domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Pregação mais famosa do mundo que não está na Bíblia

Depois dos sermões escritos na Bíblia, o sermão fora da Bíblia que ficou mais conhecido no mundo foi um sermão de Jonathan Edward, chamado "Pecadores nas mãos de um Deus irado". Jonathan Edward passou três dias em oração e jejum para que Deus intervisse na sua Igreja que era mundana. O sermão pregado naquela noite não foi sobre o amor de Deus, mas sim sobre a ira divina. A mensagem ficou na história. O resultado foi que 500 pessoas se converteram naquela noite. Durante a madrugada podia se ouvir o choro de muitos em arrependimento por seus pecados.

Naquela época não existiam lâmpadas, então a didática era a seguinte: o pregador escreve o sermão, acende uma lamparina e lê o que escreveu. Mas enquanto Jonathan Edwards lia o seu sermão, as pessoas que o escutavam choravam desesperadamente e se agarravam às colunas da igreja com temor do inferno, dizendo que sentiam o chão se abrir e o que o inferno estava sugando-as.

Edwards não era bom orador, as condições da igreja era precárias. Mas houve exposição clara da Palavra de Deus. Esse é o poder da Palavra de Deus! Não há didática que limite o seu poder, não há orador que a impeça de impactar corações. A Palavra de Deus não precisa da ajuda de nada, nem de ninguém. Ela age sozinha.

Na opinião de Wesley L. Duewel, este sermão contribuiu grandemente para a continuação do avivamento (Grande Despertamento de 1720s-40s), o primeiro evento da história norte-americana a atingir pessoas das diferentes colônias com um interesse religioso comum.

Isso me mostra que não devemos tentar "inventar a roda", não precisamos tentar criar novidades para atrair pessoas, muito menos fazer pregações para entreter o rebanho. A "roda" já foi inventada. Basta expor a Palavra de Deus, do modo exato como ela esta na Bíblia. E o Espírito Santo fará a Palavra Pregada se tornar em Palavra Eficaz.

Segue a leitura do sermão de "Pecadores nas mãos de um Deus irado":

0 comments:

Postar um comentário