sábado, 21 de setembro de 2013

Horta Comunitária na Comunidade do Novo Pinheirinho

Hoje participei de uma atividade do projeto Memória dos Paladares, este é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC). Instituição na qual eu faço parte, como discente.
A atividade promovida hoje, foi a criação de uma horta comunitária na Ocupação Novo Pinheirinho (em Santo André). Junto conosco estava a bióloga, Júlia Furgeri, que fez a análise do local e esta a frente da criação da horta. E também o engenheiro sr. Horst Dietrich, que com bom humor, me ensinou acerca várias coisas.



Logo de inicio fomos muito bem recebidos pelos moradores. A impressão que tive foi de uma comunidade bem pacata, diferente de algumas outras comunidades na qual eu já visitei. Ambiente bem tranquilo, e familiar. Tive uma ótima primeira impressão.

Fiquei sabendo que o governo quer retirar as famílias para criar um conjunto habitacional no local. Mas sabe lá quando vão fazer isso...

Eu particularmente apoio a ideia da Horta Comunitária, porque tende a aumentar a oferta de alimentos de elevado poder nutritivo e melhorar as condições de vida de grupos sociais em situação de insegurança alimentar. E digo mais, acredito que o poder publico poderia ampliar ações como esta de implantação de hortas, viveiros, lavouras e pomares comunitários em espaços disponíveis nas áreas comunitárias. Deste modo, os trabalhadores e suas famílias, que vivem em áreas rural e urbana, tenham a possibilidade de cultivar, em conjunto, hortaliças para o seu próprio consumo e comercialização para complementar a renda familiar com a venda de excedentes da produção.
 

Mas vale lembrar que nem todo lugar é apropriado para cultivo de alimentos, ainda mais em uma comunidade que sofre com graves problemas decorrentes da falta de saneamento, onde a água e esgoto nem sempre são tratados da maneira correta. Por isso é necessário uma análise do local.


0 comments:

Postar um comentário