sábado, 9 de julho de 2022

18:07 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 33: Eram 100 moedas

Jacó tinha tanto medo de Esaú que ele organiza estrategicamente sua família e todos os seus pertences em grupos, organizando-os por ordem de importância, deixando mais atrás aqueles que ele considerava mais importantes. Ficando ele próprio por último (Gn 32.22). Depois de ter um encontro com Deus, Jacó agora tem suas prioridades mudadas. Jacó quando vê Esaú se aproximando, se coloca na frente de todos. Um homem de verdade não usa sua família e os outros como escudo, mas deve protegê-la como Cristo protege a igreja e se entregou por ela. A mudança de comportamento de Jacó, nos mostra que ele saiu deste encontro com Deus realmente marcado, e muito mais parecido com Jesus.

Jacó se coloca humildemente diante de seu irmão, apresenta-se como um servo. Aquele homem que confiava na força do seu trabalho, agora reconhece ao seu irmão que sua prosperidade e filhos eram fruto de uma imerecida bondade de Deus (v.5).Jacó sabiamente ofereceu seus bens e posses como presentes para aplacar a ira de seu irmão. Jacó insiste para que Esaú aceite seu presente (v.11). Este no singular mesmo, pois o termo hebraico usado aqui é a mesma palavra que “benção”. Ou seja, Jacó estava “devolvendo” a bênção que havia roubado de Esaú. Jacó desistiu de sua bênção para que Esaú se reconciliasse com ele. Esta atitude inesperada demonstra o que o descendente perfeito de Jacó também faria milênios depois: Jesus abriu mão do seu direito de igualdade com Deus para reconciliar o mundo (2Co 5.16-21, Fp 1.6-8). Esaú aparentemente aceitou a oferta de Jacó como um pagamento pelo que o fizera. Esaú tinha seu interesse nos presentes que Deus poderia lhe dar, mas desprezava a herança pactual e o relacionamento com Deus (25.19-34; cf. Hb 12.16).

Na sequência, Jacó não aceita seguir com Esaú e decide ir para Siquém. Existe a possibilidade de Jacó ter enganado novamente Esaú, mas pelo contexto, parece mais provável que Esaú sabia que era uma forma polida de não contradizê-lo, e assim recusar a oferta de Esaú, sem provocar-lhe a ira. Jacó finalmente chega na terra prometida (Canaã), e compra um terreno dos filhos de Hamor pelo valor de cem moedas. No texto original podemos ler במאה קשיטה bemeah kesitah, uma moeda que tinha como nome “cordeiro”. E ele compra o direito de habitar na terra prometida com uma moeda carimbada com a figura de um cordeiro.


O meu desejo é que você, assim como Jacó, possa ter um encontro real com Jesus Cristo. Que o Espírito Santo te revele o descendente perfeito de Jacó, Aquele que pode aplacar a ira justa, de um Deus infinitamente Justo, contra os seus pecados. Que o Espírito Santo sopre, em sua mente e coração, o nome dAquele que foi na frente e apresentou-se a si mesmo como oferta pelo seu pecado. Mude sua vida, arrependa-se dos seus pecados, peça perdão para quem você ofendeu, para que o seu Pai celestial perdoe suas ofensas e como Jacó, agarre-se a Jesus com todas as suas forças (mesmo que ela seja pouca e insuficiente). Que esses símbolos que Deus deixou por toda a Bíblia, te ajudem a conhecer mais profundamente a história do Cordeiro que foi morto para comprar o seu direito de habitar eternamente na Terra Prometida.

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia

0 comments:

Postar um comentário