sábado, 29 de maio de 2021

21:52 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 20: The Middle Office


Abraão segue sua longa viagem indo habitar na cidade conhecida como Gerar. Abimeleque, que era rei, se interessa por Sara (v.2), assim como já havia ocorrido em sua jornada quando passou pelo Egito, relatado em Gn 12, Abraão mente a respeito de Sara, não dizendo ser ela sua esposa. O combinado de ocultar o vínculo matrimonial foi uma tentativa de se auto proteger (Gn 12;12-13). Mesmo Abraão sendo um dos patriarcas, portador da promessa, também pecou e teve falhas. Não há a tentativa de explicar a mentira de Abraão ou racionalizá-la. Ao contrário, a Bíblia lida com seus grandes personagens mostrando sua realidade: eles erram, mentem, pecam. Deixando claro a necessidade de redenção a toda humanidade.

Todavia a graça de Deus e sua promessa não deixou de ser atuante em nenhum momento. Deus aparece a Abimeleque em seus sonhos e promete puni-lo caso não devolvesse a mulher de Abraão. Isto ocorre antes que acontecesse qualquer ato com Sara. No texto não temos uma precisão quanto ao tempo de estadia de Sara com Abimeleque. Mas podemos deduzir através do último verso (v.18), que provavelmente foram por algumas semanas ou meses. Pois um dos castigos, foi de que todas as mulheres da casa de Abimeleque se tornassem estéreis. E para notar uma gravidez ou não, levaria um certo período de tempo.

Vemos o imenso cuidado de Deus sobre Sara, num possível período de muitos dias, sem que nenhum mal ocorresse com ela enquanto estava entregue a Abimeleque. Pois o próprio Deus, não permitiu que tal coisa ocorresse. Deus diz que ao devolver Sara, Abraão sendo profeta iria interceder a favor de Abimeleque para que não morresse, e nem os seus (Gn 20.7).

Deus chama Abraão de profeta, a primeira vez onde o termo “profeta” [navi’ — נָבִיא] aparece na bíblia. E diz que ele deveria interceder, o verbo “interceder/orar” [palal — פּלל] também aparece na Bíblia pela primeira vez em Gênesis 20. Este verbo — que dá origem à palavra “oração” [tefilah — תפלה]. 

Foi feito o aviso da parte de Deus para Abimeleque, de redenção a tudo o que lhe sobreveio. Através da intercessão do profeta Abraão, lhe propôs uma saída. Abimeleque não perderia sua vida, e nem os seus. As mulheres seriam curadas. Tudo porque,  Abraão estabelecido como profeta pediria em favor de Abimeleque. E assim foi feito. Deus escolheu agir desta maneira, fazendo uso da intercessão para salvar. Sim, você entendeu certo: Deus diz para Abraão orar a Deus para que Deus perdoasse Abimeleque. Porque Deus não perdoou Abimeleque direto? Deus estava mostrando que seu relacionamento com pecadores precisaria de um mediador.

Abraão era um símbolo daquele que seria o  maior profeta de todos. Pois Jesus não era apenas um simples porta-voz de Deus para comunicar Sua vontade, não era somente um profeta que comunicava a Palavra de Deus, Ele é a própria Palavra. A própria boca de Deus.

Abraão apontava para Cristo. Jesus é o profeta perfeito, o intercessor não de um povoado, mas de todo aquele que crer. Não apenas intercedeu para salvar o homem de uma punição física, momentânea e terrena, mas se colocou diante do homem e da eternidade. 

Por meio de Jesus, somos limpos de nós mesmos e, então, podemos provar o doce gosto do perdão, descansando na boa nova do evangelho. Pois apenas pela intercessão de Cristo, a paz com Deus é possível ao homem.


*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia


 

0 comments:

Postar um comentário