quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

McDonald's e as famosas batatas de Idaho

As babatas são fritas duas vezes: ainda na fábrica antes de
 serem congeladas e direto na loja antes de consumidas
Foto: YouTube / Reprodução
Depois de abrir uma fábrica ao público pela primeira vez na história e mostrar como são feitos hambúrgueres e nuggets, desta vez o McDonald's conta como produz suas famosas batatas fritas. Grant Imahara, ex-apresentador do programa Mythbusters do canal Discovey Chanel, viajou até o estado americano de Idaho para descobrir o que há por trás deste ícone do fast food. Ele acompanhou o processo de produção do início ao fim e descobriu que são usados 14 ingredientes até as famosas e crocantes batatas fritas chegarem à sua bandeja junto com o lanche. As informações são do site inglês Daily Mail.

Entre os ingredientes, estão dois aditivos à base de petróleo: dimetilpolissiloxano, um tipo de silicone não-tóxico usado para evitar que se forme espuma no óleo durante a fritura, e butilhidroquinona (TBHQ), um antioxidante que age na preservação do alimento. Segundo o apresentador, os dois produtos são seguros, têm seu uso justificado e são liberados por autoridades de saúde.
Obviamente, o processo de produção começa com o plantio e colheita das babatas de um campo em Idaho. Depois, elas são descascadas, lavadas e passam por um cortador em uma velocidade aproximada de 120km/h para ganharem formato de palitos. 
As babatas são fritas duas vezes: ainda na fábrica
antes de serem congeladas e direto na loja antes de consumidas
Foto: YouTube / Reprodução
Elas são descascadas e cortadas em tamanhos e formatos diferentes
Foto: YouTube / Reprodução
Em seguida, elas são mergulhadas em uma mistura de dextrose - um tipo de açúcar natural - que serve  para manter a cor dourada do alimento após frito, e pirofosfato ácido de sódio, usado para evitar que elas fiquem cinza durante o congelamento. Por fim, o sal entra na mistura.

Elas então são fritas pela primeira vez em uma mistura formada por óleo de canola, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, tempero com sabor de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado, ácido cítrico e o dimetilpolissiloxano que citamos acima. 
Aí sim, elas vão direto para o congelador. Depois de devidamente resfriadas, são transportadas para os restaurantes em todo os Estados Unidos. Nas lojas, elas são fritas mais uma vez em um óleo similar àquele usado na fábrica, mas com um ingrediente extras: butilhidroquinona. Além de quantidade extra de óleo de soja hidrogenado.
Uma porção grande de batatas fritas contém 510 calorias, 6g de proteína, 24g de gordura, 67g de carboidrato e 29mg de sódio.
Com ajuda da pressão da água e a uma velocidade média de 120km/h,
passam por um cortador para ficarem no formato de palito
Foto: YouTube / Reprodução
Fonte: Terra


sábado, 24 de janeiro de 2015

1.500 Bolsas de estudo podem ser suspensas no Brasil



Em nota, Fernando Luiz Pellegrini Pessoa* alerta sobre a suspensão de bolsas de estudo em programas estratégicos para o desenvolvimento do País

Cerca de 1500 Bolsistas de 32 universidades brasileiras, de 16 Estados, estão ameaçados de ter os seus pagamentos suspensos já nos próximos meses. São bolsistas de graduação e de pós-graduação dos Programas de Recursos Humanos da ANP/MCTI da área de petróleo, gás e biocombustíveis, criados em 1999, premiados nacionalmente e internacionalmente, com mais de 80% de empregabilidade. Esta interrupção, além de causar a paralização das atividades de graduandos, mestres e doutores, gera um problema social imediato, já que muitos destes alunos dependem destas bolsas. Isto está ocorrendo porque não há, até o momento, qualquer previsão orçamentária do governo para estes Programas sustentarem os bolsistas atuais e as pesquisas tecnológicas de ponta que desenvolvem nesta área estratégica para o país.

* Fernando Luiz Pellegrini Pessoa é presidente do Comitê de Coordenadores dos Programa PRH's


Fonte: Jornal da Ciência / SBQ

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

TOY STORY ESCONDIA MAIS UM SEGREDO: A VERDADEIRA IDENTIDADE DA MÃE DO ANDY

Texto original de Jon Negroni:
Tudo começou com um chapéu.
Meses atrás, pensando em uma das minhas teorias anônimas da Pixar, cheguei  a essa proposta louca sobre a mãe do Andy ser a Emily, a dona anterior da Jessie.
Eu ri... mas não é que aquela loucura fazia todo sentido?!
Por um tempo, eu compilei todas as provas e encontrei um incrível contéudo para dar suporte a essa teoria. Primeiro, veja atentamente o chapéu de Cowboy que o Andy usa nos filmes:
Observe:
Como pode ver, o chapéu do Andy é visivelmente diferente do chapéu do Woody. Por quê isso? Por quê Andy não gostaria de usar um chapéu similar ao do seu brinquedo favorito? (TCHÃ NÃ NÃ NÃ)
Não é nenhum segredo que Andy tem uma conexão forte com o Woody. Em Toy Story 2, a mãe do Andy (até agora conhecida apenas como Sra. Davis) menciona que o Woody é um brinquedo antigo da família.
Não se esqueça que Woody não se lembra que ele é uma edição de colecionador, feita em meados de 1950. Diferente dos outros brinquedos que sabem exatamente de onde eles vieram. É possível que Woody não se lembra porque tem feito parte da família do Andy por um bom tempo, possivelmente pertenceU ao pai do Andy.
Porém, precisamos de mais provas. Observe atentamento o chapéu da Jessie:


AH! Esse sim parece familiar. É o mesmo chapéu vermelho com fita branca que o Andy usa. Mas olhe novamente para o chapéu do Andy.
Tem uma marca desbotada no lugar que deveria estar a fita branca. O que você acha que é isso? E o que a Jessie tem haver com isso?
Crianças, vocês lembram da história da Jessie? A dona dela, Emily, cresceu com ela, quase da mesma forma que o Andy e Woody. Ela era incrivelmente amada porém, Emily eventualmente se desfez dela quando cresceu. Jessie ficou guardada por muito tempo, como ela mesma confirma quando tem que voltar para uma caixa e tem um ataque de pânico. Agora, observe o que tem nessa cama no quarto da Emily:

É o chapéu  que aparenta ser similar ao do Andy. O quarto é bem antiquado, deixando a ideia que isso aconteceu anos antes do Andy nascer.
De fato,  essas fotos não são nada modernas:
 A única diferença entre o chapéu que a Emily usa e o chapéu do Andy é a fita branca em volta, a qual está faltando no chapéu do Andy. Entretanto, eles são idênticos.
Outra coisa é a caixa de doação que a Emily coloca a Jessie, nós não vemos o chapéu. Apenas vemos restos da conexão delas, mas o chapéu não está lá. A caixa nem é grande suficiente para comporta-lo. Então, Emily ficou com aquele chapéu... e, talvez, passou para o seu filho, que também cresceu amando bonecos de cowboy.
Nós nunca vimos um close da Emily, mas sabemos que ela tinha cabelos castanhos claros como uma adolescente e era pequena.
Comparada a:
 A foto do meio é o mais perto que chegamos da cor de cabelo que vemos quando Emily era jovem. É perfeitamente comum pensar que o cabelo dela clareou durante os anos.
Isso é o que temos certeza:
Nós não sabemos o primeiro nome da mãe do Andy nem o sobrenome da Emily. Sabemos que os chapéus de Andy e Emily são idênticos e que Emily é adulta suficiente para ser a mãe de Andy. Também sabemos que a Pixar é perfeitamente capaz de aprontar isso sem ser clara demais.
Você deve estar se perguntando como essas duas personagens podem ser a mesma, já que Emily estava disposta a dar a Jessie tão facilmente, enquanto Andy era mais duro.Na verdade, os cenários são muito similares.
Andy também esqueceu do Woody quando ele cresceu, apesar da grande conexão que eles tinham. Andy se defez do Woody, ainda que de forma diferente que a Emily.

No final, faz todo o sentido que essas duas histórias serem tão semelhantes, porque elas estão ligadas pelo sangue. É um infortúnio do destino que Jessie um dia pertenceria ao filho de sua dona, embora nunca vimos a reação da mãe vendo Jessie novamente
Ela provavelmente estava indiferente e acreditava ser uma versão diferente do mesmo brinquedo. Como você responderia se visse seu filho com um brinquedo semelhante a um que você teve quando criança? Sua primeira suposição provavelmente não seria a de que eles são o mesmo brinquedo.

E VOCÊ? O que você acha? Acredita que os dois personagens são o mesmo e que a mãe do Andy/Emily encontrou a redenção através do amor que o filho tinha com o brinquedo que ela deixou para trás? Ou você odeia diversão, amor e destino? COMENTE AI!

Texto original

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefeitura de SP determina que ar-condicionado em ônibus seja obrigatório

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quinta-feira (22), uma portaria no "Diário Oficial do Município" determinando que "todos os veículos vinculados aos serviços de transporte coletivo de passageiro" deverão "estar dotados de equipamentos de ar-condicionado".
Segundo a portaria, a medida tem como propósito "garantir aos cidadãos condições dignas de locomoção, proporcionando maior conforto e segurança". Conforme divulgou o jornal "O Estado de S.Paulo" nesta quarta-feira (21), a diferença de temperatura em um ônibus com sistema de refrigeração e outro sem o equipamento pode chegar até a 12ºC.
A gestão Fernando Haddad (PT) quer que a exigência também faça parte do contrato de concessão dos ônibus. Pendente desde julho de 2013, a licitação está prevista para ser lançada neste primeiro semestre.
"Primeiramente, nós estamos preparando o processo licitatório e isso (exigência do ar-condicionado) vai estar na próxima concessão", declarou o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto, há uma semana.
Ainda de acordo com a portaria, a SPTrans (São Paulo Transporte) deve estabelecer critérios e prazos para que as empresas instalem ar-condicionado nos veículos.
Atualmente, há somente 60 ônibus com ar-condicionado circulando pela capital paulista, de acordo com dados oficiais da SPTrans. Ou seja, apenas 4 a cada mil veículos da frota (de cerca de 14.800 ônibus) estão equipados com refrigeração.
Até o fim do ano, a estimativa é de que ao menos mil veículos com ar-condicionado circulem em todas as regiões da cidade, mas ainda não há prazo oficial para que a frota seja completamente renovada.

Fonte: UOL

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lista de Cursos mais fáceis de passar no SiSU com a nota do ENEM

Fazer um curso de graduação é um sonho de milhares de alunos. Para ingressar em uma instituição de ensino superior, pública ou privada, o aluno deverá realizar o vestibular tradicional da instituição ou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) . Cada universidade possui um método de seleção dos candidatos.
Gostaria de participar do vestibular, mas tem preferência por um curso mais fácil? Veja abaixo os 20 cursos que tiveram a menor nota de corte no SISU 2013, com a respectiva nota e a instituição de ensino superior onde são ministrados!
Universidade Curso Nota de Corte
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Pedagogia 543,72
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Horticultura 558,35
Universidade Federal do Piauí (UFPI) Pedagogia 566,48
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras 567,48
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Letras 568,22
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Pedagogia 570,60
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Alimentos 571,02
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Letras 571,12
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) Matemática 572,56
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Produção de Grãos 572,81
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) Laticínios 573,14
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFarroupilha) Produção de Grãos 573,20
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Alimentos 573,49
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Matemática 578,81
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Ciências Agrárias 581,49
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) Geografia 581,80
Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) Pedagogia 582,84
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Agropecuária Integrada 583,88
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Matemática 584,86
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Gestão Ambiental 587,81
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Sistemas para Internet 588,70
Universidade Federal de Goiás (UFG) Pedagogia 589,38



Mas o que é o SiSU? E por quê utilizá-lo para verificar os cursos mais fáceis?
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem como objetivo selecionar os alunos que desejam ingressar em um curso de graduação. O SiSU foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de selecionar os candidatos para as vagas das instituições de ensino superior públicas. A seleção dos candidatos é feita através da nota no ENEM.
O SiSU utiliza como método de seleção a nota de corte dos cursos de cada faculdade que aderiram ao sistema. A nota de corte é diferente para cada curso. Ela é calculada uma vez por dia, durante todos os dias nos quais as inscrições do SISU ficam abertas. A nota de corte é um parâmetro para os candidatos, pois ela representa a nota mínima que o aluno deve ter para ingressar em determinado curso. Seu cálculo é realizado com base no total de candidatos inscritos no curso e no número de vagas disponíveis no mesmo.
Porém, a nota de corte é apenas uma referência para o candidato, sendo que a mesma não garante a vaga no aluno no curso, pois ela vai se modificando ao longo dos dias de inscrições do SISU, de acordo com o número de candidatos inscritos em determinado curso.
Durante o período de inscrições do SISU, o aluno poderá verificar a sua classificação parcial. Ela é calculada de acordo com a nota do aluno no curso escolhido e a nota de corte deste curso. Quanto menor a nota de corte, mais fácil será o ingresso no curso.

Fonte: MundoVestibular

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Começam inscrições para as 205 mil vagas do Sisu 2015

O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo sisu.mec.gov.br. Não há um horário previsto para o início do funcionamento do sistema, segundo o Ministério da Educação. O prazo vai até as 23h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

O Sisu usa para fazer a seleção para as vagas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, disponibilizadas na última terça-feira (13). No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

Fonte: G1

10 motivos para sua empresa trabalhar com E-commerce


No decorrer do último ano, mais de 9 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela web. Esse número é muito expressivo e prova que os brasileiros estão perdendo o medo de comprar pela internet. Por isso, listamos abaixo 10 motivos para sua empresa não ficar de fora desse mercado:

1-  O e-commerce é um modelo de negócio em constante crescimento: Somente em 2014, as vendas desse setor representaram mais de 39 bilhões de reais. E esse número só não foi maior porque esse foi um ano atípico, com Carnaval tardio, Copa de Mundo e Eleições. A expectativa é que no próximo ano o e-commerce cresça 26%, e fature mais de 49 bilhões.

2-  O custo para se abrir uma loja virtual é muito menor do que o de uma loja física: Você treme só de pensar em aluguel, IPTU, licenças, estoque, material de divulgação e propaganda? Saiba que o custo de implementação e manutenção de uma loja virtual é proporcionalmente muito menor que o da loja física. Mas claro, pesquise bastante antes de contratar uma plataforma, pois o barato pode sair caro.

3- Agilidade na implementação da loja virtual: No mercado existem plataformas que criam uma loja virtual em minutos. Para o pequeno lojista, essa agilidade pode ser uma grande vantagem, pois é possível testar, avaliar os resultados e realizar correções mais rapidamente também.

4- Comodidade para seu cliente: Nem chuva, nem sol, nem frio, nem calor, nem trânsito, nada disso impossibilita seu cliente de comprar na sua loja virtual...já em uma loja física não é bem assim. Das inúmeras vantagens de se comprar pela internet, a comodidade de comprar aquele produto legal do conforto da sua casa é a principal delas.

5- Facilidade de pagamento: Quem compra pela internet tem muitas opções de pagamento, que vão do boleto ao cartão de crédito. Já para o lojista, existem sistemas de integração direta com o banco, o que dá mais segurança no recebimento dos valores.

6- Sua loja fica aberta 24h: Imagine vender 24 horas, em todos os dias do ano, e para qualquer lugar. Em uma loja virtual você não precisa de uma pessoa no balcão para a loja funcionar, pois todo o processo de compra é automatizado, e dessa forma pode converter muito mais vendas do que uma loja física.

7- Sem limitações geográficas para suas vendas: Não importa se seu cliente está na mesma região que você ou no Amazonas, por exemplo. O e-commerce encurtou essa distância, e a única coisa que você precisa se preocupar é em entregar o produto, onde quer que seu cliente esteja.

8- Facilidade de administrar o estoque: No comércio eletrônico você não tem a necessidade de manter um estoque junto à loja. Você pode ter um estoque em um local de custo mais baixo, ou até mesmo trabalhar com o estoque de seu fornecedor, sem necessidade de um depósito próprio.

9- Você consegue se destacar da concorrência: Comparadores de preços permitem apresentar seu produto junto ao concorrente, para que o consumidor escolha entre os melhores preços e condições. Isso ajuda a estimular o comércio eletrônico e é uma grande vantagem sobre o comércio tradicional.

10- Você não tem para onde fugir: A internet mudou o comportamento dos consumidores e os brasileiros definitivamente perderam o medo de comprar pela internet. Então se prepare, pois o futuro é esse.

Fonte: Catraca Livre

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

2 mochilas, 1 bilhete de ônibus e #Partiu #LasVegas

Manhã do dia 25 de dezembro. Natal. Eu peguei duas mochilas, comprei um bilhete de ônibus saindo de Moscow (Idaho) e fui me embora para Las Vegas. Eu sabia que viajar no Natal seria muito mais barato. Las Vegas seria a primeira parada das minhas férias e a mais breve delas. De Las Vegas seguiria para San Diego e iria subindo por toda a Califórnia até San Francisco. Foi assim que passei minhas férias. Fui quase sem nenhum planejamento, porque não tive tempo disso, estava até dias anteriores totalmente envolvido nos estudos. Fui bastante aventureiro, corajoso e até muito maluco, mas como já disse "o novo" me fascina. Estarei postando algumas coisas legais e outras não tão legais que aconteceram durante essa viagem.