12:26 -
#Camilio,Meio Ambiente
No comments
Parque da Redenção (Farroupilha): O Central Park de Porto Alegre
Durante a Revolução Farroupilha a Várzea ficou do lado de fora das fortificações da cidade, e após o conflito uma inspeção da Câmara verificou diversas irregularidades, como cercas avançando seu território e uma chácara construída em seu centro, obras que receberam ordem de demolição imediata.
Nos anos seguintes o próprio governo provincial e outros particulares tentaram fracionar o terreno para dar-lhe outros usos, sempre encontrando oposição da vereança. Em 1870 a Várzea recebeu sua primeira denominação oficial, passando a se chamar Campo do Bonfim, em vista da construção da Capela do Bonfim em seu limite norte. Houve ainda posteriores ameaças à integridade da área, geralmente frustradas, mas em 1872 o Presidente da Província autorizou a construção de um quartel militar no seu limite sudeste, sendo a origem do atual Colégio Militar de Porto Alegre.
Em 1927 iniciou-se o efetivo ajardinamento dos Campos da Redenção, com a implantação do Jardim Paulo Gama ao norte e a proibição da parada de carretas e rebanhos em 1928. Em 1935, para as comemorações do centenário da Revolução Farroupilha, toda a parte sul do campo foi drenada, nivelada e urbanizada, seguindo um projeto do urbanista francês Alfred Agache. Neste ano sua denominação foi alterada para Parque Farroupilha, que se mantém até hoje, e o parque perdeu nova fração com a construção do Instituto de Educação General Flores da Cunha junto à avenida Oswaldo Aranha.
Um dos cartões postais da
cidade, aos finais de semana tem a feira ecológica e o brique da redenção. Mesmo estando muito calor no dia que eu fui, vi muita gente lá no parque tomando o bom e velho chimarrão.
Um bom espaço pra caminhar, andar de bicicleta, pedalinho, jogar conversa fora e curtir a natureza. Tri Legal!
0 comments:
Postar um comentário