quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

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A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 28: A escada até Deus

No Talmud, um livro da tradição judaica, o Rav Ben Abba (em nome do Rav Yochanam) diz que “Todas as profecias dos profetas apontam somente para os dias do Messias” (Sanhedrin 991a). Sendo assim, toda a Torá como um livro profético aponta para o Messias prometido. Judeus e cristãos precisam concordar: o Messias tem um papel central em toda a Escritura Sagrada. Uma centralidade tão grande que seria problemática se o Messias não fosse o próprio Deus encarnado. Neste capítulo não é diferente. Isaque se rende à vontade de Deus e reafirma a bênção sobre Jacó. Agora, de maneira direcionada e explícita, reconhece o decreto de Deus de que Jacó seria o legítimo herdeiro da promessa de Abraão. Assim o texto confirma Jacó como o precursor da linhagem da promessa. E por outro lado, confirma Esaú como sendo da linhagem da serpente (Gênesis 3:15), visto seu comportamento em desonrar os pais, de não se importar com a vontade de Deus e casar-se por “birra” com esposas de costumes idólatras, ele simboliza assim aquelas pessoas não alcançadas pela graça de Deus e que estão em constante estado de rebelião contra Deus e indiferentes às suas leis. Jacó inicia sua peregrinação para Padã-Arã, sozinho e aflito. Num lugar qualquer no meio do caminho, se deitou e usou uma pedra como travesseiro. Jacó tem um sonho profético, e neste sonho ele viu uma escada que ligava os céus e a terra, a escada “foi posta na terra”, Deus a colocou ali. Aquela escada era o eixo central entre céus e a terra, o ponto de ligação entre Deus e os homens. Os anjos subiam e desciam por essa escada. O texto diz que “Perto dele estava o Senhor”, semelhante a segunda revelação de Deus em Betel (35.13), o texto indica que Deus “desce” e se aproxima de Jacó. Jacó chamou aquele lugar de Betel (Bêṯ-ʼĒl, que significa "Casa de Deus"). Poderíamos dizer que esta escada é o oposto da Torre de Babel, na torre de Babel os homens tentam alcançar Deus por seus próprios meios, mas no Evangelho é Deus que alcança os homens. Quem conhece o Novo Testamento já deve estar espantado com as semelhanças. Jesus é o Deus que desceu (João 6:33). Ele não ficou no alto e sublime trono, mas desceu para habitar com o humilde e aflito de espírito (Isaías 57:15). Jesus é Deus conosco, Ele está perto (Lucas 1:31). Jacó estava em um lugar qualquer, mas Cristo torna tudo diferente. Jesus é a escada que une um pecador como Jacó com um Deus Santo, sem que Jacó fizesse qualquer coisa para merecer, unicamente por misericórdia. Jesus é quem envia os seus anjos como "espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação" (Hebreus 1:14).

“Jesus respondeu: [...] Coisas maiores do que estas verás. Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.” (João 1:50,51)

Deus reafirma com Jacó a aliança que fez com Abraão e Isaque, e promete: “Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência (ou semente)” (Gn 28:14). Agora o próprio Deus confirma que Jacó é o portador da linhagem santa que trará o Messias ao mundo. Em hebraico a raiz da palavra abençoar é a mesma da palavra enxertar. Este episódio está muito ligado à missão de Israel. A profecia de Isaque sobre Jacó, era “que você se torne uma comunidade de povos” (Gênesis 28:3). Está muito claro que Deus nunca quis escolher uma etnia na Terra e condenar todas as outras, pelo contrário, era para Israel trazer a luz para as demais nações e povos, era para preparar o caminho para o Messias. E a missão do Messias, descendente de Israel, era unir os dois mundos, unir os céus e a terra, o Deus Santo e os pecadores, enxertar pessoas e povos que estão desligados de Deus. Foi isso que Jesus Cristo fez. Jesus Cristo, o judeu descendente de Jacó, foi único o em toda a história de Israel que levou a bilhões de não-judeus de todas as nações (incluindo eu, 2 mil anos depois em terrras tupiniquins) o conhecimento da Torá, e do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Não apenas um conhecimento teórico, mas uma vida de relacionamento verdadeiro com Deus. Israel nos deu Jesus Cristo, e Jesus nos ligou às promessas de Deus. E o mais importante: Jesus nos ligou novamente a Deus.

“Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” (Efésios 2:11-22)

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

13:03 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 27: #SomosTodosVilões

Uma história estranha, uma história feia, uma história humana. Uma narrativa que se passa no interior da família da promessa, aquela que traria o Messias ao mundo, a dos grandes patriarcas, a que Deus escolheu dentre todas as famílias da terra, a linhagem santa. Mas quando você olha o capítulo 27, você percebe uma família problemática, pecaminosa, dividida, cheia intrigas e muito pecado. Uma história sem heróis, apenas vilões. Em meio a tantas tramoias e maquinações humanas, o silêncio de Deus neste capítulo é ensurdecedor. Não seria essa a sua história também? Isaque, o patriarca que deveria liderar espiritualmente sua família parece cego não apenas fisicamente, mas também espiritualmente. Isaque mesmo sabendo que Deus havia escolhido Jacó para dar sequência na linhagem do Messias (Gênesis 25:23), quis mudar a verdade de Deus e chamou Esaú para abençoá-lo, ignorando assim a vontade do Senhor e agindo segundo a tradição humana (de abençoar o filho mais velho) e segundo suas próprias preferências. Além disso, Isaque comercializou a benção de Deus em benefício próprio, barganhando a bênção que ele recebeu de graça e incondicionalmente. Rebeca, embora quisesse que a benção fosse dada para Jacó, agiu por meio de engano e mentira para favorecer seu filho favorito. Rebeca ouve atrás das portas e faz fofoca. Ela trama contra o próprio marido para favorecer o filho predileto. Um casamento dividido. Para ela, os fins justificam os meios. Jacó, quando toma conhecimento do plano fica com medo das consequências. Sua preocupação não era em fazer o que era certo, era o medo de ser pego. Jacó era astuto e mentiroso, aproveitando o momento de fome do irmão para tentar tirar vantagem em cima dele, ainda usou o nome santo de Deus para enganar seu pai (Gênesis 27:20). Esaú, era um homem profano, mostrava total desprezo pelas coisas de Deus, ao ponto de trocar a benção do Senhor por um prato de comida (Gênesis 25:34). Esaú quer ser abençoado por Deus, mas não faz questão de Deus. Casou-se com mulheres idólatras e ainda planejou assassinar seu irmão. O desfecho da história demonstra que Deus, aparentemente em silêncio, estava também lidando com o pecado de todos os personagens da história ao mesmo tempo. Isaque aprendeu que quem manda é Deus, pois sem querer acabou fazendo a vontade do Senhor. Rebeca jamais veria seu filho favorito novamente, e amargou a dura consequência dos seus atos. Jacó teria de enfrentar a vida sem pai, sem mãe, sem irmão, indo para a casa de Labão onde sofreria na própria pele a dor de ser enganado. Esaú, que queria as bênçãos de Deus desprezando a Deus, recebeu na verdade uma maldição do seu pai (que queria abençoá-lo). O silêncio de Deus nos mostra que os personagens são totalmente responsáveis pelo que fazem, não são marionetes de Deus. E na verdade tudo isso mostra que Deus é tão poderoso, que não precisa da obediência dos homens para cumprir sua palavra. A Bíblia está colocando várias histórias diante de nós, algumas tristes, algumas alegres, algumas santas, outras profanas, algumas demonstrando coragem, outras covardia, umas histórias bonitas, outras bem estranhas e feias… mas um fio dourado está passando e amarrando todas essas histórias. Este fio dourado é a história da redenção que vai sendo costurada e desenvolvida até seu ápice em Jesus Cristo. Lendo Gênesis 27, qualquer pessoa se perguntaria “Como seriam executados os planos de Deus por meio dessa família tão cheia de egoísmo, tanta intriga e mentira?”. O agir de Deus e o crescimento do Seu reino nunca foi por meio de nós, mas apesar de nós. A história da redenção continuava e continua inalterada e progredindo, mesmo diante do fracasso absoluto dos homens daquele e do nosso tempo. O fracasso de todos, incluindo dos crentes, aponta para a necessidade de um herói nessa história com tantos vilões, e certamente o herói não era Isaque, muito menos Jacó, muito menos ainda eu, você, seu pastor, Israel ou a igreja. Essa na verdade é uma história de herói diferente, na Bíblia o herói morre para salvar os vilões. A vinda de Jesus Cristo não poderia ser impedida pela oposição, fracasso ou falta de fé dos homens. Ele é capaz de fazer a Sua vontade prevalecer apesar de tudo. O beijo de Judas, os testemunhos falsos do sinédrio para condenar Jesus, dentre tantos outros exemplos…acabaram por cumprir os planos de Deus mesmo quando a intenção pecaminosa dos indivíduos era atrapalhar. Deus esbanja pleno controle de todas as circunstâncias e de todas as variáveis. Deus é soberano.

sábado, 18 de dezembro de 2021

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

09:59 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 26: A História Recontada

O capítulo 26 parece uma repetição do capítulo 20, Isaque passa por uma situação muito similar à de seu pai Abraão. A intenção deste texto é simples: demonstrar que Isaque é o legítimo herdeiro da promessa de Abraão, “um pequeno Abraão”. O texto mostra que da mesma forma como Deus havia abençoado Abraão, agora Ele estava fazendo o mesmo com Isaque. Deus tinha falado para Abraão que no seu descendente seriam benditas todas as nações da Terra, e agora Deus reafirma a mesma promessa para Isaque:

"... E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis" (Gênesis 26:4-5).

Fica evidente que o Messias seria da linhagem de Isaque. Um descendente de Isaque, mas não o próprio Isaque, que cumpriria tal promessa. Na genealogia de Jesus percebemos que Cristo é descendente de Isaque (Lucas 3:23-34). Naquele tempo as pessoas mudavam-se para o Egito para se proteger de tempos de crise. Porém, Deus ordena que Isaque não descesse para o Egito, mas habitasse na terra que Ele mostraria. A palavra hebraica para “habita” indica um forasteiro ou um residente extrangeiro na terra. Assim como Deus chamou Abraão para ser um peregrino (Gênesis 13), agora ele chama Isaque para peregrinar na terra prometida:

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. [...] confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. [...] uma pátria superior, isto é, celestial” (Hebreus 11:8-16)

Vale lembrar que se retirarmos a interpretação do Novo Testamento sobre a terra prometida (a pátria celestial), e considerarmos como uma promessa literal (entendimento judaico), seremos obrigados admitir que a profecia de Deus (Gênesis 17:8) falhou para Abraão, Isaque e sua descendência, pois eles foram peregrinos na terra (leia meu comentário sobre Gênesis 23). Ou a Palavra do Deus Eterno falhou ou precisamos admitir que o Novo Testamento está certo. O mesmo Isaque que demonstrou fé em Deus, semelhante ao seu pai Abraão, e confiante não foi para o Egito, também, semelhante ao seu pai, pecou na sequência ao mentir sobre seu relacionamento com sua esposa, por medo de ser morto e não confiando na proteção de Deus. A história está sendo recontada, e será recontada outras vezes. Esta é a história de cada um dos "heróis da fé”, uma história de pessoas comuns com altos e baixos. Homens que tem qualidades tão únicas que simbolicamente apontam para Cristo, e defeitos tão comuns que nos lembram que são apenas símbolos e nada além disso. Assim como Abraão, o texto mostra que Deus abençoou e prosperou grandemente Isaque. A prosperidade de Isaque, porém, gerou muita inveja dos moradores daquele lugar. Eles enterraram os poços do patriarca, e Isaque demonstrou um caráter dócil e pacificador. Mesmo podendo esmagar seu inimigos, Isaque expressou uma qualidade muito preciosa da semente messiânica. O papel pacifico, a atitude submissa, a predisposição para sofrer silenciosamente, em vez de tomar vingança, são algumas das características deste que não é apenas um “pequeno tipo de Abraão”, mas também um “pequeno tipo de Cristo”.

“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7)

O capítulo termina mostrando o contraste desta linhagem santa na qual trará o Messias ao mundo, com a linhagem do profano Esaú que desprezou a aliança do Senhor, e como consequência se casou com cananeias, desligando-se assim definitivamente da família da promessa. Que possamos ter o mesmo espírito conciliador e pacificador de Isaque, não resistindo aos maus, amando nossos inimigos, dando a outra face, fugindo sempre que possível de conflitos, e assim refletir um pouco da beleza do caráter de Jesus Cristo.

09:53 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 25: The Chosen


 Abraão representava aqueles que nasceram de novo (Romanos 4:17,18), pois sexualmente já estava “amortecido”, e Deus para cumprir sua promessa revigorou Abraão e assim nasceu Isaque. Interessante observar que este “novo nascimento” não retrocedeu mais, pois Abraão no fim da vida teve filhos com Quetura.

O início do capítulo também demonstra a exclusividade da promessa. Ao repartir a herança, deu alguns presentes aos demais filhos, mas deixou absolutamente tudo para Isaque, por ser o filho da promessa, da linhagem que traria o Messias. Semelhantemente a Cristo, a quem o Deus Pai "constituiu herdeiro de tudo" (Hebreus 1:2). Abraão mandou os outros filhos para a terra oriental, pois ele sabia que Deus abençoaria eles, e enviando-os para longe evitaria futuras disputas com a descendência de Isaque sobre direitos à Terra Prometida.

Assim como Abraão, até aqui Deus veio separando uma linhagem das demais. Do capítulo 1 de gênesis até aqui, a Bíblia narra a história de uma genealogia escolhida por Deus e que vai terminar no cumprimento da promessa de um descendente de Eva que resolveria o problema do pecado e esmagaria a serpente, e que também seria descendente de Isaque e nele seriam benditas todas as famílias da terra. Mas ao longo da história, estamos vendo que a descendência da mulher (ou descendência do Messias) estão em constante guerra com a descendência da serpente.

“Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. (Gênesis 3:15)

 Rebeca concebe mesmo sendo estéril. Este é outro sinal muito constante nas mulheres da linhagem do Messias, e aponta para o próprio nascimento milagroso de Jesus.

Rebeca está grávida de gêmeos, e percebe algo estranho… os bebês lutavam dentro dela. Mesmo sendo gêmeos, a descendência de Eva e a descendência da serpente estavam em guerra dentro do ventre.

Este texto reforça que não se trata de questão de DNA, por ser filho de Abraão ou Isaque, também não depende da nossa vontade ou de qualquer coisa que façamos, a promessa depende exclusivamente da vontade de Deus. Tanto Jacó como Esaú tinham problemas de caráter e personalidade, ambos eram pecadores e mereciam a punição de Deus. Mas a misericórdia de Deus não depende da nossa bondade, da nossa caridade ou boas obras, depende unicamente da fidelidade de Deus com sua promessa. Pode parecer ruim, mas na verdade é exatamente por isso que podemos confiar, se dependesse de mérito humano estaríamos arruinados, mas a promessa certamente vai se cumprir porque está firmada em um alicerce inabalável; Deus.

Eu sei. Pra mim foi bem chocante também... recomendo um chá de camomila ou erva-doce (pra acalmar rsrs) acompanhado de uma boa leitura do livro de Romanos para pensar melhor sobre o assunto: Mas sim, Deus escolheu Jacó ao invés de Esaú quando eles ainda eram bebês e não haviam feito nada de bom ou ruim.

Vou te dar uma mãozinha:

“não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão. [...] Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo". Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. [...] Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? " Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ " O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?” (Romanos 9:8-27)

Simplificando o argumento de Paulo no capítulo 9, é mais ou menos assim:

1 - Deus é seu dono, e Ele tem direito de fazer o que Ele quiser com quem Ele quiser.
2- Deus estaria sendo injusto se Ele te der algo que você não merece, mas como todos pecaram e merecem o inferno, ele seria plenamente justo ao mandar a humanidade inteira pro inferno.
3- Mas se Deus escolhe usar de misericórdia com algumas pessoas, assim como Jacó, e pelo sacrifício substitutivo de Jesus ele decide perdoar essas pessoas, Ele não cometeu nenhuma injustiça com aquelas que mereciam o inferno em dar simplesmente o que eles mereciam, na verdade ele ainda foi tolerante em suportá-los.

Para uns Deus dá Graça, para outros dá a Justiça, mas para ninguém Ele dá injustiça.

Se você algum dia ouviu a mensagem do Evangelho, se arrependeu dos seus pecados e creu em Jesus Cristo, isso não aconteceu porque você é melhor, mais inteligente ou sortudo que os outros, nem mesmo porque Deus viu algo em você. Agradeça a Deus por te escolher apesar de quem você é. Foram pelos méritos de Jesus, pelo sacrifício substitutivo que gerou “créditos” suficientes para Deus perdoar a dívida de quem Ele quiser perdoar. Se você recebeu a Jesus, foi porque o Espírito Santo trabalhou em seu coração e te conduziu para isso.

Aos não-crentes meu conselho é: Tema a Deus, pois salvá-lo ou condená-lo no fim das contas é uma decisão Dele. Arrependa-se dos seus pecados, e clame, implore a Jesus para perdoar seus pecados e te salvar. Quem sabe Ele te atende. Talvez Deus escolha usar de misericórdia com você, pode ser que ainda haja esperança pra você. Por isso oramos pela conversão de incrédulos, pois sabemos que Deus pode te incluir na linhagem santa por meio de Jesus.

Eram dois pecadores que mereciam o inferno.

Deus deixou Esaú seguir seu próprio caminho, e a consequência de não ter sido salvo, foi que no fim do capítulo Esaú troca a promessa por um simples prato de comida.

Deus escolheu Jacó, que forçado pelas circunstâncias precisou seguir outro rumo, e em Betel conheceu a pedra que tinha uma escada para Deus (Gênesis 28:16,17), e ao longo da vida seguiu sendo transformado pelo Espírito Santo.

A conclusão é que você e o inferno continuam casados, a menos que Jesus anuncie o divórcio.


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quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

07:29 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 24: Casamento à Distância


O Pai prepara uma noiva para o filho. Seria o famoso casamento arranjado? Na verdade, é mais do que isso. Esse texto da Bíblia pode soar estranho para algumas pessoas do nosso tempo, pois Isaque no primeiro encontro com Rebeca já levou ela para dentro e a “tomou por esposa”. Não, eles não cometeram prostituição. E sim, mesmo sem se conhecerem, eles já estavam casados. Vale lembrar que este é um texto narrativo/descritivo, e a Bíblia está descrevendo e ensinando verdades eternas a partir de uma história com elementos culturais temporários, mas não há nenhum indício de que Deus concorda ou discorda do casamento arranjado. Nada foi dito a respeito, pois o texto trata de um tema muito mais relevante. Com Sara morta, surge então um novo casal que dará sequência à linhagem do Messias. A união de Isaque e Rebeca é a sequência narrativa da promessa feita a Abraão. Abraão, já muito velho, enviou seu mensageiro para buscar em Ur dos Caldeus, uma esposa para seu filho. A longa viagem foi conduzida pela providência de Deus. E Deus indicou, por meio de um sinal no poço, qual a moça que Ele havia escolhido para compor a família da aliança. Eliézer, o enviado de Abraão, como um representante legal de Isaque, apresentou o pedido de casamento e os termos do contrato (ele levaria Rebeca para Canaã), diante do aceite da moça e dos seus representante legais, ele pagou o preço do dote e o texto diz que eles comem e bebem. Dentro dos costumes e legalidade da época, Isaque e Rebeca já estavam casados. Mesmo nos nossos dias, vez ou outra ficamos sabendo de casos de noivos que (geralmente por questão de saúde e distância) não puderam estar no próprio casamento e alguém (com uma carta de procuração) assina o contrato no lugar de um dos noivos. O que isso tem haver com Jesus? Absolutamente tudo! Além do fato imediato de Rebeca estar sendo convidada para compor a linhagem do Messias, há também um paralelo entre o casamento de Rebeca e Isaque e o relacionamento de Cristo e sua igreja. De modo paralelo ao pai de Isaque, Deus-Pai envia o seu mensageiro, o Espírito Santo, para buscar a noiva do Seu Filho e tirá-la da terra da idolatria (representada por Ur dos Caldeus), e trazê-la numa longa viagem para a Terra Prometida (Canaã), onde a igreja (a noiva de Cristo) se encontrará com Jesus. Pai e Filho são vivos, tudo que o Pai tem pertence ao Filho (Gênesis 24:36) Eliéser, tipifica o Espírito Santo, pois ele não falou de si mesmo (Gn 24.34-38; Jo 16.13,14), mas ocupou-se em conquistar uma noiva para Isaque. E é por meio deste mensageiro que a noiva foi adornada de presentes (Gn 24.53; 1 Co 12.7-11; Gl 5.22,23). Similarmente, a Igreja de Jesus está sendo adornada dia a dia pelos ricos presentes e dons do Espírito Santo (Sl 45.13; Ap 19.7-9; Is 61.10; Tt 2.10; Ap 21.2). Por fim, este mensageiro leva a noiva ao encontro do noivo (Gn 24.58-60; 1 Ts 4.14-17; 1 Pe 1.8). Assim como a igreja, Rebeca é convencida pelo mensageiro, e decide ir ao encontro do seu noivo, crê que aquele mensageiro veio da parte de Deus, deixa toda sua vida para trás e de bom grado o acompanha na longa jornada. Semelhantemente, mesmo sem tê-lo visto, já estamos unidos a Cristo, já estamos “casados” com Ele, intimamente ligados pela presença marcante do Espírito Santo. Cristo está com sua igreja por meio do Espírito Santo. Na ceia do Senhor, comemos e bebemos do vinho. O dote pelo nosso resgate foi pago na cruz do calvário, ele nos comprou com seu sangue para unir nossa história com a história Dele. Somos dele. Ele é nosso. O Espírito Santo testifica aos escolhidos que Jesus é a Verdade. O Espírito nos convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus, da necessidade de redenção, e de ter um compromisso eterno com Jesus Cristo. Assim como Rebeca, não sabemos o caminho para o nosso futuro lar, mas o Espírito Santo te guiará nesta jornada (Gálatas 5:16), te alimentará, te manterá seguro e fortalecido desde o dia da sua conversão até o dia em que você finalmente se encontrar com o amado de sua alma. O Espírito Santo é a nossa garantia da vida eterna:

“E vocês igualmente, depois de terem ouvido a mensagem da verdade, as boas novas da vossa salvação, e tendo crido em Cristo, foram selados com o Espírito Santo, já prometido anteriormente, como garantia dessa filiação em Deus. E a presença desse Espírito em nós é a prova de que Deus nos dará tudo quanto nos promete, e significa que ele nos comprou, como uma aquisição muito sua, para proclamarmos a glória de Deus” (Efésios 1:13)


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

19:15 - No comments

A revelação de Jesus Cristo em Gênesis 23: Um lugar para cair morto

A primeira vez que li esse texto me perguntei “Porque esse texto está na Bíblia?". O texto narra uma negociação de compra de um terreno para Abraão enterrar a falecida Sara. Por que isso é relevante?

Abraão aparece humilde diante dos hititas e deseja que lhe vendam um terreno para que seja o túmulo de Sara. A história se passa em Hebrom, e o texto faz questão de nos lembrar que Hebrom fica em em Canaã. Ou seja, Abraão está comprando um pequeno pedaço de terra no lugar onde Deus prometeu dar para ele, Sara e para sua descendência: A posse da terra prometida aparece relacionada ao momento da morte.


Deus havia prometido “Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.” (Gênesis 17:8).

Um texto paralelo é encontrado em Apocalipse, onde os salvos por Cristo tomam posse da herança eterna, a terra prometida, a Canaã celestial:

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” (Apocalipse 21:3)

Mais de 60 anos depois da promessa, Abraão ainda não tinha uma terra sua. Literalmente, Abraão ainda "não tinha nem onde cair morto”. Ninguém poderia dizer que a profecia se cumpriu na vida de Abraão e de Sara, pelo menos não nessa vida. E por isso a posse da terra era meramente simbólica e apareceu ligada a um momento de morte.

Num primeiro momento pode-se pensar que Efrom e os hititas estavam sendo extremamente generosos com Abraão, mas um olhar mais atento sugere que era uma mera negociação. É possível que Efrom de maneira muito educada, sabendo que Abraão era um homem muito rico, viu a chance de tirar-lhe muito dinheiro. Ele inclui junto da venda da caverna o campo próximo a ela, e quando perguntado sobre o valor da caverna, ele citou, supostamente como curiosidade, o montante de 400 siclos de prata. Não temos como comparar o valor daquela prata no dinhei­ro de hoje, mas comparando com os 17 siclos de prata que Jeremias pagou pela herdade em Anatote (Jr 32.9), o preço parece muito alto.
Abraão pagou e adquiriu legalmente o campo com a caverna de Macpela e sepultou nela Sara.


Mesmo diante da morte, Abraão continuava crendo que Deus era poderoso para cumprir a promessa de que ele, Sara e seus descendentes possuiriam aquela terra. A morte não teria a palavra final, o Dono da vida os ressuscitaria dos mortos. E a compra deste terreno, foi uma forma de Abraão ancorar sua descendência na Terra Prometida.

A compra do terreno foi pública, Abraão fez questão que houvesse muitas testemunhas (Gênesis 23:18). Semelhantemente Jesus pagou o preço pela nossa redenção na cruz, publicamente diante de muitas testemunhas.


Abraão pagou um preço altíssimo por um pedacinho da terra. Na cruz, Cristo pagou um alto preço em troca de gente não muito valiosa.


Abraão é reconhecido pelos hititas como Príncipe de Deus, mas se coloca de modo muito humilde diante dos hititas. Semelhantemente, mesmo sendo Filho de Deus, Cristo se colocou na posição mais baixa e humilde na sociedade.


Abraão pede um pedacinho que fica na extremidade da terra de Efrom, mas para o Cristo que descende de Abraão Deus disse: “pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão” (Salmos 2:8)


A compra do capítulo 23 foi simbólica, pois a terra que Deus prometeu para Abraão e a sua descendência é muito cara, e com nenhum recurso humano se pode comprar.


“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pedro 3:13)



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