sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ranking da Turquia coloca a área de Física da UFABC entre as 4 melhores do Brasil

O URAP - Ranking Universitário por Desempenho Acadêmico, em tradução livre para o português – colocou a UFABC no quarto lugar entre as instituições brasileiras na área de Ciências Físicas, em aferição que levou em conta o biênio 2013/2014. Nas áreas de Ciências Matemáticas, Ciências Químicas e Engenharia, a Universidade ocupou, entre as instituições de Ensino Superior do país, a sexta, décima terceira e a décima quinta posições, respectivamente.
Na aferição mundial do ranking, a área de Ciências Físicas foi também a responsável pela melhor posição alcançada pela UFABC – 282º. As demais áreas da UFABC ficaram todas entre as mil primeiras – Ciências Matemáticas (432º), Ciências Químicas (759º) e Engenharia (947º).
Criado em 2009 pela Universidade Técnica do Oriente Médio, localizada em Ancara, na Turquia, o URAP avaliou instituições de Ensino Superior em 23 áreas neste ano. De acordo com carta enviada à UFABC por Nazife Baykal, diretor da Universidade, "o ranking é totalmente baseado em dados objetivos obtidos de fontes confiáveis".
Em anos anteriores, a UFABC já havia obtido boas colocações em rankings como o Webometrics, o RUF (Ranking Universitário Folha), no qual figurou na primeira posição no quesito internacionalização, e o Scimago, em que a UFABC obteve a primeira colocação entre as universidades brasileiras em impacto e excelência das suas pesquisas.
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas no site http://www.urapcenter.org/2014/index.php.

Via: Assessoria de Comunicação e Imprensa UFABC

0 comments:

Postar um comentário