segunda-feira, 27 de julho de 2015

UFABC consegue excelentes colocações nos Rankings de 2015

Na edição 2015 do ranking internacional Scimago (http://www.scimagoir.com/), a UFABC se mantem, pelo terceiro ano consecutivo, como a universidade brasileira com o melhor conjunto de indicadores de qualidade. De acordo com esse ranking, 179 instituições brasileiras publicaram 100 ou mais artigos científicos no período de 2009 a 2013, de acordo com o banco de dados Scopus.

Nesse universo, a UFABC é a mais bem colocada universidade brasileira nos quesitos Normalized Impact (que avalia o impacto internacional das publicações científicas da universidade em comparação com a média mundial), High Quality Publications (que mede a porcentagem das publicações da instituição nas mais conceituadas revistas do mundo) e Excellence (que mede a porcentagem das publicações da instituição entre as publicações mais citadas do mundo).

A UFABC também é a universidade brasileira mais bem colocada no quesito International Collaborations. Ela ainda tem o quarto mais baixo índice de especialização entre as universidades analisadas, o que reforça a política institucional de interdisciplinaridade que se tornou marca registrada da UFABC.

Já no mais recente ranking do Center for World University Rankings (CWUR) (http://cwur.org), publicado no dia 17/07/2015, a UFABC avançou na comparação nacional, progredindo da posição 18 para 15 (ganho de três posições) e na internacional, subindo da posição 983 para 961 (ganho de 22 posições), entre as mais que 25.000 universidades internacionais analisadas. Isso corresponde a uma posição global entre as 3,9% melhores instituições do mundo.

Cabe destacar que os critérios do CWUR (http://cwur.org/methodology/) são em 75% baseados em premiações internacionais obtidas pelos docentes e egressos (ex-alunos) e na quantidade de egressos que trabalham como executivos nas principais empresas do mundo. Este tipo de critério é extremamente desafiador para uma universidade nova, que ainda não formou muitos alunos e cujo corpo docente ainda não atingiu seu tamanho final. O fato de a UFABC já se encontrar entre as 3,9% melhores do mundo, mesmo nesse contexto difícil, é notável.
 
 "Esses indicadores mostram que a UFABC está atingindo o patamar de universidades de excelência mundial, sem deixar de lado sua responsabilidade social e a busca da interdisciplinaridade.", avalia o reitor da universidade, professor Klaus Capelle.

Via UFABC

0 comments:

Postar um comentário