segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Projeto COBRUF - Competição Brasileira Universitária de Foguetes

Recentemente estive conversando com o Emersson Nascimento, que é Coordenador Geral do Projeto COBRUF. E que também é da UFABC. Eu prometi para ele que iria fazer um post falando sobre o projeto, que é um projeto que ambiciona se tornar a maior competição tecnológica universitária do mundo: a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf).


Atualmente na 2a Fase do projeto, eles estão promovendo uma cooperação nunca antes vista no país entre grupos técnicos universitários de instituições como ITA, UFABC, USP, UFRGS, UNB e várias outras.

É uma mobilização muito bonita, pois são vários estudantes das melhores universidades do país unidos em solidariedade acadêmica para nos ajudar a desenvolver o setor aeroespacial brasileiro e diminuir a distância entre nossas universidades.

O próprio Projeto COBRUF é uma iniciativa independente de estudantes de graduação.

A Cobruf será uma competição interdisciplinar com modalidades envolvendo áreas como eng. aeroespacial, ciência da computação, eng. de materiais, elaboração de trabalhos científicos e lançamento de foguetes avançados. Haverá também uma forte integração com escolas de Ensino Médio. Foi projetado especificamente para o contexto acadêmico e tecnológico brasileiro, ou seja, levando em conta o perfil e dificuldades comuns de nossos estudantes e setor universitário.

Haverá também várias metodologias de auxílio às Equipes Universitárias. Dentre esta sendo desenvolvido um Manual Técnico do Foguete-Padrão: um documento didático para ensinar, passo-a-passo, como construir com segurança um foguete básico que alcance 10 mil pés (3km) de altitude.

Logo, pretende-se ensinar de uma forma didática e acessível como construir com segurança foguetes avançados a todos os estudantes futuramente inscritos, inclusive àqueles de outras áreas não relacionadas com Engenharia Aeroespacial.

Este desenvolvimento está sendo realizado através de uma cooperação com praticamente todos os grupos de foguete modelismo universitário do Brasil.

A todos os envolvidos os meus parabéns,
é de boas iniciativas que precisamos para promover o conhecimento científico no nosso país.
 

Para quem se interessou, você pode acompanhar a criação do projeto na página
www.facebook.com/Cobruf

0 comments:

Postar um comentário