terça-feira, 21 de abril de 2020

12:35 - 2 comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 6: O Noé de Noé


Em Gênesis 6, Deus promete julgar e destruir a terra, pois "O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal" (Gênesis 6:5).

A imagem do pecado se alastrou por toda a terra, e os homens se aperfeiçoaram no pecado. A depravação era interna, habitual e contínua. O homem, antes criado para refletir a imagem de Deus, agora  refletia exatamente o oposto por meio de atitudes, intenções, palavras e pensamentos. Não havia nada de bom neles. Suas inclinações e vontades eram cada vez mais distantes da vontade do Senhor. Deus foi esquecido e suas determinações desafiadas.
Deus teria que aplicar a sua justiça sobre eles. E o sentimento de tristeza que Deus experimenta em relação a isso é tão profundo que chega a ser comparado com um homem que se arrepende.
Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito". (Gênesis 6:7)
Deus não se arrepende (Números 23:19), mas aqui é usada uma figura de linguagem, para que entendêssemos o tamanho do desapontamento (que também não me parece um palavra ideal) que Deus sentiu. Aqui Deus esta tentando explicar em linguagem humana um sentimento que não é humano, é preciso uma abstração. Por isso, algumas traduções, entendem que seria melhor traduzir como "Porque estou bem triste de os ter feito", seria isso só que mais profundo. Literalmente, fala de suspirar devido à dor profunda. Deus experimentou tristeza que Lhe feriu o coração quando olhou para a condição deplorável dos homens.

O que um Deus justo faz com aqueles que não são justos? O que um juiz justo faz com um criminoso diante do seu tribunal? O que um policial muito bom faz com um homem ruim que viola as leis? Deixaria ele esse homem impune? Claro que não.
Então, o que um Deus bom faz com quem não é bom?

O Deus infinitamente Justo e Santo precisava condenar os pecadores. Ele poderia condenar a humanidade inteira, e ninguém jamais poderia acusá-lo de ser injusto por isso. Mas ele amou a humanidade, e isso explica a sua profunda dor e tristeza. 
"A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus." (Gênesis 6:8,9)
Que sorte do mundo que existia pelo menos um homem justo, não é? Não, não foi sorte.

Deus havia prometido um Salvador, e Ele sendo justo e verdadeiro, Ele não falha com sua palavra. Para manter a promessa viva, Ele aplica sua misericórdia e graça sobre um homem. Um homem que era justo em relação aos homens daquela época, mas não necessariamente justo em relação a Deus, segundo os critérios altíssimos de Deus. Noé era o mais justo, mas se foi necessário Noé encontrar misericórdia do Senhor, concluímos que Noé não era inteiramente perfeito, pois nesse caso a mera justiça seria suficiente. Mas misericórdia do Senhor encontrou e decidiu salvar Noé. 

Que diremos pois? Existiu injustiça da parte de Deus? De modo algum.
Deus seria justo inclusive se condenasse Noé juntamente com toda a humanidade, mas Ele decide aplicar misericórdia sobre esse homem mediante a um pagamento superior (que veremos adiante). Deus seria injusto se ele condenasse homens que mereciam ser salvos, mas como ninguém merecia ser salvo, ninguém pode o acusar de ser injusto. Ao punir o mundo, Ele apenas esta dando o que os homens merecem, nada além disso. Para uns Deus aplicou justiça, para outros Deus aplicou misericórdia, mas com ninguém Ele aplicou injustiça.

Percebemos então, que foi a Graça de Deus que providenciou esse homem justo sobre a terra. Noé era justo porque foi justificado/perdoado. 

Deus ordena Noé criar uma arca e colocar sua família lá com vários animais para salvar a criação, porque enviaria o Seu juízo em forma de um dilúvio sobre toda a Terra. Repare que a família de Noé foi poupada do juízo de Deus por causa da justiça de Noé, e não deles.

Noé representa e aponta para Cristo Jesus, que foi o único em toda a historia humana que foi justo e perfeito diante de Deus, e por causa da Sua justiça aqueles que foram adotados por Ele serão poupados do Juízo de Deus que será derramado sobre todos os homens.
Cristo é o Noé perfeito, o verdadeiro justo providenciado por Deus, escolhido da linhagem de Eva para salvar o mundo.
Cristo é o Noé perfeito pois não era apenas um justo, mas a própria definição de Justiça. 
Cristo é o Noé perfeito pois obedeceu a ordem do Senhor com perfeição, e construiu com suas mãos o meio para nossa salvação.
Cristo é o Noé perfeito, porque é o verdadeiro descanso para os que creem. (Noé do hebraico: נח, significa "descanso, alívio, conforto").
Cristo é o Noé perfeito porque enquanto a Bíblia diz que Noé tinha intimidade e andava com Deus, nos revela que Cristo sendo o unigênito de Deus, é aquele que tem perfeita intimidade com o Pai.
Cristo é o Noé perfeito porque no dilúvio para salvar um homem Deus condenou o mundo, mas no calvário Deus condena um homem para salvar o mundo.
Cristo é o Noé perfeito porque Deus só poderia perdoar e justificar Noé mediante um pagamento de resgate, e esse pagamento veio milhares de anos depois na cruz do calvário. Sem o sacrifício atemporal de Cristo (O cordeiro foi morto desde a fundação do mundo - Ap. 13.8), não haveria graça, e Noé teria sido juntamente condenado nas águas do diluvio. Cristo é o Noé de Noé.

Que o Espirito Santo te revele o Deus que amou pecadores que o odiaram e viviam em completa desobediência das suas leis. O Deus que sentiu profunda tristeza por eles e que por amor, sem abrir mão da Sua Justiça, providenciou o Salvador do mundo; que é Jesus Cristo.

2 comments:

Que Deus continue te capacitando, ótimo reflexão, nunca tinha enxergado assim...

Postar um comentário