segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Fim da "Guerra para acabar com todas as Guerras"


Hoje, 11 de novembro, comemoramos os 95 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, ou também chamada por Woodrow Wilson de "A Guerra para acabar com todas as Guerras".

Infelizmente, com apenas 20 de "paz", a Europa e o Mundo sofreriam novamente com uma Guerra total, mais devastadora do que a guerra de 1914-1918, que ceifou mais de 24 milhões de vidas.

Alguns historiadores, entre eles Hobsbawn, afirmam que a Segunda Guerra Mundial nada mais foi do que a continuação dos conflitos de 1914-1918, com um período de 20 anos de "trégua" para que as nações pudessem se rearmar e reorganizar suas forças.

Uma das causas diretas da Segunda Guerra Mundial foi a assinatura do Tratado de Versalhes, cujas cláusulas humilharam a Alemanha, que foi tachada como a responsável pelo conflito (lembrando que a Primeira Guerra estourou quando a Áustria-Hungria invadiu a Sérvia).

Muitos assuntos políticos não foram resolvidos com o Tratado de Versalhes, o que levou ao crescimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, sentimento este que auxiliaria Adolf Hitler e o Partido Nacional-Socialista a tomar o poder e iniciar o novo conflito mundial.

Na foto acima: Espectadores e curiosos sobem em mesinhas, cadeiras e sofás para espiarem o Tratado de Versalhes ser assinado. Versalhes, França, 1919.

Cortesia de: http://demons.swallowthesky.org/post/42007415061
Postado por: Prof. Barbado

0 comments:

Postar um comentário