sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Primeiro Monotrilho do Brasil faz viagem em São Paulo


O trem que vai operar no monotrilho da Linha 15-Prata (Ipiranga-Hospital Cidade Tiradentes) fez nesta sexta-feira, 10, sua primeira viagem teste, entre a futura estação Oratório e o pátio de manobras de trens. A Linha 15-Prata será o primeiro monotrilho do Brasil e o de maior capacidade de transporte do mundo, atendendo até 48 mil passageiros por hora e por sentido.

O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, mais o pátio Oratório, com 2,9 km de extensão, será entregue ao público, em visita controlada, em março. Dois trens já foram entregues e estão passando por testes dinâmicos, para aferição dos equipamentos e das condições técnicas de aceleração e frenagem.

"Este é o primeiro trem da sequência de 58 trens que nós teremos aqui nessa linha, que vai ser entregue no final de março, está confirmada a data. Nós teremos quatro trens operando. O segundo trem já está lá, o terceiro trem está chegando agora no final de janeiro e o quarto trem chega no final de fevereiro", apontou o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

 

A Linha 15-Prata ligará o Ipiranga, com integração na Linha 10 da CPTM, até Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste de São Paulo. O tempo de viagem entre as estações será reduzido de 2 horas para 50 minutos. Serão 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de manobras de trens. Ao todo, serão investidos R$ 6,4 bilhões na implantação do monotrilho.

"A ideia é entregar [as estações] Vila Prudente, Oratório, Camilo Haddad e Jardim Planalto em 2014. Nós ficaremos muito próximos da Sapopemba. Em 2015 a meta é chegar até Jacu-Pêssego, entregando todas as estações [do trajeto entre Vila Prudente e Jacu-Pêssego] e depois de 2015, Cidade Tiradentes em 2016", completou o secretário.

Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem. Conta com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros (salão de passageiros contínuo), operação automática (sem a necessidade de operador no veículo, seguindo tendência mundial) e pode atingir até 80 quilômetros por hora.

1 comments:

Faltou apenas dizer que a obra se arrasta por mais de 4 anos, e das 17 estações apenas 2 serão entregues, talvez em 2014, pois as enchentes estão chegando, e que durante o periodo da obra dezenas de comerciantes faliram, e por onde a obra passa, expulsa os lojistas e causa prejuizospara todas as ruas próximas, com o pesado tráfego de caminhões, as interdições e alterações no trânsito local, impede que moradores descassem, é um preço muito alto a ser pago, METRO tem que ser tradicional por baixo da terra.

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