Feliz Dia da independência do Brasil!
Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I bradou, perante a sua comitiva, “Independência ou Morte”, que significou a liberdade política, econômica e social do país.
Para a concretização da independência ocorreram outras reações como o “Dia do Fico”, ocorrido em 9 de janeiro de 1822, quando D. Pedro I recebeu uma carta vinda de Portugal, exigindo seu retorno.
A ideia de Portugal era recolonizar o Brasil, mas a presença de D. Pedro I impedia a conquista. Com isso, o príncipe proclamou sua resposta com a expressão: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".
Após o “Dia do Fico”, D. Pedro I tomou a iniciativa de tornar o Brasil independente, para isso, convocou a Assembleia Constituinte e determinou que nenhuma lei de Portugal fosse colocada em vigor na sociedade.
O príncipe fez uma viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar os ânimos, devido os últimos acontecimentos, pois temiam uma desestabilização social. Durante a viagem, ele recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Quando D. Pedro I recebeu a notícia estava próximo ao riacho do Ipiranga viajando de Santos para São Paulo. Diante da situação, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!", as margens do riacho. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do país. Em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
A IMPORTÂNCIA DA DATA PARA O BRASILEIRO
O professor do Departamento de História da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Antonio Souza, explicou que o 7 de setembro de 1822 representa um momento com grandes significados para a História do Brasil, pois o País passava de colônia a um império, uma monarquia.
“Nos primeiros momentos, o simples episódio da independência não significou muito ao povo brasileiro, o qual não tinha conhecimento do que realmente estava acontecendo. Os beneficiados com a independência foram os chamados barões do café”, complementou.
A presença de negros, índios e brancos, que viviam em condições miseráveis, mostra a realidade daquele tempo, onde muitos estavam em regime de escravidão. “Mas isso é visto somente até os primeiros momentos antes da proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889”, ressaltou o professor.
Ele afirmou que hoje, já com a independência, pode-se perceber os reflexos na economia e na política, principalmente quando se fala em status, em que o Brasil se tornou referência e está entre os países mais importantes da América Latina. Mesmo assim, ainda há muita coisa para ser modificada.
“Foram muitos os benefícios da independência, porém continuamos vendo a população pobre sendo esmagada e os naquela época conhecidos como barões do café hoje transformaram-se em grandes empresários e industriais, os quais continuam com acesso livre à economia”, declarou.
0 comments:
Postar um comentário