lei? Um bom Juiz ou ou um bom policial não pode deixar um criminoso impune, do mesmo modo um Deus bom não pode simplesmente varrer nossos pecados e falhas pra debaixo do tapete, Ele precisa punir quem não é bom. E ao longo da narrativa bíblica, Deus vai expondo suas leis mostrando o nível exigido da sua Santidade, e isso vai inevitavelmente empurrando toda a humanidade pro abismo. Ninguém foi bom o suficiente.
Mas há uma boa noticia: O Deus Justo também é um Deus de amor e misericórdia, e haja visto nossa incapacidade de resolver o problema que geramos, Deus promete resolver por si mesmo, enviando um Salvador, o Messias. E esse Messias vai ganhando centralidade da história, mais detalhes vão sendo dados aqui e ali sobre esse Messias. O sacrifício de Jesus Cristo foi a forma com a qual Deus pode perdoar pecadores sem abrir mão da sua perfeita justiça.
A narrativa vai se desenrolando progressivamente para apresentar a história da redenção centralizada em Jesus, o Messias esperado. E cada micro-história reflete e reconta de diferentes formas a macro-história, é realmente impressionante. A Bíblia são 66 livros, escritos por 42 autores, que viveram em épocas diferentes, falando idiomas diferentes (hebraico, aramaico e grego), usando gêneros literários diferentes (poemas, cartas, narrativa..), que viveram contextos sociais, geográficos, culturais e econômicos completamente distintos e de modo independente produziram escritos a partir de revelações de Deus que apontam para a mesma pessoa; Jesus Cristo. Certamente, isso já seria o suficiente pra dizer que estamos diante da maior construção literária da história humana.
Embora não seja o objetivo deste material fazer uma defesa da fé cristã, acho improvável um leitor descrente e totalmente sincero na sua descrença, ler e continuar descrente.
ALERTA DE SPOILER!Alguns spoilers do que você vai encontrar nos comentários:O profeta Daniel diz até o ano que o Messias ia nascer (420 anos depois do decreto de Ciro).Isaias diz que o Messias nasceria de uma virgem, e esse frágil bebê seria o "Deus Forte".Jeremias descreve um assassinato em massa de bebês na época do nascimento do Messias.Isaias diz que ele seria morto no meio de dois ladrões.Miquéias diz que o Messias nasceria em Belém.
Zacarias diz que o Messias entraria em Jerusalém montado em jumento, Ezequiel diz que depois disso a porta seria fechada porque Deus passou ali.Davi diz que quando crucificado, ele sentiria sede e lhe dariam vinagre numa esponja.Salomão diz que ele era o Filho de Deus, oriundo da eternidade.
Impressiona um pouco, né? Agora imagina profecias muito especificas espalhadas em cada parte do Antigo Testamento e que encaixam perfeitamente na pessoa de Jesus.
Decidi compartilhar um pouco dos estudos que tenho feito para meu próprio aprendizado, e de alguma forma, quem sabe, abençoar algumas pessoas com um material que não achei disponível para além de textos muito acadêmicos e formais (e geralmente em inglês). Pensei em algo mais simples, prático e pessoal (e grátis), que fosse edificante para mim e para quem viesse a ler posteriormente. Que o Senhor Jesus me ajude a ser fiel e não me permita cometer erros.
Uma observação óbvia, mas relevante: Eu sou falho. Embora a Bíblia seja a uma revelação infalível da parte de Deus, a minha interpretação dela pode ser falível. Portanto, sou sempre muito grato por todas as correções e criticas que recebo. Estou 100% aberto a sugestões, criticas e principalmente as correções. Não sou teólogo, nem pastor, e até acho positivo num certo sentido... mostra que não precisa ter o "fogo de Prometeu", ou ser um ser um mega-especialista... as profecias bíblicas são tão claras e óbvias que, na maioria das vezes, até mesmo eu um idiota pode entender (Is 35:8).
Apesar deste mensageiro ser imperfeito (e muito..rsrs), a mensagem é perfeita: Conforme foi anunciado milênios antes por todos os profetas, Jesus Cristo sendo Deus encarnou em forma humana, e recebeu sobre si mesmo a punição que nós merecíamos de Deus-Pai. "Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer" (Isaías 53:10). Todo sofrimento que estava reservado no inferno para mim e para você por toda a eternidade, foi despejado de uma só vez sobre Jesus. Deus assassinou Seu Filho debaixo de toda sua ira, para que assim a divida dos nossos pecados pudesse ser paga, e a justiça do Deus infinitamente Santo fosse satisfeita. Agora Cristo se torna o Salvador pois no seu sacrifício existe poder para salvar a quem Ele quiser salvar. De modo que hoje, para todo aquele que se arrepender dos seus pecados, e confiar em Jesus, Deus pode aplicar sobre este pecador os méritos do sacrifício de Jesus. Portanto, se nos arrependemos e cremos em Jesus, já passamos pelo juízo de Deus, ele aconteceu na cruz.
Caro leitor, espero que o Espirito Santo te revele Jesus por meio dessas leituras, e faça no seu coração muito além do que minhas meras palavras podem fazer.
Por enquanto, o que temos disponível para leitura:
Caro leitor, espero que o Espirito Santo te revele Jesus por meio dessas leituras, e faça no seu coração muito além do que minhas meras palavras podem fazer.
Por enquanto, o que temos disponível para leitura:
Livro de Gênesis:
0 comments:
Postar um comentário