domingo, 17 de março de 2024

18:45 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 45: "Eu sou Jesus"

 

Benjamin era o único filho que havia restado de Raquel, dado seu irmão José que estava presumidamente morto. Judá sabia da venda de José, o que daria motivos para crer que ele possivelmente ainda estaria vivo, apesar de terem levado Israel a crer em sua morte. E agora, que tinham contado essa mentira há tanto tempo, provavelmente já tinham até se esquecido da verdade, e começado a crer eles mesmos na mentira. José já reinava. Milhares de gentios (não-hebreus) de várias nações estavam sendo salvos e abençoados por meio do governo de José, mas o povo da aliança passava fome longe de José. Para todos os povos José estava vivo e reinava, mas para seus irmãos de sangue ele estava morto.

A história de Jesus não tem sido diferente da história de José, enquanto multidões ao redor do mundo de todos os povos, tribos e nações têm sido salvos por Jesus, a maior parte dos descendentes de Judá ainda hoje acreditam que Jesus está morto e não ressuscitou. 


Como tratamos mais extensivamente em capitulos anteriores, José foi vendido e traido pelos seus irmãos, que o entregaram aos estrangeiros em troca de moedas de prata. Semelhantemente Jesus foi vendido por moedas de prata e foi entregue pelos seus irmãos (seu próprio povo) aos romanos.

E neste momento que antecede a revelação, muitos anos depois, José era um hebreu, mas ele estava vestido de trajes egipcios e os seus irmãos não o reconheceram. Jesus também foi vestido e apresentado ao mundo nos últimos milênios com trajes romanos, como se fosse um homem ocidental, e isso contribuiu para esconder as raizes judaicas de Jesus. E os seus irmãos de sangue, continuam não reconhecendo ele. 


Mas um dia os filhos de Judá reconhecerão Jesus como o Rei Messias, aquele que é como o próprio Deus, diante do qual ninguém tem como apresentar justificativas, senão apelar pela sua misericórdia. Conforme disse Deus por intermédio do profeta Zacarias: “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito” (Zacarias 12:10). Por isso, a medida que judeus (assim como seu pai Judá) se aproximam de Jesus (prefigurado em José), sabemos que o momento da revelação final está próximo. A revelação de José tipifica a grande revelação que Jesus fará a seu povo Israel.

“disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas (מִחְיָה) que Deus me enviou adiante de vocês” (Gênesis 45:4-6).

Na liturgia judaica, a palavra מִחְיָה é usada para se referir à ressurreição dos mortos na vinda do Messias. Agora, repare um texto parecido escrito pelo apóstolo Paulo sobre a restauração do povo judeu: 

“será que eles (os judeus) tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela transgressão deles, a salvação chegou aos gentios, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes. [..] Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?” (Romanos 11:11-15).


A partir daquele mal que fizeram com José, Deus começa a colocar seu plano em ação para salvar o seu povo. E a partir do corpo do seu filho partido na cruz, o maior pecado já cometido contra o maior dos justos, Deus começou a consertar este mundo, agora os planos de Deus serão desenrolados para salvar sua Igreja. O corpo de Cristo na cruz é a semente para um novo mundo. 


Mas essa realidade não se aplica apenas a Israel e a ressurreição final dos mortos, mas aplica-se a cada pessoa individualmente que se encontra morta em seus delitos e pecados, e que também precisa de arrependimento, ressurreição e reconciliação com Deus. De modo muito parecido com a fala de José, quando Jesus se revelou a Paulo, Ele disse: “Eu sou Jesus”. E quando desejou consolar os seus discípulos, Ele disse: “Sou Eu. Não temais”.

Querido leitor(a), você só precisa esperar para ver Deus restaurar e reconciliar tudo, mas um pedaço da realidade futura pode estar acontecendo aqui e agora. Um pedaço desse novo mundo você já pode experimentar. O Reino do Poderoso Cristo pode estar a uma oração de distância de você.


“Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados".

(Romanos 11:25-29)

 

*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia

0 comments:

Postar um comentário