domingo, 8 de março de 2020

21:58 - 1 comment

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 2 (Parte 3): O primeiro casamento

Na última parte, vimos que Adão foi criado perfeito, e criado para refletir a glória de Jesus. Adão, antes do pecado entrar no seu coração, sendo um ser perfeito quis ter alguém que fosse sua contrapartida.
Deus então deu para Adão uma esposa. O Eterno providenciou uma pessoa que o auxiliasse [hb. ‘ezer, auxiliadora] e correspondesse a ele, uma companheira verdadeiramente adequada, recíproca que o satisfaria de forma plena. De forma parecida, Deus criou a igreja para Jesus.

Claro que não é total e absoluta nenhuma analogia, e fique claro que por definição não podemos aplicar um simbolismo de Cristo de modo completo ao Cristo, senão seria muito mais do que apenas um simbolo, seria o próprio Cristo. Adão só é um simbolo de Cristo, porque apresenta virtudes únicas de Cristo, e limitações que nos lembram de que é apenas um simbolo e não o próprio Cristo.
Como exemplo: Adão sentiu-se sozinho. Seria improvável e até absurdo pensar que Jesus sendo Deus, totalmente ilimitado e pleno na própria Trindade desenvolveria tal sentimento.

Dito isso, podemos continuar:
Paralelamente, no capitulo 19 de Apocalipse vemos que Deus deu para Seu Filho uma noiva (a igreja) para se unir a Ele eternamente. Similarmente ao que ocorreu na criação de Eva a partir de Adão, Deus gerou a partir da carne e sangue de Seu Filho uma igreja, um povo que se tornou um só corpo em Cristo. Assim como num casamento a mulher recebe o nome do seu marido, a esse povo foi dado a honra de receber o nome de Cristo, hoje chamados de cristãos. Pessoas de todas as línguas e nações, de culturas e contextos extremamente diferentes, mas que se percebem como membros do mesmo corpo; o Corpo de Cristo.

Deus havia criado o homem e este não achou entre todos os seres existentes uma companheira que lhe fosse idônea. Os animais não eram semelhantes a Adão e não podiam participar de sua natureza apenas Eva poderia. De modo semelhante, Deus fez apenas a humanidade (de onde vem a noiva/igreja) com a "sua imagem e semelhança". Adão quando a viu alegrou-se porque Eva era carne de sua carne e osso de seus ossos. E o que saiu de Adão "voltou" para Adão para agradá-lo. Eva, antes de ser apresentada a Adão, estava dentro de Adão e, portanto, Eva fazia parte do corpo de Adão.

A melhor explicação dessa parte do casamento de Gênesis 2, seria Efésios 5:
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja."
(Efésios 5:25-32)
De modo que cada casamento na terra, serve como um anúncio do grande e cósmico casamento entre Cristo e a igreja. E sabe o que é mais engraçado? Saindo da área puramente teórica é bem possível ver a relação entre amor de um homem e uma mulher com Cristo e sua igreja.
Quando eu morava sozinho na University of Idaho, longe da família e dos amigos, passando sozinho por um dos momentos mais difíceis da minha vida acadêmica. Certa vez andando pensativo, vi um casal de esquilos correndo juntos pelo campus da universidade. Andei mais um pouco e vi um casal de passarinhos cantando. Mais um pouco e passou um jovem casal abraçados. Acho que aquele dia eu senti algo próximo do que Adão sentiu no Éden (rsrsrs), o desejo de alguém que fosse minha contrapartida, alguém pra andar junto, alguém para compartilhar. Esse sentimento natural de todo ser humano, esse desejo, essa coisa que nos atrai e nos chama, e nos impulsiona aos relacionamentos, me parece o sentimento e desejo mais próximo do desejo que eu sinto de modo muito mais intenso e amplificado no meu coração quando olho pro céu, quando vejo as estrelas, quando assisto um simples por do sol, o mais próximo do que senti quando fui nas cataratas de Foz do Iguaçu ou mesmo quando visitei o Grand Canyon, e o que sinto todos os domingos na igreja... Vontade de ser completo. Vontade de encontrar a minha contraparte celestial. Vontade que me faz desejar que a vinda Dele fosse hoje, agora, o quanto antes. Vontade de encontrar com o Amado da minha alma. Entende agora porque oramos, porque lemos a Bíblia, porque queremos nos relacionar com Deus? Vontade de conhece-lo, de andar com Ele, viver com Ele.
Um parceiro(a) pode nos alegrar até certo limite, mas nada parece ser eficaz para satisfazer os anseios da alma. parafraseando C.S. Lewis "Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada e ninguém nesta Terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para alguém que não é daqui".

Maranata! Tua igreja te espera ansiosamente, Senhor!


Para refletir: Faz sentido um membro do corpo de Cristo que esta solteiro, desejar ser uma só carne com alguém que não tem parte nesse corpo? Moça, como o rapaz vai te amar "como Cristo amou a igreja", se ele sequer conhece esse amor? Rapaz, como essa moça vai ser submissa a você de maneira bíblica, se ela não é submissa nem mesmo ao Senhor? Casamento é sobre Cristo, é serviço, é sacrifício, é entregar-se por amor ao outro, é demonstrar na terra as verdades eternas. Por essa razão (e muitas outras), cristãos solteiros não deveriam procurar relacionamentos com pessoas de fora do Corpo de Cristo (e digo com bastante segurança que estão em pecado, caso façam isso).

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia

1 comments:

Postar um comentário