terça-feira, 14 de dezembro de 2021

09:53 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 25: The Chosen


 Abraão representava aqueles que nasceram de novo (Romanos 4:17,18), pois sexualmente já estava “amortecido”, e Deus para cumprir sua promessa revigorou Abraão e assim nasceu Isaque. Interessante observar que este “novo nascimento” não retrocedeu mais, pois Abraão no fim da vida teve filhos com Quetura.

O início do capítulo também demonstra a exclusividade da promessa. Ao repartir a herança, deu alguns presentes aos demais filhos, mas deixou absolutamente tudo para Isaque, por ser o filho da promessa, da linhagem que traria o Messias. Semelhantemente a Cristo, a quem o Deus Pai "constituiu herdeiro de tudo" (Hebreus 1:2). Abraão mandou os outros filhos para a terra oriental, pois ele sabia que Deus abençoaria eles, e enviando-os para longe evitaria futuras disputas com a descendência de Isaque sobre direitos à Terra Prometida.

Assim como Abraão, até aqui Deus veio separando uma linhagem das demais. Do capítulo 1 de gênesis até aqui, a Bíblia narra a história de uma genealogia escolhida por Deus e que vai terminar no cumprimento da promessa de um descendente de Eva que resolveria o problema do pecado e esmagaria a serpente, e que também seria descendente de Isaque e nele seriam benditas todas as famílias da terra. Mas ao longo da história, estamos vendo que a descendência da mulher (ou descendência do Messias) estão em constante guerra com a descendência da serpente.

“Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. (Gênesis 3:15)

 Rebeca concebe mesmo sendo estéril. Este é outro sinal muito constante nas mulheres da linhagem do Messias, e aponta para o próprio nascimento milagroso de Jesus.

Rebeca está grávida de gêmeos, e percebe algo estranho… os bebês lutavam dentro dela. Mesmo sendo gêmeos, a descendência de Eva e a descendência da serpente estavam em guerra dentro do ventre.

Este texto reforça que não se trata de questão de DNA, por ser filho de Abraão ou Isaque, também não depende da nossa vontade ou de qualquer coisa que façamos, a promessa depende exclusivamente da vontade de Deus. Tanto Jacó como Esaú tinham problemas de caráter e personalidade, ambos eram pecadores e mereciam a punição de Deus. Mas a misericórdia de Deus não depende da nossa bondade, da nossa caridade ou boas obras, depende unicamente da fidelidade de Deus com sua promessa. Pode parecer ruim, mas na verdade é exatamente por isso que podemos confiar, se dependesse de mérito humano estaríamos arruinados, mas a promessa certamente vai se cumprir porque está firmada em um alicerce inabalável; Deus.

Eu sei. Pra mim foi bem chocante também... recomendo um chá de camomila ou erva-doce (pra acalmar rsrs) acompanhado de uma boa leitura do livro de Romanos para pensar melhor sobre o assunto: Mas sim, Deus escolheu Jacó ao invés de Esaú quando eles ainda eram bebês e não haviam feito nada de bom ou ruim.

Vou te dar uma mãozinha:

“não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão. [...] Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo". Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. [...] Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? " Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ " O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?” (Romanos 9:8-27)

Simplificando o argumento de Paulo no capítulo 9, é mais ou menos assim:

1 - Deus é seu dono, e Ele tem direito de fazer o que Ele quiser com quem Ele quiser.
2- Deus estaria sendo injusto se Ele te der algo que você não merece, mas como todos pecaram e merecem o inferno, ele seria plenamente justo ao mandar a humanidade inteira pro inferno.
3- Mas se Deus escolhe usar de misericórdia com algumas pessoas, assim como Jacó, e pelo sacrifício substitutivo de Jesus ele decide perdoar essas pessoas, Ele não cometeu nenhuma injustiça com aquelas que mereciam o inferno em dar simplesmente o que eles mereciam, na verdade ele ainda foi tolerante em suportá-los.

Para uns Deus dá Graça, para outros dá a Justiça, mas para ninguém Ele dá injustiça.

Se você algum dia ouviu a mensagem do Evangelho, se arrependeu dos seus pecados e creu em Jesus Cristo, isso não aconteceu porque você é melhor, mais inteligente ou sortudo que os outros, nem mesmo porque Deus viu algo em você. Agradeça a Deus por te escolher apesar de quem você é. Foram pelos méritos de Jesus, pelo sacrifício substitutivo que gerou “créditos” suficientes para Deus perdoar a dívida de quem Ele quiser perdoar. Se você recebeu a Jesus, foi porque o Espírito Santo trabalhou em seu coração e te conduziu para isso.

Aos não-crentes meu conselho é: Tema a Deus, pois salvá-lo ou condená-lo no fim das contas é uma decisão Dele. Arrependa-se dos seus pecados, e clame, implore a Jesus para perdoar seus pecados e te salvar. Quem sabe Ele te atende. Talvez Deus escolha usar de misericórdia com você, pode ser que ainda haja esperança pra você. Por isso oramos pela conversão de incrédulos, pois sabemos que Deus pode te incluir na linhagem santa por meio de Jesus.

Eram dois pecadores que mereciam o inferno.

Deus deixou Esaú seguir seu próprio caminho, e a consequência de não ter sido salvo, foi que no fim do capítulo Esaú troca a promessa por um simples prato de comida.

Deus escolheu Jacó, que forçado pelas circunstâncias precisou seguir outro rumo, e em Betel conheceu a pedra que tinha uma escada para Deus (Gênesis 28:16,17), e ao longo da vida seguiu sendo transformado pelo Espírito Santo.

A conclusão é que você e o inferno continuam casados, a menos que Jesus anuncie o divórcio.


*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia

0 comments:

Postar um comentário