quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

São Paulo ganhará 12 laboratórios públicos de fabricação digital

 
O secretário municipal de serviços de São Paulo Simão Pedro anunciou durante a abertura da Campus Party 2015 que a prefeitura irá instalar 12 laboratórios de fabricação digital, conhecidos como FabLabs, na cidade de São Paulo até o final de 2015.
Os FabLabs são centros de produção que disponibilizam aparelhos de última geração, como impressoras 3D e cortadores a laser, para fabricação de máquinas e realização de experimentos. A ideia é incentivar criação de protótipos sem depender da escala industrial.
Até agora, existem em São Paulo apenas FabLabs ligados a clubes e associações ou instituições de ensino. A ideia da prefeitura é instalar os laboratórios em regiões fora do centro expandido ou em partes da cidade que estejam em processo de revitalização.
A Vila Itororó, antigo cortiço na região do Bexiga que será transformado em centro cultural, e o bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, irão receber duas das doze FabLabs que serão instaladas.
“As pessoas não precisam mais dos Telecentros [centros públicos de inclusão digital], já que podem acessar a internet por aparelhos móveis. Queremos um espaço no qual a comunidade possa utilizar impressoras 3D, por exemplo”, afirmou o secretario municipal. A inspiração dos FabLabs paulistanos são os centros implantados em Bogotá, capital da Colômbia, e Barcelona, na Espanha.
O edital para licitação dos equipamentos e capacitação dos instrutores e professores deve ser publicado até a próxima semana. A expectativa da prefeitura é de que os FabLabs comecem a funcionar até o final do ano.

Fonte: Info

0 comments:

Postar um comentário