22:49 -
Leituras
No comments
A Pregação mais famosa do mundo que não está na Bíblia
Naquela época não existiam lâmpadas, então a didática era a seguinte: o pregador escreve o sermão, acende uma lamparina e lê o que escreveu. Mas enquanto Jonathan Edwards lia o seu sermão, as pessoas que o escutavam choravam desesperadamente e se agarravam às colunas da igreja com temor do inferno, dizendo que sentiam o chão se abrir e o que o inferno estava sugando-as.
Edwards não era bom orador, as condições da igreja era precárias. Mas houve exposição clara da Palavra de Deus. Esse é o poder da Palavra de Deus! Não há didática que limite o seu poder, não há orador que a impeça de impactar corações. A Palavra de Deus não precisa da ajuda de nada, nem de ninguém. Ela age sozinha.
Na opinião de Wesley L. Duewel, este sermão contribuiu grandemente para a continuação do avivamento (Grande Despertamento de 1720s-40s), o primeiro evento da história norte-americana a atingir pessoas das diferentes colônias com um interesse religioso comum.
Isso me mostra que não devemos tentar "inventar a roda", não precisamos tentar criar novidades para atrair pessoas, muito menos fazer pregações para entreter o rebanho. A "roda" já foi inventada. Basta expor a Palavra de Deus, do modo exato como ela esta na Bíblia. E o Espírito Santo fará a Palavra Pregada se tornar em Palavra Eficaz.
Segue a leitura do sermão de "Pecadores nas mãos de um Deus irado":
0 comments:
Postar um comentário