sábado, 31 de dezembro de 2016

8 Aprendizados de 2016

Minha irmã (Thais) fez uma publicação que eu achei que deveria compartilhar.
Foi parte de uma corrente circulando na internet, sobre os aprendizados de 2016.
Segue abaixo o texto dela:
"Me deram 8, então resolvi resumir 2016 em 8 aprendizados e deixar aqui um pouquinho do que esse ano maravilhoso não vai me deixar esquecer.

1. TODOS TEMOS UMA RAZÃO PARA SERMOS ASSIM.
Sabe aquela pessoa que você não vai com a cara? Aquele colega estranho, aquela amiga que parece destoar em algum, ou em vários aspectos dos outros? Então, ela tem um motivo para ser como é e por mais que isso pareça óbvio, esquecer disso nos faz, muitas das vezes, pessoas cruéis e insensíveis dentro dos nossos círculos sociais, ainda que não percebamos o mal que estamos fazendo e mais, o bem que poderíamos estar fazendo a esse alguém, mas não fazemos.

2. ÀS VEZES, PERDER É GANHAR.
Essa é uma daquelas frases que minha mãe me diz desde que me conheço por gente. Porém, acredito só ter entendido o real sentido que ela pode tomar na vida de alguém este ano. A verdade é que muitas das vezes nós não entendemos o rumo dos acontecimentos, nem aceitamos determinadas perdas, mas algumas delas podem significar um ganho. E principalmente, saber deixar pra lá pode ser libertador.

3. MUITO CUIDADO COM O POLITICAMENTE CORRETO.
Antes de começar a xingar: calma! Deixe-me explicar.
Você sem dúvida alguma conhece alguém que sempre tem a resposta mais linda do mundo pra tudo, a bondade lhe pertence e faz questão de mostrar ao mundo suas caridades e maneiras de pensar que mudariam o planeta.
Sabe essa pessoa? Cuidado com ela.
Não me entenda mal, mas o ser correto de verdade está não só nas ações, mas principalmente nas intenções e, sem dúvida alguma, as pessoas mais corretas que eu já conheci levaram tempos para que eu percebesse, pois elas, ao contrário do politicamente correto não mostram, mas se esforçam a esconder suas boas ações.

4. EU NÃO SEI O QUE É MELHOR PARA O MUNDO.
Quando se é jovem é fácil demais achar que sabemos tudo. Que sabemos mais que nossos pais, mais que nossos avós e aquelas frases do tipo "os jovens de hoje estão a cada dia mais inteligentes" além de mal interpretadas, não ajudam em nada na nossa humildade.
O problema, obviamente, não é ser jovem, mas sim achar que tudo aquilo que não é novo ou de alguma maneira revolucionário, não é bom.
O que posso dizer é que o mundo é mundo muito antes de existirmos, e a experiência e a sabedoria, muitas vezes, ultrapassam o conhecimento.

5. SAIBA EXTRAIR O MELHOR DAQUELES QUE TE CERCAM.
Todo mundo já está cansado de ouvir que, quem quer que seja, tem algo a nos ensinar. E não é que é verdade?
Esse ano pude perceber o quanto podemos aprender tantas coisas com as pessoas mais inesperadas possíveis.
Como conselho, posso dizer que há sempre alguém perto de você com algo para te ensinar, e acredite, você precisa aprender!

6. DÊ O MELHOR DE SI EM TUDO.
Na realidade não há muito o que dizer sobre. Mas já parou pra pensar todas as coisas maravilhosas que poderia fazer e a pessoa que seria se você desse o melhor de si mesmo a todo instante?

7. SEMPRE HÁ UM MOTIVO PARA AGRADECER.
Um não, mas vários. A começar pela vida até o fato de poder realizar coisas simples do cotidiano deveriam estar presentes dentro de uma rotina no qual sabemos ser gratos. Reconhecer a Deus e aos que nos cercam por tudo que nos tem sido proporcionado é algo que todos deveríamos por em prática o mais rápido possível.

8. VIVEMOS PELO OUTRO. Este ano ouvi algo que talvez se encaixe bem aqui: O que faz um homem economizar tudo que ganha para garantir um futuro melhor aos seus descendentes? O que faz uma mulher olhar para um conhecido doente e desejar estar no lugar dele para não vê-lo sofrer? O que nos faz acordar cedo todos os dias, lutar, estudar, trabalhar? Viver ganha sentido quando vivemos por algo, mais especificamente por alguém. Mais feliz é aquele que dá do que aquele que recebe. E este torna-se o mais conhecido ensinamento que nos foi deixado: o amor.
Amar ao próximo às vezes parece difícil, mas não quando temos a quem imitar.
Entender que podemos fazer do estudo, do trabalho que realizamos, das relações que mantemos e de qualquer coisa, a vida de alguém melhor foi parte de entender a graça de Cristo em minha vida. Entender que não estamos aqui por estar e fazer ao outro é imitar o que Ele fez por nós (mesmo ninguém merecendo).
Sendo assim, faça. Faça por outro e não apenas para si e tenho a certeza que isso só te fará mais feliz.

Eu espero que de alguma forma isto te seja útil.
Um maravilhoso 2017 pra todos ♥♥

Thais Camilio

domingo, 27 de novembro de 2016

Deus é Deus - Delino Marçal

Gostei bastante dessa música, me fez lembrar daquele texto de Habacuque:

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação."
(Habacuque 3:17,18)

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Universidade dos EUA oferece MBA gratuito; Bolsa pode chegar a US$ 90 mil

Pelo segundo ano consecutivo, a W.P. Carey School of Business, da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, oferecerá um programa de MBA 100% gratuito. Todos os alunos selecionados para o programa fulltime, que tem duração de 2 anos, receberão bolsas integrais – uma economia que pode chegar a 90 mil dólares. As candidaturas podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro de 2017.
A bolsa, lançada em 2015, tem como objetivo diversificar o perfil dos ingressantes, até então muito restrito a profissionais de tecnologia, da indústria e do mercado financeiro. A expectativa é que alunos mais qualificados possam ajudar a elevar o posicionamento da escola entre os melhores cursos de MBA do mundo. Hoje, a W.P. Carey School of Business ocupa o 35º lugar no ranking da US News.
O processo de seleção de estudantes internacionais é o mesmo de norte-americanos. É preciso preencher um formulário online e enviar notas do GMAT e GRE, cartas de recomendação e resultado de exame de proficiência em inglês. Históricos acadêmicos internacionais devem ser enviados junto de uma tradução oficial para a língua inglesa. Também é necessário pagar uma taxa de inscrição de 90 dólares americanos.
A verba para bancar o curso dos 120 alunos que farão o MBA de graça virá de um fundo de 50 milhões de dólares doado pelo magnata do setor imobiliário William Carey.
A Universidade do Estado do Arizona é a primeira a oferecer um MBA totalmente gratuito, mas outras Escolas de Negócios no exterior também oferecem apoio financeiro aos alunos selecionados.

Via Estudar Fora

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Sensor transforma tela de notebook comum em touchscreen


Esta é uma daquelas noticias que eu vejo e depois me pergunto"Porque eu não pensei nisso antes?".

Já viu a diferença de preços entre um laptop entre um laptop touchscreen e um laptop comum? Bem mais caro, né? Pois é, mas "seus problemas acabaram".

Um novo sensor promete transformar seu laptop comum em um touchscreen, por um valor de 69 doletas. O sensor AirBar, produzido pela sueca Neonode, tem três tamanhos diferentes: 13,3 polegadas, 14 polegadas e 15,6 polegadas e é anexado ao PC por meio de imãs.

O sensor emite um campo de luz (invisível) que abrange toda a tela do computador. Esse campo consegue detectar o toque de dedos, mãos com luva e até pinceis, obedecendo aos comandos do usuário de maneira semelhante a um dispositivo touchscreen comum. De acordo com a Neonode, não é necessário instalar nenhum software ou configurar algum item.

sábado, 22 de outubro de 2016

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

12:14 - No comments

Sobre os memes/stickers "com Jesus"


Não raramente vejo em grupos do whatsapp e facebook vários memes, stickers e brincadeiras envolvendo Jesus/Deus, ou imagens que o simbolizem ou de alguma forma intencionem representar Jesus/Deus com a finalidade de fazer uma piada.

Sei que boa parte destes amigos não são crentes em Jesus Cristo. Estes não me preocupam tanto, pois estão apenas fazendo o que a Bíblia disse que o coração não-transformado faria. Estes já estão vivendo completamente a margem da vontade de Deus em tudo, é apenas mais um pecado pra lista. E sobretudo, não correm o risco de serem mal testemunhos de Jesus e dar mal exemplo de vida cristã pro resto da sociedade. Mas me referindo aos que se identificam como cristãos, pra alguns tornou-se comum memes e stickers de Jesus e Deus no WhatsApp e redes sociais (de grupos de igreja inclusive). No primeiro momento tem aquele choque, depois vai se tornando normal esse tipo de brincadeira.

Os argumentos a favor do uso desses memes podem parecer bons: todo mundo usa, os jovens da igreja usam, trabalho ou estudo num ambiente de descrentes, não tenho a intenção de zombar de Deus, é só uma brincadeirinha, Deus não vai se importar com algo pequeno assim, apesar de ser uma figura que representa (ou faz referência a) Jesus ela não esta zombando de Jesus, "é uma piada com Jesus, não de Jesus"...

Além do fato desses argumentos serem os mesmos usados para amaciar qualquer outro pecado (mesmo argumento dos que defendem a pornografia, palavrão, mentirinhas...), o problema para os que realmente acreditam na Bíblia, é o que fazer com estas passagens:

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (Êxodo 20:7) 

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)

"O filho honra seu pai, e o servo respeita seu senhor. Se eu sou seu pai e seu senhor, onde estão a honra e o respeito que mereço? Vocês desprezam meu nome! “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira desprezamos teu nome?’" (Malaquias 1:6) 

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" (Salmos 1:1)

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Provérbios 9:10)

“pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes...” (2 Timóteo 3:2)

"sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." (Hebreus 12:28,29)

"E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem" (Lucas 1:50)

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10:31) 

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (Eclesiastes 12:13) 

As interpretações de um ou outro verso pode variar entre si, mas não resta dúvida que elas nos trazem uma mensagem única: Não se deve brincar com Deus. Deus deve ser tratado com o mais absoluto respeito, a mais profunda e absoluta reverência. Não podemos abusar da graça, e nem considerar a misericórdia e bondade do Senhor como um sinal verde para pecarmos contra a importância e a honra de Deus. Se alguém poderia dizer "Você sabe com quem você esta falando?", esse alguém seria Deus.

Todas as vezes que retiramos o que é santo e sagrado do seu contexto, corremos o sério risco de esvaziar seu sentido. No fim das contas Deus continuará sendo Deus, mas além de nos prejudicar, podemos prejudicar muitos e fazer tropeçar muitos incautos. Esse, aliás, é um grande desserviço que estamos prestando ao Reino de Deus. Toda vez que um crente usa um(a) sticker/meme/piada de Jesus, ele esta dizendo implicitamente para o ímpio "Tudo bem zombar com o Deus Santíssimo".

“Por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre todos os povos!” e nos grupos de whatsapp (Romanos 2:24)

Antes que alguém me acuse de ser um reacionário, um quadrado, anti-modernista, um antiquado... fique sabido que sou um super usuário de stickers e memes. No meu celular eu tenho sticker de quase todo mundo da igreja. Memes? Há vários meus espalhados por ai. Mas não consigo, conhecendo a Bíblia, fazer uma brincadeira dessas com o Deus apresentado ali. Não alguém como eu.

Você certamente se lembra da historia de Uzá, né?
A Bíblia nos conta que a arca da aliança ficou um tempo na casa de Abinadabe (2 Samuel 6:3), onde seus filhos, Uzá e Aiô, devem muito bem ter se acostumado com a sua presença. Como diz um velho ditado, “familiaridade pode gerar desprezo”. Uzá, tendo ficado com a Arca em sua própria casa, pode, provavelmente, ter esquecido a santidade que ela representava.

"Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus." (2 Samuel 6:6,7)

Há momentos em que nós, também, deixamos de reconhecer a santidade de Deus, tornando-nos muito familiarizados com ela, e passando a ter uma atitude irreverente. A arca da Aliança era um símbolo que representava Jesus. Se Deus matou um homem, que estava querendo fazer algo aparentemente bom, por falta de reverência ao mero símbolo de Cristo, o que você acha que Deus fará com aquele que faz piada diretamente de Cristo?

"Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles. Então lhes falará com cólera, a sua severidade os espantará: Este é o rei da minha escolha, que foi coroado por mim [...] Sirvam o Senhor com temor reverente; alegrem-se, com tremor. Prestem homenagem ao seu filho, antes que a sua cólera se acenda e vocês morram. Porque eu vos aviso: a sua cólera não leva tempo a inflamar-se. No entanto, como são felizes todos os que confiam nele!" (Salmos 2:4-6,8-12)

Esta vendo? Não é que Deus não tenha senso de humor. Mas você passa sua vida zombando Dele, o problema vai ser o dia que Ele começar a zombar de você. Por isso, muito melhor seguir a escola filosófica dominante nos condomínios:
"Não aguenta brincar, não desce pro play".

sábado, 8 de outubro de 2016

REI CIRO: Como Isaías falou de um rei que viveu 200 anos depois?

Não sei se é pecado ter livros prediletos na Bíblia. Caso não seja (rsrs), considero Isaías um dos meus preferidos. Foi um dos livros que mais influenciaram a minha decisão de me tornar um cristão, especialmente por conta da riqueza de detalhes nas profecias acerca do messias judeu que morreria pagando pelos pecados de todos.

Até hoje sou encantado com as profecias bíblicas. Uma das muitas que "passaram batidas" na minha primeira leitura bíblica, foi o relato de Isaías sobre o rei Ciro (conhecido como Ciro, O Grande).

Sei que algumas pessoas não gostam muito de história e linguagem técnica. Então, vou tentar explicar de modo simples e fácil de entender. Vou deixar as referências no fim da publicação para quem quiser pesquisar um pouco mais. Mas indo direto ao ponto:

Isaías profetizou a respeito de um rei chamado Ciro 200 anos antes de Ciro nascer.
Em Isaías 44:28 e 45:1, o profeta cita especificamente o nome de Ciro, ligando-o à futura restauração de Israel e as fundações da reconstrução do templo (que na época de Isaias nem havia sido destruído). Entretanto, Isaías desempenhou o seu ministério entre 739 e 681 a.C., ao passo que Ciro veio a ser rei da Pérsia em 539 a.C. Há entre eles um período de 150 anos a 200 anos. Como Isaías pôde mencionar até mesmo o nome de Ciro, muito antes de sua existência? Confira:
"que diz acerca de Ciro: ‘Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: "Seja reconstruída", e do templo: "Sejam lançados os seus alicerces" ’." (Isaías 44:28) 
Deixe-me contextualizá-los na história:

- Israel (mais precisamente o antigo Reino de Judá) foi invadido pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor II. Segundo a Bíblia, isso aconteceu porque Israel abandonou a Deus, e Deus usou a Babilônia como um instrumento para corrigir e trazer Israel ao arrependimento.

- O profeta Jeremias havia predito que o povo de Deus ficaria exilado na Babilônia por 70 anos. (Jeremias 25:11, 12; 29:10).

 - Nesse período do exílio babilônico existiram vários profetas, dentre eles temos Daniel, que profetizou e disse no livro de Daniel 9, e que depois do retorno, o Templo e a cidade seriam reconstruídos. E do momento em que sair o decreto para reconstruir o Templo até o messias haveriam 432 anos (sessenta e duas semanas de anos), depois o Messias seria morto, e o templo novamente destruído. E foi exatamente o que aconteceu. Pretendo fazer um post sobre as semanas de Daniel, outro tema muito impressionante na Bíblia.
Túmulo que muitos acreditam ser o de Ciro, em Pasárgada.

O que sabemos além da Bíblia?

Historiador Flávio Josefo
O historiador judaico Flávio Josefo, do primeiro século, registrou em sua obra "Antiguidades" que Ciro leu o que estava predito acerca dele no livro do profeta Isaías e que fora escrito cerca de 200 anos antes que ele tivesse nascido, que Deus o havia constituído soberano sobre muitas nações, e a partir disso se sentiu inspirado a fazer o povo de Deus voltar a Jerusalém para reconstruir o Templo. Ciro ficou tão perplexo com essa profecia, por que não apenas falava dele, mas lhe conferia o nome pelo qual era chamado, que mandou reunir na Babilônia os principais dos judeus e anunciou que lhes permitia voltar ao seu país e reconstruir a cidade de Jerusalém e o Templo.
Ele escreveu:
“No primeiro ano do reinado de Ciro — este era o setuagésimo ano desde o tempo em que nosso povo, fadado para emigrar de sua própria terra para Babilônia — Deus se compadeceu do estado cativo e do infortúnio daqueles homens infelizes, e, conforme Ele lhes havia predito, por meio do profeta Jeremias, antes da demolição da cidade, que, depois de terem servido a Nabucodonosor e seus descendentes, e terem suportado esta servidão por setenta anos, Ele os restabeleceria novamente na terra de seus pais e eles deveriam construir o templo e usufruir sua antiga prosperidade, assim Ele lhes concedeu. Pois, estimulou o espírito de Ciro e o fez escrever através de toda a Ásia: ‘Assim diz o Rei Ciro. Visto que o Deus Altíssimo me designou rei do mundo habitável, fiquei persuadido de que Ele é o deus adorado pela nação israelita, pois, Ele predisse meu nome por meio dos profetas, e que eu deveria construir Seu templo em Jerusalém, na terra da Judéia.’ 
“Estas coisas Ciro sabia da leitura do livro da profecia que Isaías deixou duzentos e dez anos antes. Pois, este profeta dissera que Deus lhe falou em segredo: ‘É minha vontade que Ciro, a quem terei nomeado rei de muitas grandes nações, envie meu povo para a sua própria terra e construa meu templo.’ Isaías profetizou estas coisas cento e quarenta anos antes de o templo ser demolido. E assim, quando Ciro as leu, admirou-se do poder divino e foi tomado pelo forte desejo e pela ambição de fazer o que havia sido escrito; e, convocando os mais distintos dos Judeus, em Babilônia, disse-lhes que lhes dava licença para viajarem para a sua terra nativa e reconstruírem tanto a cidade de Jerusalém, como o templo de Deus, pois Deus, disse ele, seria aliado deles, e ele mesmo escreveria aos seus próprios governadores e sátrapas, na vizinhança do país deles, para lhes darem contribuições de ouro e de prata para a construção do templo, e, além disso, animais para os sacrifícios." 
Ctesias de Cnido
Pouco se sabe sobre seus primeiros anos haja vista existirem poucas fontes conhecidas com detalhes desse período de sua vida. Mas de acordo com uma versão Ctesias de Cnido (século V a.C.), que foi transmitida com muitos detalhes adicionados por Nicolau de Damasco (século I a.C.), chamava sua mãe de Argoste, e dizia que quando ela ficou grávida de Ciro, que ela viu em um sonho que seu filho seria o senhor da Ásia.

Heródoto
O geógrafo e historiador grego Heródoto também narrou sobre a vida de Ciro, O Grande.
Segundo conta Heródoto, o rei medo Astíages, seu avô, teve um sonho em que uma videira crescia das costas de sua filha Mandane, mãe de Ciro, lançando gavinhas que envolviam toda a Ásia.
Os magos da corte teria advertido que a tal videira era seu neto e que ele tomaria o lugar do velho reino da Média no mundo. Então o rei medo mandou seu mordomo Harpago que o matasse nas montanhas. O mordomo se comoveu com a beleza da criança e o entregou um pastor de origem real, porém bandido, Mitrídates, da tribo dos mardianos. Harpago ordenou a Mitrídates que levasse o bebê para as montanhas e lá o deixasse morrer. Felizmente, o pastor e sua esposa (a quem Heródoto chama Cyno, em grego, e Spaca-o em meda) tiveram piedade e adotaram a criança como sua em lugar de seu filho que morrera. Ciro cresceu, tornou­-se um valente guerreiro e, conforme o tal sonho profético, venceu o avô em batalha, tomando-o como prisioneiro.


Crônica de Nabonido
Ciro foi casado com Cassandane, princesa da Pérsia, filha de Farnaspes e irmã de Otanes. Há um relato na Crônica de Nabonido, rei da Babilônia, que quando "a esposa do rei morreu”, houve luto oficial na Babilônia em 538 a.C, o estudioso M. Boyce sugeriu que ela foi enterrada na torre chamada Zendān-e Solayman na Pasárgada.
A Crônica de Nabonido registra os eventos durante o reinado do último rei da Babilónia (Nabonido) antes do rei Ciro, o Grande, do Império Aquemênida, conquistá-lo em outubro 539 a.C.. As crônicas encontradas estão danificas, com muitos espaços em branco ou lacunas em todo o registro, que, ainda assim, descreve como Ciro começou a vencer várias campanhas militares contra a Assíria e o sudeste da Anatólia. Seleciono esse trecho do documento:
“ [Décimo sétimo ano:] . . . No mês de tasritu, quando Ciro atacou o exército de Acade, em Ópis, no Tigre, os habitantes de Acade se revoltaram, mas ele (Nabonido) massacrou os habitantes confusos. No 14° dia, Sipar foi capturada sem batalha. Nabonido fugiu. No 16° dia, Gobrias (Ugbaru), governador de Gutium, e o exército de Ciro entraram em Babilônia sem batalha. Depois, Nabonido foi preso em Babilônia ao voltar (para lá). . . . No mês de arasamnu, no 3° dia, Ciro entrou em Babilônia, raminhos verdes foram espalhados diante dele — impôs-se à cidade o estado de "Paz" (sulmu).[1]
Esse trecho tem um significado muito importante, aqui vemos outra profecia da Bíblia sendo cumprida e evidenciada por registros históricos independentes. 

O exército babilônico deixaria de lutar — Jeremias 51:30; Isaías 13:1, 7
Xenofonte (discípulo de Sócrates) e a noite da invasão
Xenofonte, o herói caviloso
O relato de Xenofonte descreve que Ciro achava praticamente impossível atacar as enormes muralhas de Babilônia, e daí passa a relatar que ele sitiou a cidade, desviou as águas do Eufrates para valas, e, enquanto a cidade estava em festa, mandou suas forças leito do rio acima, passando pelas muralhas da cidade. As tropas sob o comando de Gobrias e Gadatas apanharam os guardas desprevenidos e conseguiram entrar pelos próprios portões do palácio. Em uma só noite, “a cidade foi tomada e o rei foi morto”, e os soldados babilônios que ocupavam as diversas cidadelas renderam-se na manhã seguinte. — Cyropaedia (Ciropedia), VII, v, 33

O relato de Xenofonte reafirma e talvez explique em mais detalhes outras duas profecias da Bíblia, de acordo com a profecia:
O rio Eufrates secaria, abrindo caminho para o exército de Ciro. Isaías 44:27.
Os portões da cidade seriam deixados abertos. — Isaías 45:1.
Heródoto também menciona a invasão da Babilônia. Segundo Heródoto (I, 191, 192), Ciro desviou o rio para um lago artificial criado em época anterior pela Rainha Nitócris.
“Ciro desviou o rio por meio dum canal para o lago, o qual até então era um brejo, fez o rio baixar até que seu anterior leito pudesse ser vadeado. Quando isto se deu, os persas, postados com este objetivo, entraram em Babilônia pelo leito do Eufrates, tendo a água baixado até cerca do meio da coxa de um homem."

Ele ainda diz que eles foram pegos de surpresa:
"os persas os pegaram desprevenidos [...] durante todo este tempo eles dançavam e se divertiam numa festa . . . até se darem bem conta da verdade."
Esse relato confirma o relato da profecia de Daniel:
"MENE: Contou Deus o teu reino,
e o acabou. TEQUEL: Pesado foste
na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino,
e dado aos medos e aos persas."
(Daniel 5:26-28
De acordo com o relato bíblico, na noite em que Ciro atacou Babilônia de surpresa, o Rei Belsazar estava dando um banquete para “mil dos seus grandes” quando uma mão apareceu do nada. Ali, diante de todos, a mão escreveu “MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM” no reboco da parede do palácio. *
"Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles [...] Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas. Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra." (Daniel 5:1-4)
O profeta Daniel interpretou o enigma para Belsazar, que estava aterrorizado. Daniel recusa os presentes oferecidos pelo rei, mostrando que não estava fazendo aquilo por dinheiro. E então na frente de todos os convidados, Daniel dá a interpretação daquelas palavras ao rei, dizendo que seu reino estava ‘acabado’, que ele havia sido “pesado na balança e achado deficiente” e que Babilônia havia sido dada “aos medos e aos persas”. (Daniel 5:26-28). Cada palavra se cumpriu. Por causa desse evento em alguns idiomas, é comum a utilização da expressão “está escrito na parede” para falar que algo ruim está para acontecer. Naquela mesma noite Belsazar foi morto.
Neste momento, a profecia da Estátua do sonho de Nabucodonosor também começa a se cumprir (Daniel 2).



Cilindro de Ciro
O Cilindro de Ciro é um cilindro de argila, no qual está escrita uma declaração em nome do rei Ciro, o Grande. O Cilindro data do século VI a.C. (539 a.C.), e foi descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Iraque) em 1879. O material esta em posse do Museu Britânico (British Museum).

Parte do material traduzido do “Cilindro de Ciro” diz o seguinte:
“Eu devolvi para esses santuários que se encontram do outro lado do rio Tigre e que se encontram em ruínas por um longo período de tempo as imagens que costumavam habitar os mesmos e os estabeleci como santuários permanentes. Eu também juntei todos seus habitantes e os fiz retornar para suas habitações”.
O que confirma o relato bíblico.


Mas e a preguiça?

Os judeus estavam bem instalados e confortáveis em Babilônia, por isso a maioria não obedeceu a ordem do rei para que voltassem para Jerusalém. Mas para aqueles judeus que mantiveram o sentimento e o desejo de retornar para seu verdadeiro lar, e ver o templo de Deus reconstruído, para estes o Rei Ciro foi um libertador.


Um impio sendo instrumento nas mãos de Deus
Declaração de Direitos
Humanos de Ciro
Uma das grandes lições da história de Ciro, foi que apesar dele não se converter verdadeiramente a Deus, nem isso impediu de Deus usá-lo enquanto rei para promover justiça e liberdade no antigo império babilônico antes dominado por tirania e opressão. Deus usa quem ele quer usar.
"Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças." (Isaías 45:3-5)
Ciro foi um rei extraordinário, sendo um dos primeiros lideres do mundo antigo a estabelecer leis de direitos humanos, decretar o fim da escravidão e declarar a liberdade religiosa e respeito cultural.
Inscrição de Xerxes em Gandj Nameh:
"Eu sou Xerxes, o grande rei [...]
filho do rei Dario, um aquemênida"

Ciro II e a Rainha Ester
Apesar da Bíblia não mencionar, historicamente entende-se que Assuero (ou Xerxes I) casado com a judia Ester, era filho de Dario I, filho de Histaspes, e neto de Ciro, O Grande. A rainha Ester viveu no período anterior ao segundo retorno dos judeus à Jerusalém, liderados pelo profeta Neemias.

O que dizem os críticos de tudo isso?
Autores ateus geralmente tentam driblar essas questões alegando que Isaías teria dois autores, uma vez que existe uma perceptível ruptura no discurso do profeta a partir do capitulo 39. Realmente existe essa diferença, mas quem disse que não foi proposital?
Particularmente não entendo como 2 pessoas, primeiro porque não existe qualquer evidência da existência de dois ou mais autores fora da especulação, e segundo porque essa ruptura faz sentido no contexto do livro e dos livros. Isaías é um resumo da Bíblia, teólogos frequentemente o chamam de "o quinto evangelho", devido às claras profecias a respeito de Jesus. Quando Stephen Langton, professor da Universidade de Paris, dividiu a Bíblia em capítulos, ele dividiu o o livro de Isaías em
Manuscrito de Isaías
no Museu de Israel
66 capítulos (Dica: A Bíblia tem 66 livros). Sendo que os 39 primeiros capítulos são de modo geral falando de castigo e do juízo de Deus, e nos próximos 27 capítulos, o profeta Isaías traz uma
mensagem de conforto e esperança na misericórdia de Deus (inclusive apresentado o Messias, a razão dessa esperança). A Bíblia também é geralmente dividida em duas partes: Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros), sendo a primeira parte também apresentando a Justiça de Deus, e na segunda parte Sua Graça e misericórdia em Jesus. Mas quero deixar claro que isso é uma
percepção pessoal à luz de um contexto maior, mas não vejo nenhum problema (nem mesmo para um cristão) em acreditar que houveram dois "profetas Isaías", existem inclusive bons autores cristãos que defendem desta forma.

De qualquer modo, os manuscritos descobertos recentemente apontam um único livro, e não dois livros. Estou me referindo aos manuscritos do Mar Morto, mas especificamente ao Grande Rolo de Isaías (a copia completa do livro de Isaías mais antiga que temos atualmente). Um grande pergaminho, contendo todos os 66 capítulos do livro de Isaías. De acordo com testes de Carbono 14
a data do texto de Isaías nos Rolos do Mar Morto é de 408 a 318 a.C [7]. Isso não é anterior a Ciro, portanto não prova muita coisa. Contudo é muito anterior a Jesus. Ainda que as profecias a respeito de Ciro não sejam plenamente comprovadas, podemos ter certeza a respeito das profecias a respeito de Jesus. Por muito tempo se desconfiou que Isaías 53, por exemplo, tivesse sido escrito por cristãos que de alguma forma teriam conseguido inclui-lo na Bíblia Judaica também. Hoje, podemos garantir que Jesus foi profetizado entre 408 a 318 anos antes do seu nascimento, e Isaías havia predito que:

Israel teria um coração endurecido contra o Messias [Isaías 6:9-10a].
O Messias seria descendente de Davi [Isaías 7:13-14,].
O Messias nasceria de uma virgem [Isaías 7:14a].O Messias seria Deus [Isaías 40:3c , Isaías 7:14c].
Quem mais poderia ser o Messias?
O Messias seria uma "pedra de tropeço" para Israel [Isaías 8:14].
O Messias ministraria na Galiléia [Isaías 9:1-2a].
O Messias seria o Filho de Deus [Isaías 9:6b].
O Messias seria homem e Deus [Isaías 9:6d].
O Messias cresceria em Nazaré [Isaías 11:1c, Isaías 53:2a].
O Messias viria para todos os povos [Isaías 11:10b, Isaías 9:1-2b, Isaías 65:1]].
O Messias derrotaria a morte [Isaías 25:8].O precursor do Messias viveria no deserto [Isaías 40:3a].
O Messias seria a nova aliança [Isaías 42:6c].
O Messias seria oriundo da eternidade [Isaías 48:16a].
O Messias seria enviado por Deus [Isaías 48:16b].
As palavras do Messias seriam como uma espada aguda [Isaías 49:2a].
O Messias seria responsável pelo juízo da humanidade [Isaías 49:2c].
O Messias seria desprezado [Isaías 49:7].
As costas do Messias seria açoitada [Isaías 50:6a, Isaías 53:5c].
O Messias seria grandemente exaltado [Isaías 52:13b].
A face do Messias seria desfigurada por meio de batidas violentas e cuspida [Isaías 50:6b , Isaías 52:14].
O sangue do Messias seria derramado para fazer expiação por todos os pecados [Isaías 52:15].
O Messias carregaria e suportaria sobre si os pecados do mundo [Isaías 53:4b].
O sacrifício do Messias proveria paz entre Deus e o homem [Isaías 53:5b].
O Messias seria preso, atormentado, julgado e morto [Isaías 53:8b].
O Messias seria sepultado no túmulo de um rico [Isaías 53:9a].
Era a vontade de Deus que o Messias morresse por toda a humanidade [Isaías 53:10a].
O Messias seria uma oferta pelo pecado [Isaías 53:10b].
O Messias ressuscitaria e viveria para sempre [Isaías 53:10c, Isaías 55:3].
O Messias justificaria o homem perante Deus [Isaías 53:11c].
O Messias entregaria a sua vida para salvar a humanidade [Isaías 53:12b, Isaías 63:5, Isaías 59:15-16].
O Messias seria colocado junto de criminosos [Isaías 53:12c].
O Messias seria o intercessor entre Deus e os homens [Isaías 59:15-16b , Isaías 53:12].
O Messias pregaria as boas novas [Isaías 61:1-2].




Ainda que Jesus tivesse sido um charlatão tentando se passar pelo Messias, ele não teria controle sobre a ação das demais pessoas. Ele não teria como forjar o nascimento de uma virgem, nem sua morte na cruz, nem escolher ser morto ao lado de ladrões, nem as 500 pessoas dizendo ter visto ele ressuscitado... nem poderia cumprir várias das profecias a respeito dele. Por isso, quando leio Isaías e os profetas, não consigo achar cabível no texto qualquer outra interpretação ou qualquer outro nome:


"Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca." (Isaías 53:5-7)
Por fim, os teólogos concordam que Ciro, era uma representação terrena de Cristo, uma sombra, um anúncio do verdadeiro libertador. Em toda a narrativa da Bíblia, a macro-história de Jesus é sempre contada e recontada nas micro-histórias. Neste caso, assim como Ciro libertou o povo judeu da escrivadão do tirano império babilônico, e os enviou para Jerusalém, de modo semelhante Jesus nos libertou do império das trevas nos dando acesso para o Reino de Deus (Colossenses 1:9). Assim como Ciro decretou o fim da escravidão no seu império, para os que estão debaixo do reinado de Cristo já não há a escravidão do pecado (João 8:36). Assim como Ciro derrotou triunfantemente o governo inimigo do povo de Deus, Jesus também "tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz." (Colossenses 2:15).

1 Coríntios 10.6:
“...e estas foram-nos feitas em figura”
Que a maior história de amor e perdão, possa ser recontada em nossas vidas também.


Abraços.

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia


Referências: 
[1] Herodotus, The Histories, Book I, 440 BC. Traduzido por George Rawlinson. Disponível no link: http://classics.mit.edu/Herodotus/history.mb.txt
[2] Antiquities of the Jews, Livro XI, Cap. 1, parágrafos 1, 2, segundo a tradução inglesa de Ralph Marcus; veja também História dos Hebreus, “Antiguidades Judaicas”, Livro 11, capítulo 1, parágrafo 436, na tradução de Vicente Pedroso.
[3] Ctésias de Cnido, Pérsica, texto em epítome por Fócio, Biblioteca de Fócio, 1. Disponível no link: http://www.livius.org/ct-cz/ctesias/photius_persica.html
[4] Ancient Near Eastern Texts, p. 306. (it -3 p. 52 Nabonido - Babilônia)
[5] http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=327188&partId=1
[6] George Cawkwell, Introduction to Xenophon: The Persian Expedition (Harmondsworth, 1972).
[7] Doudna, Greg, “Dating the Scrolls on the Basis of Radiocarbon Analysis”, em The Dead Sea Scrolls after Fifty Years, editado por Flint Peter W., e VanderKam, James C., Vol.1 (Leiden: Brill, 1998) 430-471.
[8] Para quem sabe hebraico: http://aleppocodex.org/

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

sábado, 24 de setembro de 2016

NASA volta atrás e diz que não achou água em Marte

Desde que a Nasa começou a enviar sondas para Marte a fim de analisar nosso vizinho vermelho, muitos rumores e especulações sobre as descobertas feitas começaram a surgir. Ainda que não tenhamos visto ninguém garantindo que a Discovery tropeçou em um alienígena, a própria agência levantou a teoria de que o planeta possuía marcações que serviam de indício de uma movimentação sazonal de água em sua superfície. Porém, eis que o próprio órgão veio a público dizer que as coisas não são bem assim. Como toda teoria, a hipótese inicial da agência espacial foi analisada e acabou caindo por terra. Novas análises com base em dados reunidos pela sonda especial Mars Odyssey mostraram que as tais linhas que tanto intrigaram cientistas e que os fizeram acreditar que se tratava de um rastro de água não é nada disso. A ideia acabou sendo derrubada quando o sistema de imagens da sonda revelou que as partes onde as linhas se encontravam tinham a mesma temperatura do restante do planeta, o que não deveria acontecer caso o líquido estivesse presente por ali. Isso quer dizer que Marte é um planeta seco por completo? Não necessariamente, já que a análise levanta a suposição de que essas manchas negras na superfície de Marte podem conter água, ainda que em uma quantidade mínima. O objetivo é imaginar o quanto.

A primeira estimativa é de que ela não tenha mais do que três gramas de água por quilograma de solo, ou seja, o equivalente ao mais seco dos desertos da Terra. Pessimista, é verdade, mas não exclui a existência do líquido. Nova hipótese é que manchas na superfície de Marte sejam sais hidratados pela água no vapor da atmosfera. Tanto que alguns cientistas ainda seguem apostando na hipótese de que as marcas têm mesmo alguma relação com a água.

De acordo com Christopher Edwards, da Universidade do Norte do Arizona, as descobertas recentes são mais do que consistentes para mostrar a presença de sais hidratados em Marte. Segundo o pesquisador, você pode hidratar um sal mesmo sem ter uma quantidade de água capaz de preencher o espaço entre as partículas. Em outras palavras, você pode não ver, mas ela está lá. Isso porque, segundo Edwards, os sais podem ser hidratados pela água vaporizada da atmosfera e não necessariamente por uma fonte subterrânea. Assim, ele diz que as marcações escuras no planeta podem não estar relacionadas a água em estado líquido ou sólido, como se cogitava inicialmente, mas isso não significa que devemos descartar a existência da substância como um todo.

Ele aponta uma nova teoria na qual sugere a presença de cascatas de materiais secos com diferentes propriedades termais que acabam resultando em uma avalanche que gera esses possíveis sais hidratados. Porém, como a gente já aprendeu, nada disso é uma conclusão definitiva, visto que a Nasa ainda luta para entender a geografia do nosso vizinho e quais os segredos que se escondem embaixo de tanta poeira.

Fonte: CanalTech

Itaú Unibanco está pronto para abrir conta 100% digital


São Paulo - O Itaú Unibanco está em fase pré-operacional da abertura de contas 100% digital, de acordo com Marco Bonomi, diretor geral de varejo da instituição.

O banco acaba de lançar um aplicativo que viabiliza a operação. "Estaremos operacionais em breve, bem em breve. Esses clientes já nascem 100% digital", disse o executivo, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, sem revelar datas, após palestrar em evento da Fenabrave.
A abertura de contas digitais do Itaú está sendo feita pelo aplicativo Abreconta, já disponível para IPhone. Em breve, o banco também deve lançar a ferramenta para celulares com sistema Android.

"O Itaú já iniciou os testes com um grupo de clientes para oferecer a possibilidade de abertura de conta corrente de forma 100% online. O banco já disponibilizou o programa em uma loja de aplicativos e em breve o serviço estará disponível", reforçou o banco, em nota ao Broadcast.

Com o lançamento do Abreconta, o Itaú é o primeiro grande banco a seguir a resolução do Banco Central nº 4.480. Publicada em abril último, a resolução permite que a abertura de conta corrente seja feita por meio eletrônico, utilizando instrumentos e canais remotos, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.

De acordo com Bonomi, operações junto a clientes digitais, captados nas agências bancárias, já respondem por 45% do resultado do varejo do Itaú. O segmento é o principal gerador de lucro do banco. De 60% a 65% do resultado do Itaú, conforme Bonomi, vêm do varejo.
Fonte: Revista Exame


NOTA: Future is Coming  :)

sábado, 23 de julho de 2016

Haddad proíbe Fiesp de expor bandeira do Brasil porque suja a cidade

Quem poderia imaginar que a bandeira do Brasil seria proibida no Brasil?
Segue abaixo uma matéria publicada no site da Revista IstoE:

Integrantes da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CCPU), ligada à Prefeitura de São Paulo, vetaram a exposição da imagem da bandeira do Brasil na fachada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, região central da cidade.

A proibição visa a impedir o uso político ou mesmo eleitoral do símbolo pela instituição, declaradamente favorável ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). A Fiesp considera que a medida representa um tipo de censura e vai recorrer.

Determinado pelo placar de oito votos a três, o veto inclui datas comemorativas, como 7 de Setembro ou 15 de Novembro – feriados que remetem ao sentimento nacionalista. Também nesses casos será preciso pedir autorização ao órgão, que analisa ações que podem ferir as regras da Lei Cidade Limpa.

Do mesmo modo, a CPPU determinou que o painel digital do prédio permaneça desligado no intervalo das mostras artísticas, essas, sim, aprovadas pela comissão.

O engenheiro Lao Napolitano, representante da Associação A Cidade Precisa de Você, diz que os conselheiros tiveram a intenção de evitar conflitos políticos, às vésperas de uma eleição na cidade. “E não é só isso. Optamos também pelo descanso visual. Imagens muito intensas às vezes nos impedem de enxergar a Paulista”, afirma.

Para a arquiteta Letícia de Paula Diez Rey, representante do Instituto Mobilidade Verde, a decisão sobre o processo da Fiesp, assim como os demais casos, apenas seguiu as regras. “A legislação impede a exposição de marcas e produtos, assim como correntes ideológicas. A bandeira do Brasil não é problema, mas, sim, como ela se insere na paisagem urbana”, diz.

Censura

Em nota, a Fiesp informou que considera absurda a censura imposta pela CPPU ao maior símbolo nacional, que é a bandeira. “O Sesi-SP buscará, por todos os meios, fazer valer seu direito de liberdade de expressão e nesse momento estuda as medidas jurídicas adequadas para que possa expor a bandeira brasileira na galeria digital instalada na fachada do prédio”, diz a nota.

Segundo a entidade, “não faz sentido impedir um espaço público e democrático de exibir uma das imagens que mais trazem orgulho aos brasileiros”.

A polêmica em torno das imagens exibidas na fachada do prédio da Paulista teve início em abril, quando o mesmo órgão municipal proibiu a instituição de exibir frases de cunho político-partidário, como “Fora, Dilma”, “Impeachment Já”, e “Não vou pagar o pato” – todas em referência ao governo do PT.

Na época, a comissão considerou que tais mensagens feriam a Lei Cidade Limpa e o prefeito Fernando Haddad (PT) confirmou que a Fiesp poderia ser multada se insistisse em veicular as frases em seu painel.

Nesta quarta-feira, 13, também em nota, a gestão Haddad afirmou que a nova decisão segue as normas definidas pela legislação em vigor. A Prefeitura ressaltou ainda que a CPPU é formada por representantes não apenas do poder público, mas também da sociedade civil.

Multa

Em caso de descumprimento, a entidade será multada em

R$ 10 mil. Ainda poderá ser cobrado um acréscimo, fixado em R$ 1 mil, para cada metro quadrado excedente do tamanho permitido de exposição.

NOTA: Desde o inicio do mandato, Haddad tem usado a máquina pública como instrumento partidário. E foi esse mesmo prefeito que proibiu a realização de eventos de direita na cidade, como por exemplo o show que seria organizado pelo Movimento Brasil Livre. O que esperar de alguém cuja tese de mestrado de economia foi sobre “O caráter sócio-econômico do sistema soviético” (Esse sistema soviético matou mais pessoas que o nazismo)? Não é de estranhar que ele afundou a economia da cidade e teve que pedir dinheiro da União, aumentou os gastos, aumentou os impostos, piorou a mobilidade da cidade... E agora vemos essa ideologia instalada no Brasil. Uma ideologia que luta contra os símbolos nacionais visando substitui-los pelo vermelho da revolução socialista. Não se trata de esquerda contra direita, se trata da ideologia comunista contra a liberdade dos brasileiros.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

A última chance em 24 anos de ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno a olho nu

Nós já vimos no início deste ano, e veremos agora novamente: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno ficarão alinhados por alguns dias antes de cada um deles tomar o seu caminho no céu.

A partir desta semana, e durante mais algumas, os cinco planetas poderão vistos a olho nu durante o pôr do sol - no fim de janeiro e início de fevereiro, eles podiam ser avistados apenas ao amanhecer. Isso só será possível, segundo David Dickinson, do site de astronomia Universe Today, porque antes tínhamos todos os planetas à nossa frente. "Agora, os vemos do nosso 'espelho retrovisor' porque Marte, Júpiter e Saturno estão na frente, enquanto Mercúrio e Vênus estão correndo para recuperar o atraso", escreveu Dickinson. Se você estiver em um espaço aberto sem nuvens, a partir desta quarta-feira poderá ver os cinco planetas vizinhos ao sudoeste da Terra.


Brilho e cor
Para identificar os planetas, preste atenção nas sutis diferenças que você verá no céu. Venus é o mais brilhante de todos, e Júpiter é o próximo na luminosidade. Ambos ainda são visíveis quando o sol está prestes a se esconder.
Marte, por sua vez, é avermelhado e Saturno, amarelado. Ambos brilham com intensidade semelhante.
Encontrar Mercúrio é sempre o maior desafio porque é o menor planeta e pode se esconder facilmente.

O truque do polegar
O astrônomo Jason Kendall, professor adjunto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, publicou em seu canal do YouTube um exercício prático para saber se o que você está vendo é um planeta ou uma estrela.
"Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta ou estrela que você vê no céu. Se a luz se atenuar quando o polegar passar sobre ele, é um planeta. Mas se ela piscar rapidamente é uma estrela", disse.
O truque funciona melhor com Júpiter e Vênus, afirma o astrônomo, porque eles são mais brilhantes.
De qualquer forma, o que precisa ficar claro caso você decida "ir à caça" é que esses planetas são corpos celestes mais brilhantes vistos daqui da Terra - depois do Sol e da Lua, é claro.
Os cinco planetas não voltarão a se alinhar até 8 de setembro de 2040, quando estarão a 9,3 graus no céu.

Via G1

sábado, 16 de julho de 2016

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Penas de pássaros que viveram com dinossauros eram iguais as das aves atuais

Asas de pássaros que viveram há 99 milhões de anos foram encontradas fossilizadas em bom estado e revelaram que as aves já tinham, antes da extinção dos dinossauros, uma plumagem como a das aves modernas. Elas foram encontradas em Mianmar e o estudo foi publicado na revista Nature Communications. “É raríssimo encontrar aves em âmbar, normalmente se encontram apenas insetos ou pequenos lagartos”, diz Juan Carlos Cisneros, paleontólogo e professor da Universidade Federal do Piauí. Para quem se lembra do primeiro filme Jurassic Park, foi graças a um mosquito encontrado em âmbar que os dinossauros foram trazidos de volta à vida. Por enquanto, ainda nenhuma ave pré-histórica foi clonada, mas, graças à preservação da resina de âmbar, a pesquisa pôde detalhar a estrutura óssea, a plumagem e a pterilose (disposição das penas no corpo da ave). Havia vestígios até de tecidos moles dos animais, que permitem imaginar o desenvolvimento das asas em aves jovens naquele período.

O tamanho pequeno das asas e o desenvolvimento incompleto dos ossos sugere que as duas aves estudadas ainda não eram adultas. Mesmo assim, tinham penas parecidas com os pássaros adultos de hoje, porque, segundo os autores, os pássaros extintos já saíam do ovo com penas que eram funcionais, diferente do que vemos nas espécies atuais.

No entanto, há algumas diferenças importantes. “Tinham dentes e asas com garras e um arranjo de ossos diferente na parte do peito e tornozelos”, disse o paleontólogo canadense Ryan McKellar, do Museu Real de Saskatchewan, ao jornal El País. Fora isso, os pesquisadores afirmam que há 99 milhões de anos já havia surgido a maior parte dos tipos de asas dos pássaros modernos e que tinham até as mesmas cores.

“Saber a cor das penas é muito valioso na descoberta”, diz o paleontólogo salvadorenho radicado no Brasil. Ele conta que na região da Chapada do Araripe, entre Ceará e Pernambuco, há fósseis de aves do período Cretáceo, mas que são fósseis não mumificados, ou seja, são uma impressão deixada na rocha, sem tantos detalhes como os encontrados.

Lida Xing, da Universidade de Geociências da China, McKellar e seus colegas usaram técnicas de raio-X e tomografia computadorizada para estudar os fósseis. Comparando com outros, chegaram à conclusão que são restos de enantiornites, um grupo de aves que conviveram com os dinossauros e foram extintas junto com eles no final do Cretáceo, período que durou mais ou menos de 145,5 milhões a 65,5 milhões de anos atrás [segundo a cronologia evolucionista].

Segundo Cisneros, já é consenso (oi?) que as aves atuais são descendentes diretas dos dinossauros - muitos dos quais tinham penas. As aves encontradas no estudo eram pequenas e menores do que os dinossauros. Anteriormente, o conhecimento sobre as asas e penas dos pássaros do Cretáceo vinha de fósseis bidimensionais (compressões carbonizadas) e de penas individuais preservadas em âmbar. Portanto, a descoberta desses fósseis traz mais informações por serem tridimensionais.

Um grande depósito de âmbar (resina das árvores que se solidificou ao longo do tempo) de meados do período Cretáceo no nordeste de Mianmar é um dos mais prolíficos e mais bem estudados por causa dos fósseis preservados de artrópodes e plantas, mas o trabalho com plumagens só começou agora.

Via UOL


NOTA: Acho muito curioso que mesmo quando as descobertas caminham justamente no sentido oposto ao proposto pelo evolucionismo, existe um esforço até no jogo de palavras para disfarçar e tentar manter essa ideologia, uma vez que a mesma não se sustenta sozinha. O jornalista tenta disfarçar dizendo: “Tinham dentes e asas com garras e um arranjo de ossos diferente na parte do peito e tornozelos". Que legal hein, mas qual a novidade? Aves eram aves e dinossauros eram dinossauros.
O que não se ousou comentar foi: como as aves são descendentes diretas dos dinossauros e já eram evoluídas há 99 milhões de anos, na época dos dinossauros, e com a mesma complexidade que existem as de hoje? Onde esta a evolução?

Se houvesse sido identificado que as aves antigas eram diferentes das aves atuais os evolucionistas diriam "Vejam! Uma prova evidente do evolucionismo!", mas mesmo quando o oposto acontece eles dizem ser "Vejam! Uma prova evidente do evolucionismo!". Uma teoria que tenta explicar tudo, acaba não explicando nada.

Triste tempo o nosso, em que a busca pela verdade deu lugar as ideologias.

Pokémon Go faz ação da Nintendo subir 93% em 7 sessões


A ação do grupo japonês Nintendo subiu cerca de 10% nesta sexta-feira na bolsa de Tóquio, encorajada pelo jogo Pokémon Go, que a fez ganhar 93,2% em sete sessões.
O título aumentou no fechamento a 27.780 ienes (+9,80%), pouco mais de uma semana depois do lançamento do Pokémon Go em três países (Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia) e depois na Alemanha.

Fora destes países ocorreram milhares de downloads em todo o mundo graças a uma série de truques.
O aplicativo não foi desenvolvido pela companhia japonesa, mas pelo estúdio Nantics, associado à empresa Polémon Company, afiliada à Nintendo.
No entanto, os investidores estimam que a boa acolhida do Pokémon Go dará asas à casa criadora do SuperMario.
Via Revista Exame



NOTA: Um amigo da computação me apresentou esse jogo no intervalo da aula de  Eletromagnetismo na universidade. De cara já falei pra ele que esse jogo iria ser revolucionário, apesar dos gráficos e de algumas gafes. A grande sacada foi a interação com o mundo real, um "RPG da vida real". Possivelmente a Nintendo vai surfar por um bom tempo nessa onda que deu certo e fazer muito dinheiro, se agir rapidamente tanto no lançamento do jogo (como no Japão onde ainda não foi lançado) para garantir a base de usuários e se proteger da concorrência, quanto em trabalhar nas melhorias do jogo. Só posso dizer que foi uma sacada de Mestre, de Mestre Pokémon.

domingo, 3 de julho de 2016

Viva La Vida #Happy


Vídeo novo que eu publiquei hoje no youtube.
Espero que gostem.

"Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive." (Eclesiastes 3:12)

#BeHappy

Quando o Homeschooling vai chegar ao Brasil?

Por Solano Portela

A década de 1990 e a primeira década deste novo século foram caracterizadas por mega tendências (megatrends[2]), ou seja, grandes modificações no curso dos relacionamentos sociais e empresariais. Entretanto, na década 2010-2020 vemos aflorar micro tendências que podem igualmente causar grandes impactos futuros em diversas áreas da sociedade.  Mark J. Penn e Kinney Zolesne, em seu livroMicrotrends, chamam a nossa atenção exatamente para esse viés das “pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã”.[3]

O livro traz um capítulo inteiro dedicado ao segmento da educação, onde apresenta comentários e dados sobre uma minúscula tendência, nos Estados Unidos, que vem crescendo exponencialmente e já afeta significativamente o modus operandi de instituições de ensino tradicionais e a visão do campo educacional como um todo. Trata-se doHomeschooling, ou a educação escolar ministrada nos lares, onde as crianças recebem no aconchego de suas casas o preparo acadêmico, fora da estrutura formal supervisionada pelo estado. A primeira vista pode-se pensar que essa tendência teria apenas repercussão na educação básica (do maternal ao 3º ano do Ensino Médio), no entanto, os reflexos no Ensino Superior já não podem mais ser ignorados.

Como avaliar essa microtendência e seus impactos no Brasil? Não chegaremos a uma avaliação precisa se acharmos que o tema representa apenas uma peculiaridade ou idiossincrasia norte-americana. É verdade que lá encontramos bolsões significativos de ferrenha resistência às garras do estado voraz, e à sua avidez em não somente exigir impostos sobre impostos, mas também por pontificar em todas as esferas da atividade humana.[4] No entanto, a prática do homeschooling nos Estados Unidos vai muito além de ser mera característica exclusiva de comunidades contestadoras.

Muitos escolhem essa modalidade simplesmente por constatarem a falência do sistema público de educação; a deterioração da disciplina e segurança para suas crianças, nas escolas; e o preço proibitivo das melhores instituições de ensino particulares ou confessionais. Observem também os seguintes dados,[5] que evidenciam a importância dessa prática que começou timidamente na década de 1970, nos Estados Unidos, e que só passou a ser levada a sério a partir de 1999, quando o Ministério da Educação daquele país começou a levantar dados sobre a crescente onda:

  • Em 1999 já haviam 850 mil crianças sendo educadas nos lares. Em quatro anos esse número havia crescido 30%, para 1,1 milhão. Isso significa um acréscimo de 1,7% da população nessa idade escolar para 2,2%.
  • Existem hoje milhares de sites e eventos destinados a disseminar a prática. O mercado de livros, currículos, vídeos e outros materiais relacionados com ohomeschooling, movimenta quase um bilhão de dólares por ano.
  • Apesar das crianças educadas no lar representarem apenas pouco mais de 2% da população escolar compatível, elas se destacam surpreendentemente em competições educativas como, por exemplo, nos populares concursos de soletração, onde constituem 12% dos finalistas. Nos testes de admissão ao ensino superior (SAT), os alunos advindos de educação recebida no lar, tiram notas 15% superior às dos demais.
  • As universidades têm se adaptado à tendência. Em 2000 apenas 52% possuíam critérios formais de avaliação dos candidatos educados no lar. Atualmente, 83% já adotam critérios na expectativa de recebimento destes, e eles são bem-vindos pela expectativa de um excelente desempenho acadêmico.

Da mesma forma, não podemos apenas adotar uma visão simplista e dizer que no Brasil ohomeschooling é proibido e, portanto, não é assunto a ser discutido, pois não há perspectiva de impacto em nosso sistema educacional. Nos Estados Unidos, mesmo tendo começado na década de 1970, até 1981 ela era ilegal na maioria dos estados norte-americanos; agora ela é legalizada em todos eles. Semelhantemente, no Japão ohomeschooling é proibido, mas estima-se que 2 a 3 mil crianças estão sendo educadas dessa forma. Até na China, onde subsiste a proibição formal, a existência da “Shanghai Home-School Association”, deixa vislumbrar que a pratica existe, em extensão considerável. Atualmente, além de nos Estados Unidos, o homeschooling é legalizado na Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e no Canadá.

Presentemente o Brasil já contabiliza alguns poucos casos que têm resultado em processos e contestações judiciais. O Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, professor da PUC-MG, em seu ensaio, “Educação Escolar e Educação no Lar: espaços de uma polêmica”[6]apresenta alguns casos de homeschooling no Brasil, que receberam sentenças adversas do nosso judiciário.[7] Dr. Cury concorda com as sentenças e cita parecer do Conselho Nacional de Educação, que expressa a visão prevalecente nos círculos governamentais, de que a única forma de ensino é nas escolas:
Os filhos não são dos pais, como pensam os Autores [do Mandado de Segurança]. São pessoas com direitos e deveres, cujas personalidades se devem forjar desde a adolescência em meio a iguais, no convívio formador da cidadania. Aos pais cabem, sim, as obrigações de manter e educar os filhos consoante a Constituição e as Leis do país, asseguradoras do direito do menor à escola...
Mesmo os cristãos que não são a favor do homeschooling, não podem aceitar essa visão estatal de que "os filhos não são dos pais"!
No lado do homeschooling, alguns casos têm recebido atenção da mídia, como por exemplo:[8]


  • O caso da família Bueno (9 filhos), de Jardim, MS. Durante 13 anos praticaram a educação escolar no lar. Depois de denunciada à Promotoria Pública por familiares, e de julgamentos adversos, mudou-se para o Paraguai.
  • O caso do casal Nunes (3 filhos), de Timóteo, MG. O casal tirou as crianças da escola em 2006. Foram denunciados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público. Para provar que os filhos não estavam “abandonados intelectualmente”, como era alegado, eles foram inscritos no vestibular da Faculdade de Direito de Ipatinga, MG. Passaram em posição excelente, no 7º e 13º lugar, mesmo sem terem completado o ensino médio.
  • O Caso de Júlio Severo, figura controvertida por suas posições políticas e religiosas, que defende homeschooling desde 1991 e foi forçado a mudar-se do Brasil, supostamente por contestações da justiça às suas convicções.[9]
  • O caso da conhecida família Schürmann (3 filhos), que, em 1984 empreendeu uma viagem de 10 anos, navegando pelos mares do globo, aplicando ohomeschooling em seus filhos, durante todo esse tempo.

Em 1994 o deputado João Teixeira, do PL, apresentou o projeto lei 4657/1994 procurando regulamentar a educação escolar no lar. No entanto ele foi arquivado no ano seguinte. Em 2008, os deputados federais Henrique Afonso, ex- PT, e Miguel Martini, do PHS, apresentaram o projeto de lei 3518/2008, propondo, novamente, a regulamentação dohomeschooling no Brasil, do 1º ao 9º ano.

É possível, que mesmo com a visão monolítica de nossa legislação sobre a educação escolar no lar, talvez estejamos testemunhando mudanças e até a formação de jurisprudência que pode impactar o status quo da educacional tradicional.

Será que, com a globalização os casos de homeschooling não poderão se multiplicar no Brasil? Existirão outras decisões judiciais, ou novas leis, que venham legitimar e encorajar a prática? Em uma era de ênfase à Educação a Distância, como barrar iniciativas de “estudo independente” que apresente melhores desempenhos e avaliações do que a educação clássica tradicional?[10] Obviamente ninguém tem respostas precisas a essas indagações, mas ignorar essa microtendência educacional não nos parece o melhor caminho. Assim, nossas Instituições de Ensino Superior deveriam monitorar a tendência e iniciar estudos sobre os impactos (sociais, financeiros, estruturais, acadêmicos e organizacionais) resultantes de uma abertura do homeschooling no Brasil. Deveriam até considerar a possibilidade de que esta modalidade venha a adentrar o Ensino Superior. Possivelmente essa é uma rica linha de pesquisa que poderia estar presente em diversos programas de pós graduação, de forma bastante interdisciplinar, com teses e estudos objetivos e sem paixões ideológicas que substanciarão muitas decisões e definições.

É possível que pesquisas objetivas e sem radicalismos estatais, procurando aferir o lamentável estado do ensino básico, principalmente em sua esfera pública, que leva os pais a procurarem alternativas mais adequadas aos seus filhos, possam contribuir para o sistema educacional como um todo, preparando-nos melhor para o futuro.

_____________________
[1] O autor ocupou a Diretoria de Planejamento e Finanças do Mackenzie (Universidade e Colégios Presbiterianos) e é, atualmente, o Diretor Educacional da Instituição, da qual, de 2005 a 2008, foi também Superintendente de Educação Básica. É escritor, professor e conferencista.
[2] Como exemplo citamos as mega tendências apresentadas nos livros de John Naisbitt e Patrícia Aburdene: Megatrends (1982) e Megatrends 2000 (1990), todas elas confirmadas por uma aferição histórica do que motivou as grandes mudanças sociais e empresariais dessas décadas.
[3] Subtítulo do livro Microtrends (NY: Twelve Hatchette Book Group, 2007), 454 pp.
[4] Nossa convicção, sem endossar extremismos norte-americanos, é a de que o estado(independente de sua nacionalidade) realmente tem a tendência de extrapolar a sua esfera específica de atuação, que é: garantir a segurança pública e assegurar, a todos os cidadãos, oportunidades iguais de igualmente desenvolverem as suas desigualdades.
[5] Trazidos por Mark Penn, em seu livro.
[6] Texto completo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302006000300003&script=sci_arttext , acessado em 24.05.2010.
[7] Por exemplo, o Mandado de segurança n. 7.407 – DF (2001/0022843-7), impetrado por família interessada cuja segurança foi denegada pelo judiciário, confirmando parecer anterior do Conselho Nacional de Educação.
[8] Um bom relato desses está disponível em:http://ozielfalves.blogspot.com/2008/10/escola-em-casa-crianas-longe-dos-bancos.html , acessado em 24.05.2010
[9] Para mais informações sobre suas posições, vide este blog, mantido pelo Severo:http://escolaemcasa.blogspot.com/, acessado em 24.05.2010
[10] Em 02.05.2015 foi postado artigo com o título: “O Homeschooling é liberado no Brasil”, em http://www.portaltl.com/?p=563 (acessado em 05.02.2016), mas o título é um pouco exagerado e não existiam novidade em trâmites jurídicos relacionados com a prática, até aquela data.


FONTE: O Tempora, O Mores