sábado, 22 de julho de 2023

06:58 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 40: Entre cárceres e cruzes

Nos capítulos anteriores vimos que, assim como Jesus, José foi vendido e entregue aos estrangeiros pelo seu próprio povo e na sequência foi preso e condenado com falsas acusações (Gn  39:11-20; 40:15). E agora em Gênesis 40, veremos um protótipo da crucificação de Jesus.

A humilhação de José desenrolou-se em fases graduais e crescentes culminando na sua prisão na masmorra. A humilhação de Jesus também ocorreu de forma crescente e gradual, desde o momento em que abandonou o trono celeste e veio em forma de servo culminando no ponto mais profundo da sua humilhação: o calvário.


O chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros cometeram algum crime contra o faraó, e faraó irou-se com os dois oficiais, e mandou prendê-los na casa do capitão da guarda, na prisão em que José estava. José foi preso com esses dois criminosos (Gn 40:2-3). Jesus também foi crucificado com outros dois criminosos: Os outros dois, eram criminosos, e foram levados para ser condenados à morte com Jesus. (Lc 23:32;. Mt 27:38, Mc 15:27, Jo 19:18). A Torá fala que José era inocente, e sobre Jesus o profeta Isaías diz que mesmo sendo inocente, o Messias seria colocado/contado “entre criminosos” (Is 53:12).


Reparem na beleza e sutileza dos símbolos: o copeiro (que serve vinho) e o padeiro (que serve pão). Pão e vinho, os mesmos dois símbolos que profetizaram a crucificação de Cristo na última ceia e que desde então são usados como memorial pela igreja na ceia do Senhor. Perceba que não apenas José, mas também o padeiro e o copeiro são símbolos de Cristo.


O Copeiro como símbolo de Cristo: ele era um nobre que tinha uma posição ao lado do rei, desceu a prisão, e depois de 3 dias de sofrimento subiria e seria restituído a sua posição de honra. 3 dias tem um importante significado, pois é o sinal de Jonas, isto é, o sinal da ressurreição (Mateus 12:40). O vinho é o símbolo do sangue de Cristo, a matéria prima da nova aliança. Além disso, Jesus é aquele que espreme o lagar da ira de Deus (Ap 14:19, Sl 75:8). Ao interpretar o sonho do copeiro, José parece se afastar por um momento da sua majoritária simbologia messiânica e diz para o copeiro “Lembra-te de mim quando tudo estiver indo bem com você”. Essa frase lembra muito um dos momentos mais marcantes da crucificação, quando um dos criminosos diz para Jesus: “Lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23:42).

O Padeiro como símbolo de Cristo: Jesus é também simbolizado pelo pão, “o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado por vocês” (1 Coríntios 11:23,24). Analogamente, o padeiro foi moido, padeceu e morreu. O padeiro foi pendurado numa árvore/madeiro, o que mais tarde a Torá declararia ser um símbolo de maldição (Dt 21:22,23). Assim Jesus também foi pendurado no madeiro, se fazendo maldição em nosso lugar (Gl 3:13).


José como símbolo de Cristo: Vemos um inocente temente a Deus sendo condenado com dois infratores da lei, um dos criminosos será salvo e outro será condenado.


Eu penso que talvez Deus tenha dividido o simbolismo messiânico entre os vários personagens da Biblia, porque ninguém poderia simbolizar todas as características de Jesus, mesmo um mero simbolismo completo seria uma honra que nenhum ser humano poderia receber, nem mesmo o fazer perfeitamente. E se tudo na Biblia e no universo aponta para Cristo, meu desejo é que sua vida seja parte dessa tapeçaria divina, por meio de nossas vidas imperfeitas Deus certamente fará resplandecer a glória Daquele que foi perfeito em nosso lugar. É Tudo Sobre Ele!


*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia


0 comments:

Postar um comentário