sábado, 31 de outubro de 2020

18:56 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 9: A Profecia de Noé

Do verso 20 ao 27 do capitulo 9 de Gênesis, a Bíblia descreve que Noé embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. O texto é bem breve, mas conta que seu filho Cam vendo a nudez de Noé, sai para contar para seus dois irmãos o estado deplorável que o pai se encontrava. Sem e Jafé, colocaram uma capa sobre os ombros e de costas cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Noé quando recobre a consciência, faz algumas profecias que resumiriam a história da descendências de cada um dos seus filhos: 

"Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo." (Gênesis 9:25-27)

Noé pronuncia uma maldição contra Canaã, o primogênito de Cam, talvez este seu neto tenha sido mais culpável do que os demais. O cumprimento desta profecia, que quase contém a história do mundo, libera Noé da minha suspeita inicial de tê-la pronunciado por sua ira pessoal ou desejo de vingança. Não sei se Noé tinha a noção da profundidade das coisas nas quais ele estava falando. Imagino que Moisés ao reescrever essa história entendeu que estava predestinado desde o inicio que os judeus  (descendentes de Sem) tomariam a terra prometida dos cananeus (povos descendentes de Canaã), nas quais foram passados à espada ou levados cativos para pagar tributos.

Mas há um sentido ainda mais profundo e importante:

Primeiro, que o Espírito Santo utilizou a ofensa de Cam para revelar os seus propósitos eternos. E mesmo depois do dilúvio, a semente da serpente (leia o comentário de Gênesis 3) continuava viva por meio da linhagem de Cam.

A expressão de Noé em louvor a Deus indica também que ele reconheceu que Deus tinha designado Sem seu sucessor. A linhagem da mulher, na qual era prometido um Messias, seguiria adiante também. E de fato, foi da linhagem de Sem que veio Jesus Cristo. Jesus Cristo é o Sem perfeito, aquele que cobriu não apenas o pecado de um único homem, mas cobriu o pecado de incontáveis multidões. Sem era apenas um símbolo que apontava para seu descente, o Messias.

No meu comentário sobre o capitulo 5 de Gênesis, vimos que o nome de algumas pessoas da linhagem do Messias de alguma forma apontavam alguma característica de Jesus. Sem (Shem), significa "Nome" em hebraico. Soa estranho alguém colocar o nome do seu filho de "Nome", mas se tratando da linhagem do Messias, é razoável supor que haja um propósito por trás disso. Inclusive em hebraico se usa Shem com o artigo definido "Ha" para se referir a Deus, ou seja "HaShem" (no hebraico: השם) significaria "O Nome" em português. Sem (ou Shem) apontava para seu descendente que haveria de receber "o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (Filipenses 2:9-11)

Outro detalhe importante: Noé diz na profecia que "Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem". Essa profecia também só faz sentido se você crer em Jesus Cristo, porque isso nunca ocorreu senão por meio da igreja. Segundo os historiadores, Jafé é considerado o pai dos povos gentios. Os judeus eram o único povo na face da terra que seguiam o verdadeiro Deus, os gentios em nenhum se uniram literalmente ao povo de Israel (Salmos 135:15, Salmos 80:8, Jeremias 46:1), senão no Novo Testamento. Há várias profecias na Bíblia, mostrando que com a chegada do Messias as pessoas entre os povos gentios (que eram inimigos de Deus) se converteriam ao Deus de Israel. E provando que a profecia se cumpriu, cá estou eu, um gentio, milênios depois em terras tupiniquins escrevendo sobre o Messias judeu:

"e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; [...] mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. (Isaías 60:1-3)

No Novo Testamento vemos com muita clareza, os descendentes de Jafé entrando nas tendas de Sem, numa referência ao Evangelho se propagando ao redor do mundo. Isso significa que o Evangelho que foi foi manifesto por meio do descendente de Sem, que é Cristo, foi escrito em grego, pregado aos gentios pelo apóstolo Paulo desde a Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até chegar à Roma, e por fim se espalhou por todo mundo oriental, alcançando também posteriormente todo o ocidente; fazendo habitar um número incontável do povo de Jafé nas tendas de Sem.

"Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus" (Mateus 8:11)

Wow... quanta coisa sobre Jesus em apenas 8 versículos!

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia


0 comments:

Postar um comentário