quarta-feira, 26 de março de 2014

International Masterclasses na UFABC

Monitores e Professores do Masterclass UFABC
Quem acompanha minha página no facebook deve ter visto algo sobre Masterclass UFABC e LHC. Por esses dias estive participando da organização do evento International Masterclasses - HandsOn in ParticlePhysics na Universidade Federal do ABC. Esse evento é uma iniciativa de divulgação científica do CERN (EuropeanOrganization for Nuclear Research) em parceria com universidade e centros de pesquisas de diversos países.
Isso mesmo, o CERN!
O Masterclasses, foi organizado por professores e alunos da UFABC, teve duração de 2 dias no qual licenciandos, professores e estudantes do ensino médio tiveram oportunidades de conhecer e discutir aspectos da física de partículas elementares com pesquisadores da área de física de altas energias que mantém colaborações com o CERN; além de refletirem sobre  práticas de ensino inovadoras de conteúdos relacionados ao evento com pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Estiveram presentes alunos e professores da USP, UNIFESP, UNIFEI, UFTM, IFSP e PUCRS (Me avisem se esqueci de alguma).
Abertura com o Pró-Reitor de Extensão: Prof. Dr. Daniel Pansarelli
Prof. Dr. Eduardo de Moraes Gregores palestrou sobre a Física de Partículas.
 Em seguida houve a apresentação do grupo "Ciência em Show" que conduziu atividades práticas sobre física moderna e contemporânea. Eu fiz um post anterior sobre o Ciência em Show, para ver clique aqui.
Como um cientista se sente na
apresentação do Ciência em Show
Depois do Ciência em Show, os participantes trabalharam com dados reais produzidos no LHC (LargeHadronCollider), analisando alguns eventos em física de partículas mediante um software disponibilizado gratuitamente pela equipe organizadora do CERN. Os resultados obtidos pelos grupos em diferentes países foram apresentados e discutidos no dia seguinte simultaneamente em videoconferência via Vidyo, conduzida pelos pesquisadores do LHC. Os participantes do evento foram preparados para usar o software. Para facilitar o aprendizado da ferramenta, dividiu-se a turma em alunos do ensino médio e pesquisadores do nível superior. Neste momento eu e os demais monitores auxiliávamos no uso da ferramenta.
Monitores decidindo quem iria ajudar os alunos do ensino-médio e quem iria
responder as duvidas cabulosas dos licenciados em física.

Depois disso o pessoal conheceu os laboratórios da UFABC, onde realizaram-se algumas experiências. No dia seguinte o professor Dr. Pedro Galli Mercadante propôs uma discussão integrando os conhecimentos adquiridos e discutindo os resultados da atividade.
Em seguida, a parte mais legal: o Coffee-Break.
Confesso que cedi a modinha da "geração Instagram".

"De volta a sala da Liga da Justiça..."
Iniciamos a nossa participação em uma videoconferência cientistas do CERN.
Discutimos nossos resultados, comparando-os com outras universidades. Os alunos do ensino médio, puderam fazer algumas perguntas aos cientistas do CERN.

A nossa reação quando nos conectamos na videoconferência, foi mais ou menos assim:

Na videoconferência o que foi mais marcante foi a pergunta nada técnica dos alunos poloneses: "Como faço para trabalhar no LHC?" (rsrsrs...).

Por fim, fizemos uma mesa de encerramento, promovendo uma discussão analisando o masterclasses, e o que poderíamos fazer em edições futuras para melhorar e ampliar o evento.
Professora Dra. Giselle, coordenadora do
Masterclasses na UFABC, finalizando o evento.
Certificados de participação do CERN e da UFABC
Foi muito bom participar do evento, conheci pessoas muito legais, e aprendi bastante. Estaremos esperando a nova edição do evento.

Isso é tudo pessoal.

Até mais!

0 comments:

Postar um comentário