domingo, 27 de outubro de 2013

Prefeitura de São Caetano quer campus da UFABC

UFABC analisa expansão, com possibilidade de construção de novo campus. Foto: Robson de Almeida/PMSCS
 O prefeito de São Caetano Paulo Pinheiro (PMDB) se reuniu nesta quarta (23), no Palácio da Cerâmica, com integrantes do grupo de trabalho que conduz estudos iniciais para uma futura expansão da Universidade Federal do ABC (UFABC). A Administração declarou interesse em receber um campus da instituição de ensino que oferece cursos superiores gratuitos em diversas áreas e possui turmas em Santo André e São Bernardo. No início do ano, o chefe do Executivo de Mauá se movimentou no mesmo sentido.

"São Caetano tem muito interesse em abrigar um campus da UFABC. Nós temos uma boa estrutura na cidade e disposição para apoiar a possível chegada da universidade", afirmou Pinheiro. O vice-reitor da Universidade e coordenador do grupo de trabalho, Gustavo Martini Dalpian, explicou que a maior dificuldade para se instalar um campus em São Caetano é a questão da área - é preciso um grande espaço para receber a instituição.

"A UFABC precisa de estruturas robustas, pois nossa intenção é receber um grande número de alunos por ano. Nosso projeto tem o intuito transformador, por isso abrir poucas vagas por ano não teria sentido", destacou o vice-reitor. A UFABC reserva 50% de suas vagas para estudantes egressos de escolas públicas e utiliza como forma de seleção para todos os alunos as notas obtidas no ENEM.

O grupo de trabalho da UFABC vai produzir um relatório sobre a possibilidade da abertura de um novo campus da universidade até o fim deste ano. A equipe técnica, que visitará diversos locais em São Caetano para análise de viabilidade, é formada pelos professores doutores Gustavo Martini Dalpian; Harki Tanaka; Marcelo Augusto Christoffolete; Klaus Werner Capelle (Pró-Reitor de Pesquisa) e Alexandre Hiroaki Kihara. A Assessora Executiva da Vice-Reitoria, Camila Binhardi Natal, também participou da reunião desta quarta-feira, que contou ainda com a presença de representantes da Prefeitura e do Legislativo municipal.

Fonte: Repórter Diário

NOTA: Considerando a atual etapa da construção do campus de Santo André, do campus de São Bernardo do Campo e o inicio das obras no campus de Mauá, a reitoria tem vários motivos para não ir para São Caetano nesse momento. Contudo, existe uma pressão de alguns docentes para a criação de um campus em São Caetano, afinal para a maioria deles é  muito mais cômodo dar aulas em São Caetano do que em Mauá, por exemplo. Vale considerar também que o ABC atualmente é PT, com exceção de São Caetano. E fica muito mais interessante para a universidade do piso vermelho, atender ao pedido do prefeito petista de Mauá do que o pedido do prefeito peemedebista de São Caetano.

0 comments:

Postar um comentário