domingo, 29 de março de 2020

10:14 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 4: O Sangue que Clama

No capitulo anterior Deus diz:
"Então o Senhor Deus disse à serpente: [...] Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. (Gênesis 3:15)
Deus disse que haveria duas descendências, e que haveria inimizade de uma contra a outra. Uma linhagem santa que carregaria a promessa e as bençãos de Deus (de onde viria o Cristo que esmagaria a serpente), e a outra linhagem profana que levaria a maldição e o castigo de Deus. Adão e Eva na sequência tem dois filhos; Abel e Caim. Abel representando a linhagem da mulher e Caim a linhagem da serpente. Abel nos é apresentado como um simbolo de Jesus, aquele que apresentou um sacrifício agradável e aceitável diante de Deus. Caim por outro lado, aparentemente não apresentou algo compatível com a santidade de Deus. Caim se ira, e a resposta de Deus é marcante:
O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (Gênesis 4:6,7)
Caim não deu ouvido ao Senhor, e atacou seu irmão e o matou. Aparentemente a profecia de Deus estava acontecendo ao contrário, a descendência da serpente parecia ter destruído por completo a semente da mulher.
"Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel? " Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? " Disse o Senhor: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando." (Gênesis 4:9,10)
Deus usando de misericórdia, coloca uma proteção sobre Caim, e promete punir sete vezes mais quem matasse a Caim. A Bíblia diz que Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. Ele cria uma cidade, talvez por desacreditar da proteção de Deus. O nome Caim significa lança. A descendência de Caim possui homens conhecidos por trabalhar com ferramentas de metal, e também por praticarem a poligamia e a violência (Gênesis 4:17-24). A violência apenas aumenta na descendência de Caim, o pecado parece ir tomando dimensões cada vez maiores:

"Um dia Lameque disse às suas mulheres: Ouçam-me com atenção: Eu matei um homem, um jovem, por me ter atacado e ferido. Se na verdade quem matar Caim será castigado sete vezes mais do que ele foi, então quem me matar a mim, para se vingar, será setenta e sete vezes mais castigado." (Gênesis 4:23)

Não sei se Lameque (da quinta geração de Caim) disse isso como quem se vangloria de ser mais assassino que Caim ou em tom de arrependimento,


O Deus rico em perdoar:Vemos no livro de Hebreus 12:24, que nos diz que o sangue de Jesus fala melhor (ou mais alto) do que o sangue de Abel. Em Gênesis 2, falamos que Jesus era um Adão melhor e perfeito. Mas em Gênesis 4, Jesus aparece como um Abel melhor e perfeito. Enquanto o sangue de Abel olha para cima e pede justiça, o sangue de Jesus olha para baixo e oferece misericórdia e perdão para os que o recebem. A voz que clama em favor da misericórdia fala mais alto sobretudo pelo valor Daquele que morreu.
Mesmo olhando para Caim e sua genealogia, vemos o quanto Deus foi gracioso mesmo com os filhos da perdição. Deus não faz acepção de pessoas, e por isso diz pra Caim que se ele fizesse o que era correto seria aceito igualmente (Gênesis 4:6). Mesmo Caim desobedecendo a Deus, e matando seu irmão, e posteriormente se afastando de Deus. Deus continuou sendo gracioso e prometeu proteger Caim. Possivelmente Jesus aproveitou a pergunta de Pedro para fazer uma referencia a Lameque:
Senhor, quantas vezes devo perdoar alguém que peca contra mim? Sete vezes?”. Jesus respondeu: “Não sete vezes, mas setenta vezes sete. Mateus 18:21,22 
Ainda que seus pecados sejam como os de Lameque, difíceis de perdoar, existe um sangue derramado na cruz do calvário que clama diante de Deus em seu favor. Ele é um Deus rico em perdoar.
O capitulo 4 termina contando que Adao e Eva tiveram mais um filho chamado Sete. E por meio de Sete, Deus deu continuidade a linhagem real do Messias.

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia

0 comments:

Postar um comentário