quarta-feira, 5 de março de 2025

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Jesus em Êxodo 3: O Verbo se fez Carne... e Substantivo

Moisés pastoreava ovelhas quando Deus o convocou para ser pastor de homens, semelhante a Davi (Salmos 78.71). E de forma análoga, Jesus convocou pescadores para se tornarem pescadores de homens. (Mateus 4:19). A mesma voz que convocou um pastor do deserto para ser o fundador da igreja do antigo testamento, depois convocou pescadores de seus barcos, para serem os fundadores da igreja do novo testamento.


O “Anjo de YHWH” ou ainda “Anjo YHWH” (maVak YHWH) apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça, que não se consumia. Deus diz para Moisés não se aproximar porque aquele lugar era terra santa. O Anjo do SENHOR estava na sarça, mas como em outros textos da escritura, esse Anjo é diferente dos outros anjos, sempre ele aparece na Bíblia de maneira intrigante, porque ele fala como se fosse o próprio Deus. E sempre que ele aparece fica aquela dúvida: É um anjo de Deus ou é o próprio Deus? Muito diferente dos outros anjos. Ele é Deus visivel para nós. Diferente de Deus, mas ainda é Deus.


Se o Anjo do Senhor é chamado de YHWH (ou Yahweh) pela Torá, qual impedimento teríamos de dizer que o Filho único de Deus é YHWH? Ele é Deus visivel para nós. Diferente de Deus Pai, mas ainda é Deus.


Esse anjo-pessoa tem características reais: exerce autoridade, exige obediência e decreta ordens. Fala como soberano tanto do Egito como de Israel. Exige humildade em sua presença. Expressa uma preocupação de pastor para com seus súditos; ele os ouviu e respondeu ao seu clamor. Ele liberta seu povo ao mesmo tempo que faz o julgamento dos opressores. Ele protege os escravos e provê para eles. Ele é compassivo e pode demonstrá-lo em virtude de sua autoridade e poder. A conclusão é inconfundível: ele tem todas as características que se espera de uma figura messianica considerado do ponto de vista espiritual, moral, econômico, político ou militar. A expressão maVak yhwh no sentido mais estrito é realmente messiânica — ele é o Messias em manifestações pré-encarnadas.

Este fogo não estava em um cedro alto e majestoso, mas em uma sarça, um arbusto com espinhos (este é o significado da palavra hebraica). Porque Deus escolhe os fracos e despreza as coisas altivas do mundo (assim como Moisés, que agora era um pobre pastor de ovelhas), para com eles confundir os sábios. Segundo Tito Flávio Clemente, conhecido como Clemente de Alexandria (150-215 d.C.), haveria conexão entre esses espinhos da Sarça e a coroa de espinhos que Jesus recebeu em sua crucificação, algo que indicaria o sofrimento humano (advindo da maldição de Gênesis 3:18, que diz que a terra produziria espinhos) e a presença redentora de Deus (na qual Cristo carrega essa maldição sobre si). .

Deus diz para Moisés não se aproximar porque ali era terra santa. A cena é um protótipo do que seria o tabernáculo, uma pessoa da tribo de Levi se aproximando da terra santa onde Deus estava presente, e a sarça que não se consumia prefigurando o candelabro, cuja luz não se apagava. 

Deus se apresenta dizendo “Eu Sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó!”. O SENHOR JESUS usou justamente esse trecho para responder os saduceus (que não acreditavam na ressurreição), deixando-os sem resposta ao comentar “Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mateus 22:32, Marcos 12:27 e Lucas 20:38). Pois Deus não disse que “era” o Deus de Abrãao, Isaque e Jacó, mas disse “eu sou” no presente. Um pequeno detalhe que deixa claro a realidade da ressurreição e a precisão do texto bíblico até nos mínimos detalhes.

E chegando ao clímax do texto, Moisés pergunta o nome de Deus. E Deus responde “Eu sou o que Sou”, ou se formos mais técnicos a tradução seria “Eu Serei o que Serei”. Segundo o professor e hebraísta Luiz Sayão, coordenador da tradução NVI, o sentido é “Eu escolherei ser aquilo que Eu decidir”. Diferente dos ídolos egipcios, onde aqueles que tinham acesso ao nome do ídolo ganhava um certo controle sobre a divindade, o Deus de Israel é Soberano e deixa claro que não pode ser controlado por ninguém. Nas palavras de CS Lewis “Ele não é um leão domesticado”.
Dessa expressão “Eu Sou o que Sou” ou “Eu Serei o que Serei”, que se forma o tetragrama YHWH (יהוה). que é uma forma derivada do verbo "ser" em hebraico. O verbo Ser transformado em substantivo, isto é, o nome de Deus.

Alguns capítulos mais tarde, YHWH promete enviar o “Anjo do Senhor” para conduzir seu povo, e diz que Nele habitava seu Nome:

"Enviarei um anjo à sua frente para protegê-los ao longo da jornada e conduzi-los em segurança ao lugar que lhes preparei. Prestem muita atenção nele e obedeçam as suas instruções. Não se rebelem contra ele, porque não perdoará sua rebeldia, pois nele está o meu Nome." (Êxodo 23:20-21)


O nome de Jesus em hebraico "Yeshua" (ישוע) uma abreviação de "Yehoshua" (יהושע) carrega dentro de si o tetragrama YHWH (יהוה), simbolizando que Jesus carrega em si a essência de Deus. O nome de Jesus literalmente significa "YHWH é salvação" ou “A Salvação pertence a YHWH”. Implicitamente liga os conceitos de Deus como salvador e redentor através de Jesus. E de fato, em JESUS está o nome de DEUS.

YHWH se fez carne e habitou entre nós, e o conhecemos como Yeshua (Jesus). Como um novo Êxodo, YHWH novamente diz “Desci para livrá-lo” (v. 8), não mais numa sarça no deserto, mas agora numa humilde manjedoura. O Verbo novamente se fez Substantivo (Jesus), mas não apenas isso, se fez carne também.

Mas o Deus Eterno, cujo universo inteiro não pode o conter, poderia se tornar um simples ser humano? A resposta está no seu próprio nome “Eu escolherei ser aquilo que Eu decidir”.

“E toda a língua confesse que Jesus Cristo é YHWH, para glória de seu Pai Elohim” (Filipenses 2:11)

“Ninguém pode dizer: "Jesus é YHWH", a não ser pelo Espírito Santo” (1 Corintios 12:3) 


*Clique aqui para conhecer a revelação de Jesus em outros capítulos da Bíblia



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