domingo, 17 de março de 2024

18:53 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 46: A incubadora Egípcia

Anteriormente Abraão desceu para o Egito para não ser morto pela fome. Mais tarde, José foi levado ao Egito para evitar ser morto (Gen. 37:28). Em Gênesis 46, todo o Israel é levado ao Egito para fugir da morte pela fome. Todas essas histórias repetidas na verdade apontam para fatos e verdades da vida do Messias, como de fato foi o que aconteceu quando milênios depois, Jesus seria levado ao Egito para não ser morto por “Herodes, o Grande” (Mt 2:13-14). Assim se cumpriria o que o Senhor tinha dito pelo profeta Oséias: “Do Egito chamei o meu Filho” (Oséias 11:1).

Abraão cresceu em gado, prata e ouro no Egito. José se tornou grande no Egito. Jacó desceu ao Egito com sua família após receber a promessa divina de que Deus o faria uma grande nação lá. Em todos os casos, o Egito serviria como uma incubadora enquanto Israel se desenvolveria até se tornar um povo grande. Este evento mostra a providência de Deus em preservar a linhagem da promessa durante um momento de dificuldade, enquanto eles se desenvolvem no seu exilio. Em Mateus 2, vemos que os primeiros anos do menino Jesus também foi no exilio egipcio, Jesus literalmente cresceu no Egito. Essa viagem não apenas espelhada pela jornada de Israel, também evidencia Jesus como o descendente legítimo de Israel, que quando ainda era um bebê, já estava refazendo o mesmos passos dos patriarcas, cumprindo profecias e demonstrando a continuidade do plano divino de salvação.


Jacó finalmente vai ao Egito e se reúne com José, que já estava preparando o caminho para a sobrevivência de sua família e lhes preparou um lugar para que pudessem habitar com ele, prefigurando o divino Salvador que foi enviado antes para preparar o caminho para a nossa salvação.


“Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” (Jesus no registro do Evangelho de João 14:1-4)


José desejava fortemente que seu pai e toda a sua família pudessem vir habitar com ele: “Desce a mim e não te demores” (v9). Ele designa a sua residência em Gósen, aquela parte do Egito que fica em direção a Canaã, para que eles possam se lembrar da terra da qual deviam sair (v10). Ele promete prover por ele: “Ali te sustentarei” (v11).

Semelhantemente, o nosso majestoso governador, Jesus Cristo, nos quer junto dEle agora e para sempre. Hoje através da fé e da presença real do Espírito Santo, que habita conosco e dentro de nós, mas muito em breve habitaremos com Jesus, face a face, para sempre na terra que Ele nos preparou.


"Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.” (Oração de Jesus registrada em João 17:24)

 

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia

0 comments:

Postar um comentário