sábado, 28 de fevereiro de 2015

Fort Rosecrans Cemetery em San Diego

Quando eu vi o site do Trip Advisor, eu não acreditei, o lugar melhor ranqueado na lista dos melhores pontos turísticos de San Diego era um cemitério. O famoso Fort Rosecrans Cemetery.
Decidi ir lá e conferir, o lugar realmente é muito lindo. E é possível dali visualizar toda a cidade, até mesmo Tijuana do México.
Eu sempre achei os cemitérios americanos um exemplo de organização, padronização e simplicidade. Quando comparamos com os cemitérios brasileiros, entendemos a frase: "menos é mais".
O Fort Rosecrans National Cemetery é um cemitério militar federal, que está localizado no terreno da antiga base de artilharia da costa e é administrado pelo Department of Veterans Affairs dos Estados Unidos.
Oceano Pacífico
O cemitério está localizado a cerca de 10 km a oeste de Downtown San Diego, com vista para baía de San Diego e para a cidade de um lado, e do Oceano Pacífico do outro.

Fort Rosecrans é uma homenagem a William Starke Rosecrans, um geral da União durante a Guerra Civil americana.

Ranking da Turquia coloca a área de Física da UFABC entre as 4 melhores do Brasil

O URAP - Ranking Universitário por Desempenho Acadêmico, em tradução livre para o português – colocou a UFABC no quarto lugar entre as instituições brasileiras na área de Ciências Físicas, em aferição que levou em conta o biênio 2013/2014. Nas áreas de Ciências Matemáticas, Ciências Químicas e Engenharia, a Universidade ocupou, entre as instituições de Ensino Superior do país, a sexta, décima terceira e a décima quinta posições, respectivamente.
Na aferição mundial do ranking, a área de Ciências Físicas foi também a responsável pela melhor posição alcançada pela UFABC – 282º. As demais áreas da UFABC ficaram todas entre as mil primeiras – Ciências Matemáticas (432º), Ciências Químicas (759º) e Engenharia (947º).
Criado em 2009 pela Universidade Técnica do Oriente Médio, localizada em Ancara, na Turquia, o URAP avaliou instituições de Ensino Superior em 23 áreas neste ano. De acordo com carta enviada à UFABC por Nazife Baykal, diretor da Universidade, "o ranking é totalmente baseado em dados objetivos obtidos de fontes confiáveis".
Em anos anteriores, a UFABC já havia obtido boas colocações em rankings como o Webometrics, o RUF (Ranking Universitário Folha), no qual figurou na primeira posição no quesito internacionalização, e o Scimago, em que a UFABC obteve a primeira colocação entre as universidades brasileiras em impacto e excelência das suas pesquisas.
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas no site http://www.urapcenter.org/2014/index.php.

Via: Assessoria de Comunicação e Imprensa UFABC

Se pobre bater na mulher é Lei Maria da Penha, mas se for rico é “50 Tons de Cinza”

Um aluno da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), preso por violência sexual, se defendeu em uma delegacia dizendo que estava apenas representando cenas do filme “Cinquenta Tons de Cinza”.

Mohammad Hossain, de 19 anos, é acusado de ter convidado uma mulher, com quem ele alega que já tivera “intimidade”, para o seu dormitório. Os dois estavam fazendo preliminares quando Mohammad assumiu o personagem sadomasô de Christian Grey e amarrou os pés e as mãos da parceira com cintos e pôs uma corda da boca da mulher. De acordo com o Chicago Tribune, Mohammad vendou a parceira e tirou o sutiã e a calcinha dela. Depois, ele passou a golpear a mulher com um cinto.

A promotora Sarah Karr disse que a companheira do réu começou a reclamar de dor e, aos prantos, pediu que ele parasse. Mohammad não a atendeu e continuou a sessão sadomasô. Em determinado momento, a parceira conseguiu soltar os braços e as pernas, mas Mohammad se tornou ainda mais agressivo e investiu sexualmente contra ela. A vítima conseguiu fugir do dormitório e pediu ajuda a um amigo, que chamou a polícia.

Na delegacia, Mohammad declarou que ele e a parceira haviam combinado reviver as cenas do filme, baseado na obra de E. L. James. Recentemente, em Sinaloa (México), uma mulher foi retirada de um cinema que exibia o polêmico filme após ser flagrada se masturbando.
Fonte: OGlobo

NOTA: Precisa ser profeta pra saber que isso ia acontecer? Eu não consigo entender como a sociedade aceitou uma aberração dessa. Cadê o pessoal dos direitos humanos? Movimentos de defesa da mulher? Onde estão os movimentos feministas? Porque esses grupos se silenciam diante desse absurdo?

Quando se incentiva um tipo de comportamento imoral, colocando-o como um padrão de comportamento aceitável, o que deveríamos esperar? Agora os referenciais de "romântico" e de "amor" são uma menina com problemas psicológicos e um cara doente mentalmente. Se fosse real, os dois precisariam de tratamento. Por favor, não acreditem em mim, acreditem no que diz os profissionais da psiquiatria: [Leia Carta de um psiquiatra sobre 50 tons de cinza].

Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e bom senso sabe que sexo só é algo bom e saudável quando praticado para prazer mutuo e dentro de certos limites, mas jamais como uma coisa egoísta, de prazer solitário, que não respeita os limites do outro, e ainda tendo prazer na extrema dor do outro. Isso é monstruoso, e mais monstruoso é que a mídia incentive esse tipo de comportamento.

50 tons de cinza também demonstra outro problema: "Os ricos podem tudo". Se um pobre fazer a mesma coisa, ele certamente será preso pela Lei Maria da Penha (ou lei similar, no caso de outros países). Talvez algum juizado determine que ele se trate em alguma clinica, ele vai ser proibido de chegar perto da mulher.... Agora, se um rico faz é bonito, é romântico, é amor. Inclusive, a mulher só se apaixonou pelo cara porque ele era rico. Ela se vendeu. E ele a comprou como se compra um objeto qualquer, e a tratou como tal. Isso é preto no branco, sem tons de cinza.

Eu sou do tempo em que a definição de amor era retirada de livros melhores:
"o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;" (1 Coríntios 13:5-6)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Canadá procura profissionais de engenharia, tecnologia e administração

"A província de Québec, no Canadá, está em busca de profissionais das áreas de tecnologia da informação, engenharia, contabilidade e auditoria financeira, administração e marketing.
O governo de Québec vai fazer um ciclo de palestras gratuitas no Brasil para explicar como funciona o processo de imigração para os profissionais que queiram ir para o país.
As palestras serão entre os dias 2 e 27 de março, em sete cidades: Recife, João Pessoa, Natal, São Paulo, Campinas (SP), Belo Horizonte e Curitiba.
Elas serão dadas por Perla Haro Ruiz, assessora do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec, que vai falar sobre o processo de imigração, perspectivas de emprego e características culturais.
Segundo a comunicação da entidade, as palestras têm caráter apenas informativo, e não terão abertura de vagas de trabalho ou contato com empresas contratantes.
As inscrições podem ser feitas no site: www.imigracao-quebec.ca/palestra.

Confira a programação:

  • Recife: 2 de março (geral) e 3 de março (específica para profissionais de engenharia e de tecnologia da informação)
  • João Pessoa: 5 e 6 de março (geral)
  • Natal: 10 de março (geral)
  • Campinas: 16 de março (geral)
  • São Paulo: 17 e 18 de março (geral); e 19 de março (específica para profissionais de tecnologia da informação)
  • Belo Horizonte: 23 de março (específica para profissionais de administração, comércio e marketing) e 24 de março (geral)
  • Curitiba: 25 de março (geral) e 26 de março (específica para profissionais de tecnologia da informação)" 
 Fonte: UOL

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Um engenheiro esquiando nos Estados Unidos

[FUVEST 2016] Lucas Camilio esta descendo uma rampa do clube de esqui. Ele tem uma massa m = 60 kg, mas ele esta com a "marmita" dentro da mochila que pesa 5kg, e os demais equipamentos de ski pesam 5 kg também. Lucas desce a rampa partindo do repouso. Suponha que as perdas de energia por atrito são desprezíveis e considere g = 10 m/s².
Qual é o valor da energia cinética e a velocidade que Lucas atinge quando ele chega ao final da rampa, se o fim da rampa está a 5,0 m abaixo do ponto inicial? (Resposta nos comentários)

a) 500 J e 12 m/s.
b) 3,5 × 10³ J e 10 m/s.
c) 60 J e 10 m/s.
d) 350 J e 5,0 m/s.
e) 3,5 × 10³ J e 25 m/s

Vazou uma questão do ENEM 2016


[Questão ENEM 2016] - Lucas Camilio tem massa de 60kg, sua GoPro com o cabo de selfie tem massa de 1,5 kg e os demais equipamentos de ski tem massa de 3,5 kg. Lucas "sem querer querendo" atinge uma alta velocidade, quando chega ao final de uma encosta, nesse momento ele estava a uma velocidade de 100km/h. Suponha-se que ele não caiu e nem morreu, mas conseguiu frear colocando os esquis em oposição ao movimento. Dessa forma, o módulo do trabalho realizado pela neve sobre o Lucas é, aproximadamente, em Joules de:
a) 15.000
b) 20.000
c) 65.000
d) 25.000
e) 100.000


*Resposta nos comentários
 

Neguinho da Beija-Flor afirmou que o dinheiro sujo organizou o Carnaval do Rio de Janeiro

Intérprete da escola de Samba Beija-Flor e um dos sambistas mais famosos do País, Neguinho da Beija-Flor afirmou que o dinheiro sujo organizou o Carnaval do Rio de Janeiro. A declaração foi dada ao vivo, por telefone, na manhã desta quinta-feira à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, do Grupo RBS. "Se não fosse a contravenção meter a mão no bolso, organizar, estaríamos ainda naquele negócio de arquibancada caindo, desfile terminando duas horas da tarde, cada escola desfilando duas, três horas e a hora que quer. E a coisa se organizou", afirmou. Em seguida, falou em tom irônico: "Se hoje temos o maior espetáculo audiovisual do planeta, agradeça à contravenção".

O cantor foi questionado sobre a polêmica que envolveu o título da Beija-Flor este ano, de que, ao comemorar a cultura africana, homenageou Guiné Equatorial, país que vive em uma ditadura há 35 anos. Neguinho minimizou o fato, dizendo que a Europa tem histórico de exploração de negros, mas que comumente é celebrada nos desfiles.

Sobre o fato de que a Beija-Flor teria recebido um patrocínio de R$ 10 milhões do governo do ditador Teodoro Obiang, Neguinho declarou não ter conhecimento, mas disparou: "Deixa falar. Deu mídia. Deixa falar". E emendou: "A Portela também teve um patrocínio muito forte. O governador do Rio de Janeiro, o Pezão, queria que a Portela ganhasse. Vai dizer que ele não fez investimento? O prefeito é portelense doente. Vai dizer que não colocaram dinheiro na Portela?".

Neguinho foi questionado em seguida sobre a contribuição de contraventores, como milicianos, donos de bancas do bicho e até de traficantes às escolas. Nesse momento, disse: "Se não fosse dinheiro da contravenção, hoje não teríamos o maior espetáculo audiovisual do planeta. Eu sou do tempo que desfile de escola de samba era a maior bagunça. Terminava duas, três horas da tarde. Chegou a contravenção e organizaram. Hoje eles batem no peito e dizem com o maior orgulho 'a maior festa audiovisual do planeta'. Agradeça à contravenção".
Fonte: UOL

NOTA: Sério que ele agradeceu aos criminosos? Se o Brasil fosse um pais sério, isso seria investigado. E ainda tentam defender um absurdo desse. Lamentável...

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Entendendo o Ebola e como ele se propaga

A epidemia de ebola no oeste da África é a pior de que se tem registro na história. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1.145 pessoas morreram na região por causa da doença, levando autoridades de saúde da Guiné, Libéria e Serra Leoa a correr contra o tempo para tentar controlar o vírus.

O que é o ebola?
Ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer de vômitos, diarreias e – em alguns casos – hemorragia interna e externa.
Humanos contraem a doença por meio do contato com animais - como chimpanzés, morcegos e antílopes - contaminados.
Entre humanos, o vírus pode se espalhar por meio do contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos do doente, ou mesmo por meio do contato com ambientes contaminados. Até funerais de vítimas de ebola podem representar risco, se outras pessoas tiverem contato direto com o corpo do defunto.
O período de incubação pode demorar de dois dias a três semanas, e o diagnóstico é difícil. Em humanos, a doença está limitada majoritariamente à África, embora um caso tenha ocorrido nas Filipinas.
Agentes de saúde pública também correm risco caso tratem pacientes sem tomar as precauções adequadas para prevenir a contaminação.
As pessoas permanecem contaminadas enquanto seu sangue e suas secreções contiverem o vírus – em alguns casos, até sete semanas depois da recuperação.

Onde a doença ocorre?
Surtos de ebola têm ocorrido primariamente em vilarejos remotos da África Central e Ocidental, segundo a OMS.
A doença apareceu originalmente na República Democrática do Congo (quando se chamava Zaire), em 1976. Desde então, se espalhou para o leste, afetando países como Uganda e Sudão.
O surto atual tem a particularidade de ter se iniciado na Guiné, que nunca tinha registrado um caso antes, e de estar se espalhando por áreas urbanas.
De Nzerekore, uma área rural no sudeste da Guiné, o vírus chegou à capital, Conakry, e aos países vizinhos Libéria e Serra Leoa.
Um homem que viajou de avião entre a Libéria e Lagos (Nigéria) em julho foi mantido em quarentena ao desembarcar e depois morreu por causa do ebola - o primeiro caso na Nigéria.
Um dos médicos que o trataram foi infectado e oito pessoas com quem ele teve contato agora estão em isolamento.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) qualifica o surto de "sem precedentes", pois os casos se distribuem por áreas separadas por centenas de quilômetros na Guiné.
A ONG diz que a tarefa de acompanhar pessoas que tiveram contato com pacientes de ebola é uma "corrida contra o relógio".
Esse modelo molecular mostra partes dos vírus do Ebola que os
cientistas estudam na tentativa de produzir medicamentos que
reduzem a propagação da doença (Foto: Science Photo Library/BBC)
Que medidas estão sendo tomadas contra o ebola?
O Banco Mundial anunciou que destinará US$ 200 milhões em caráter de urgência para ajudar Guiné, Libéria e Serra Leoa a conter a epidemia de ebola.
Centenas de soldados na Libéria e em Serra Leoa foram mobilizados para conter o pânico nas comunidades afetadas e transportar equipes médicas de um vilarejo a outro.
A Libéria já fechou escolas e a maioria das suas fronteiras e colocou em quarentena as comunidades onde o vírus foi encontrado.
Em julho, a morte de um renomado médico liberiano, Samuel Brisbane, ajudou a propagar os esforços de comunicação do governo sobre o vírus.
Em Serra Leoa, o médico que liderava os esforços contra a doença também se converteu em uma de suas vítimas.
As companhias aéreas Asky e Arik Air, que operam no Oeste da África, suspenderam seus voos para Libéria e Serra Leoa. Testes mais rigorosos estão sendo realizados em aeroportos.
No início do surto atual, o Senegal fechou sua fronteira com a Guiné.
Países asiáticos, como China e Vietnã, também estão se mobilizando para evitar a entrada do vírus em seu território, com ações como o monitoramento mais criterioso de passageiros nos aeroportos.

Quais são as precauções a ser tomadas?
Segundo a OMS, evitar o contato com pacientes de ebola e seus fluidos corpóreos. Não tocar nada em ambientes públicos que possa carregar o vírus - por exemplo, toalhas de mão.
Quem estiver cuidando de pacientes de ebola precisa usar equipamento de proteção, como luvas e máscaras, e lavar bem as mãos regularmente.
Populações em áreas rurais estão sendo aconselhadas pela OMS a não consumir carnes cruas de animais selvagens e manter a distância de morcegos, macacos e primatas. Alguns tipos de morcegos são considerados iguarias na Guiné, onde o surto teve início.
Em março, o Ministério da Saúde da Libéria aconselhou as pessoas a evitar sexo; o vírus pode ser transmitido pelo sêmen, mesmo até sete semanas depois da eventual recuperação de um paciente, observa a OMS. As recomendações já eram de evitar apertos de mão e beijos.

Fonte: G1

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Nota mínima exigida no TOEFL nas Universidades da Irlanda

Dublin Institute of Technology (DIT)
Students coming with TEOFL ITP will be required to undertake a placement test on arrival. Based on the results students will be advised on their options. The following can be used as GUIDANCE only, and decisions will be based on the results of the test.
Students with TOEFL ITP 540 (OR ABOVE) would be expected to proceed directly to undergraduate studies
 Students with TOEFL ITP 490-519 would be expected to take one semester of English language training before a second semester of undergraduate studies*
 Students with TOEFL ITP 460-489 would be expected to take two semester of English language training (ONLY)*
 * Students will be required to undertake a recognised English language test at the end of their period of study of English and will be required to reach a level of IELTS 6.0 or equivalent BEFORE commencing their undergraduate programme.
Fonte: international.affairs@dit.ie

Limerick Institute of Technology (LIT)
4.5 – 5.0 IELTS / TOEFL IBT 53-64 / TOEFL CBT 153-180 / TOEFL PBT 477-510 / Cambridge Advanced 36-46 / TOEFL IPT 543: 3 a 6 meses de ingles
4.0 – 4.5 IELTS / TOEFL IBT 41-52 / TOEFL CBT 123-150 / TOEFL PBT 437-473 / Cambridge Advanced 32-35 / TOEFL IPT 460-542: 6 a 9 meses de inglês
3.5 – 4.0 IELTS / TOEFL IBT 30-40 / TOEFL CBT 93-120 / TOEFL PBT 397-433 / Cambridge Advanced < 32 / TOEFL IPT 337-459: 9 a 12 meses de inglês.
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/12?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8
POSSIVELMENTE O PROGRAMA DE INGLÊS COMEÇARÁ EM JANEIRO, DE ACORDO COM ALGUNS E-MAILS QUE A GALERA ANDOU TROCANDO COM O POVO DE LÁ!

University of Limerick
Our minimum TOEFL-ITP requirement is 520. All diverted students from Portugal to Ireland will be required to undertake one semester of English-language modules (September-December) here on campus before beginning your science/engineering modules in January.
Fonte: e-mail recebido pelo José Júnior.

University College Cork
12 Meses de inglês: ITP 500
6 Meses de inglês: ITP 520
Fonte: https://www.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/119?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8%26page%3D2

Athlone Institute of Technology
Minimum IELTS 3.5-4.0, TOEFL IBT 30-40, TOEFL ITP 380 : 12 Months English from September 2013 to August 2014
Minimum IELTS 4.0-5.0, TOEFL IBT 41-52, TOEFL ITP 460: 9 Months English from September 2013 to June 2014
Minimum IELTS 5.0-5.5, TOEFL IBT 53-60, TOEFL ITP 543: One semester English from September to December 2013
Students with minimum TOEFL ITP 565 will be assessed for entry to pre-sessional English programmes and students will have to sit IELTS or equivalent examination in advance of entry to undergraduate study.
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/31?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8;

Cork Institute of Technology
TOEFL ITP score of 540+: 6 weeks intensive English language tuition followed by a formal test. TOEFL ITP 460-540: English language tuition required for periods of between 3 to 9 months followed by formal test. TOEFL ITP 337-460: English language tuition required for periods of up to 9-12 months followed by a formal test.
Fonte: e-mail recebido pelo José Júnior.

Dublin City University
Min 500 ITP / IELTS 5.5 / TOEFL IBT 60-65
9 MONTHS AT DCU LANGUAGE SCHOOL FOLLOWED BY ONE SEMESTER OR A FULL ACADEMIC YEAR AT DCU
Min 530-550 ITP/ IELTS 6.0 / TOEFL IBT 80
6 MONTHS AT DCU LANGUAGE SCHOOL FOLLOWED BY ONE SEMESTER OR A FULL ACADEMIC YEAR AT DCU
Min 550 ITP
3 MONTHS AT DCU LANGUAGE SCHOOL FOLLOWED BY ONE SEMESTER OR A FULL ACADEMIC YEAR AT DCU
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/116?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8

Dun Laoghaire Institute of Art, Design and Technology (IDAT)
UNKNOWN


Dundalk Institute of Technology
Students with TOEFL iTP 520 (OR ABOVE) would be expected to proceed directly to undergraduate studies
Students with TOEFl iTP 490-519 would be expected to take one semester of English language training before a second semester of undergraduate studies.
Students with TOEFl iTP 460-489 would be expected to take two semester of English language training (ONLY)
Students below these marks will not be offered places
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/128?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8


Galway Mayo Institute of Technology
Algumas pessoas receberam e-mail confirmando que É ACEITO o ITP e as notas são bem baixas.
 
Institute of Technology, Blanchardstown
Students with a lower English language score will attend English language classes for up to a maximum of 12 months before starting their academic studies at ITB. TOEFL IPT WILL be accepted for entry to the English language programmes.
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/39?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8
Unfortunately we would need an ITP score of at least 460 to be considered.
I wish you well. Regards. Tom
Fonte: E-mail enviado a Leticia Baltar

Institute of Technology, Carlow
TOEFL ITP score of 540+: 6 weeks intensive English language tuition followed by a formal test.
TOEFL ITP 460-540: English language tuition required for periods of between 3 to 9 months followed by formal test. (460-490 = 9 months; 491-520 = 6 months; 521-540 = 3 months).
TOEFL ITP 337-460: English language tuition required for periods of up to 9-12 months followed by a formal test.
Fonte:https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/93?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fpage%3D2

Institute of Technology, Sligo
4.5 – 5.0 IELTS / TOEFL IBT 53-64 / TOEFL CBT 153-180 / TOEFL PBT 477-510 / Cambridge Advanced 36-46 / TOEFL IPT 543 (or above): 3 to 6 months
4.0 – 4.5 IELTS / TOEFL IBT 41-52 / TOEFL CBT 123-150 / TOEFL PBT 437-473 / Cambridge Advanced 32-35 / TOEFL IPT 460-542: 6 to 9 months
3.5 – 4.0 IELTS / TOEFL IBT 30-40 / TOEFL CBT 93-120 / TOEFL PBT 397-433 / Cambridge Advanced < 32 / TOEFL IPT 380-459: 9 to 12 months
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/28?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8

Institute of Technology, Tallaght
UNKNOWN

Institute of Technology, Tralee
4.5 – 5.0 IELTS / TOEFL IBT 53-64 / TOEFL CBT 153-180 / TOEFL PBT 477-510 / Cambridge Advanced 36-46 / TOEFL ITP 543: 4 a 6 meses de ingles
4.0 – 4.5 IELTS / TOEFL IBT 41-52 / TOEFL CBT 123-150 / TOEFL PBT 437-473 / Cambridge Advanced 32-35 / TOEFL ITP 460: 9 meses de inglês
3.5 – 4.0 IELTS / TOEFL IBT 30-40 / TOEFL CBT 93-120 / TOEFL PBT 397-433 / Cambridge Advanced < 32 / TOEFL ITP 337: 12 meses de inglês
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/33?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8

National College of Ireland
12 Months Pre Sessional English: IELTS 4.5 TOFL IBT 53 TOFL ITP 477
6 months Pre Sessional English: IELTS 5.0 TOEFL IBT 64 TOEFL ITP 510
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/51?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8

National University of Ireland, Galway (NUIG)
IELTS 5.5, TOEFL 70-80 E ITP 524-549: 3 MESES DE INGLÊS E 1 ANO DE GRADUAÇÃO
IELTS 5, TOEFL 60-70 E ITP 498-523: 6 MESES DE INGLÊS E 1 ANO DE GRADUAÇÃO
IELTS 4.5, TOEFL 50-60 E ITP 464-497: 9 MESES DE INGLÊS E 1 ANO DE GRADUAÇÃO
IELTS 4, TOEFL 40-50 E ITP 433-463: 12 MESES DE INGLÊS E 6 MESES DE GRADUAÇÃO
Fonte: aisling.lennon@nuigalway.ie

National University of Ireland, Maynooth
3 Meses de inglês + 1 Ano de Graduação: ITP 520;
6 Meses de inglês + 1 Ano de Graduação: ITP 500;
9 Meses de inglês + 1 Semestre de Graduação: ITP 475;
12 Meses de inglês + 1 Semestre de Graduação: ITP 460;
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/98?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8%26page%3D2

University College Dublin
3 Meses de inglês: ITP 550;
6 Meses de inglês: ITP 520;
12 Meses de inglês: ITP 500;
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/76?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D8%26page%3D2

Waterford Institute of Technology
Please note that TOEFL ITP will only be considered for entry to English language programmes.
Minimum  TOEFL ITP 440 – 500: Two semesters from September 2013 to June 2014
Minimum  TOEFL ITP 501 – 540: One semester English from September to December 2013
Minimum  TOEFL ITP 540+ – One month pre-sessional English in August 2013

Dublin Business School
TOEFL ITP 450+= No English requireed if student passes DBS English Test
TOEFL ITP 400-450= 6 months English minimum
TOEFL ITP 350-399= 9 months English minimum
TOEFL ITP 310-349= 12 months English minimum
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/138?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fareas%3D2%26areas%3D4%26areas%3D7%26areas%3D5

Griffith College Dublin
IELTS 3.5-4.0, TOEFL IBT 30-40, TOEFL ITP 380: 12 Months English from September 2013 to August 2014;
IELTS 4.0-5.0, TOEFL IBT 41-52, TOEFL ITP 460: 9 Months English from September 2013 to June 2014;
IELTS 5.0-5.5, TOEFL IBT 53-60, TOEFL ITP 500: 1 Semester of English from September to December 2013
Fonte: https://call2.csfirlanda.ie/Providers/ViewInterest/96?returnUrl=%2FInterests%2FViewAreas%3Fpage%3D6

A água estocada ou industrializada tem prazo de validade

Diante da escassez de água, quem ainda não pensou em ter um grande estoque em casa? Mas antes de sair enchendo baldes e mais baldes, garrafas ou comprar caixa d’água extra é necessário ter alguns cuidados especiais com as alternativas de captação e armazenamento, inclusive com a quantidade adequada. É importante lembrar que se essas ações não forem realizadas de maneira correta podem ser prejudiciais à saúde. Nesta semana a Folha conversou com professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Caetano Sanches Mancuso. Ele esclareceu algumas das principais dúvidas da população e deu orientações sobre as maneiras de armazenar a água e como utilizá-la de forma segura.

COMO E QUANTO CAPTAR?

Para o professor, é necessário ter muita atenção com a água estocada, principalmente a proveniente da chuva. “Em cidades metropolitanas, onde a concentração de poluentes no ar costuma ser mais elevada, a água da chuva pode ser utilizada apenas para uso doméstico, como regada de jardins, descarga sanitária e lavagem de roupa, por exemplo. No entanto, se bem filtrada e tratada, pode até se tornar potável e apta a ser consumida”, explica Mancuso.
Ainda de acordo com o professor, é primordial o descarte da primeira leva recolhida. “As chuvas costumam vir com contaminantes industriais, que tornam a água ácida. Antes de ser armazenada, a água costumeiramente passa pelo telhado e corre por alguma calha. Devido à poluição e poeira na cidade esses locais ficam muito sujos. Por isso o primeiro volume da chuva deve ser desprezado e captado apenas alguns minutos depois”.
Mancuso também esclarece que é importante saber calcular a quantidade necessária para enfrentar eventuais dias de racionamento. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 110 litros diários por pessoa é o suficiente para realizar todas as necessidades”, explica o professor.

ARMAZENAMENTO IDEAL
De acordo com o especialista, a forma de estocagem também requer atenção para que a água não seja contaminada. “O ideal é que a água captada seja utilizada na sequência, em poucos dias. Quanto menos tempo armazenada melhor, a não ser que a pessoa saiba manusear produtos químicos que permitam a conservação, como o cloro, por exemplo. Deve ser guardada em lugar que a proteja do sol porque a exposição à luz pode acabar propiciando o surgimento de algas, se tornando imprópria devido aos microorganismos existentes em sua composição. É importante também que o recipiente seja muito bem vedado para evitar qualquer tipo de contaminação através de insetos e o próprio ar”, explicou o professor.

TRANSFORMAR EM POTÁVEL
Embora a recomendação é para que a água captada da chuva seja utilizada apenas para fins domésticos, se bem tratada e em caso de emergência, pode se tornar potável. “O processo de purificação pode ser realizado em casa. Quanto mais limpa for a captação, melhor. Assim que armazenada, a água pode ser colocada em filtros convencionais de cozinha, onde a vela, se bem mantida, remove partículas. Após esse processo o ideal é que a água seja fervida por pelo menos cinco minutos para acabar com as bactérias. Depois disso estará pronta para o consumo”.




TEMPO DE VALIDADE
O professor ressalta que é importante a população saber que a água armazenada ou industrializada tem prazo de validade. “É preciso observar as datas de fabricação e vencimento nos rótulos. Sobre os galões de 20 litros, por exemplo, é muito importante questionar e conhecer a procedência da água. Além disso, a validade varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto a recomendação é consumir em duas semanas”, explica o professor.
Sobre a água engarrafada, se a embalagem for de vidro a validade é de 24 meses e se for plástico, 12 meses após a data de fabricação.

Fonte: FolhaVP

Cientistas acham cópia mais antiga do Evangelho em múmia

Papiro encontrado em múmia foi considerado
o mais antigo trecho do Evangelho até hoje
Um grupo de cientistas encontrou a cópia mais antiga do Evangelho em um papel papiro reutilizado para construir a máscara de uma múmia egípcia, revelou Craig Evans, doutor em Estudos Bíblicos e um dos responsáveis pela descoberta.
Trata-se de um fragmento do Evangelho de São Marcos, localizado há três anos e que, agora, especialistas da Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá, consideram como o primeiro manuscrito do Novo Testamento da Bíblia de que se tem conhecimento.
Os cientistas acham que a origem do papiro remonta o primeiro século de nossa era, entre o ano 80 e 90 d.C., o que representa uma grande novidade. Até então, as cópias mais antigas datavam do século II depois de Cristo.
Os especialistas acreditam que alguém escreveu o fragmento de texto no papiro e, depois, outras pessoas reciclaram o material, muito caro na época, para elaborar a máscara funerária.
As máscaras de papel eram utilizadas pelas pessoas pobres do Egito, não tendo relação com as feitas em ouro e joias para cobrir os rostos dos grandes faraós, explicou Evans.
Acredita-se que São Marcos escreveu seu evangelho em Roma, acompanhado de São Pedro. Mas como a cópia viajou da atual capital italiana ao Egito? O caminho não é assim tão longo, garante o pesquisador.
"No Império Romano, o correio tinha a mesma velocidade de hoje em dia. Uma carta escrita em Roma pode ser lida no Egito semanas depois. Marcos escreveu seu evangelho no final dos anos 60 d.C, portanto, era possível encontrar uma cópia no Egito 20 anos depois", defende.
Para determinar a data dos papiros, os cientistas usaram uma técnica que permite descolar o papel das máscaras sem danificar a tinta. Dessa forma, os textos podem ser lidos com a mesma clareza.
Esse evangelho é uma das centenas de documentos que estão sendo analisados pela equipe de Evans, composta por mais de 30 especialistas.
"Estamos recuperando antigos documentos do primeiro, do segundo e do terceiro século depois de Cristo. Não só documentos bíblicos, mas também textos gregos clássicos ou cartas pessoais", explicou Evans, que revelou que alguns deles pertencem do poeta grego Homero, autor de grandes obras clássicas como "Ilíada" e "Odisseia".



No caso do fragmento do evangelho de São Marcos, foram analisadas também o design do projeto e as decorações da máscara, assim como o estilo da escrita e a datação do material, através do uso do isótopo carbono-14.
No final do ano, as descobertas serão divulgadas em uma revista especializada. Só então o público conhecerá qual o trecho do evangelho de São Marcos escondido nos papiros da máscara egípcia.

Fonte: Terra


Vacina contra doença Chagas é testada com sucesso em camundongos


Por Karina Toledo
Uma vacina brasileira capaz de estimular o sistema imunológico a combater o Trypanosoma cruzi – parasita causador da doença de Chagas – foi testada com sucesso de forma terapêutica em experimentos com camundongos.
De acordo com os resultados publicados na revista PLoS Pathogens, no fim de janeiro, o imunizante aumentou de zero para 80% a sobrevivência de animais infectados e ainda diminuiu a carga parasitária e reduziu sintomas como arritmias cardíacas.
Os estudos para o desenvolvimento da vacina vêm sendo coordenados há 20 anos por Maurício Martins Rodrigues, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio da FAPESP em diversos projetos de pesquisa.
O novo estudo é resultado de uma parceria com diversas instituições, por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas, envolvendo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Unifesp e a Universidade de Massachusetts Medical School, nos Estados Unidos.
“Mais de 10 milhões de indivíduos na América Latina convivem com a doença de Chagas já na fase crônica e o tratamento convencional muitas vezes não funciona. A vacinação terapêutica levaria à redução dos sintomas, queda da mortalidade e melhora da qualidade de vida dos doentes”, disse Rodrigues.
Entre as principais complicações crônicas da doença de Chagas estão o alargamento dos ventrículos do coração (condição que afeta cerca de 30% dos pacientes e costuma levar à insuficiência cardíaca) e a dilatação do esôfago ou o alargamento do cólon (que acomete até 10% dos infectados e pode levar à perda dos movimentos peristálticos e à dificuldade de funcionamento dos esfíncteres).
Embora medicamentos como o benzonidazol tenham eficácia razoável contra o parasita na fase aguda da infecção, eles apenas conseguem retardar o progresso da enfermidade quando esta evolui para a fase crônica, o que acontece em 30% dos casos.
Na ausência de um tratamento específico, os médicos recorrem a medicamentos usados para combater outras doenças do coração ou do sistema digestivo, capazes apenas de atenuar os sintomas.
A vacina desenvolvida na Unifesp também poderá ser usada para promover uma imunidade profilática contra o T. cruzi, mas, na avaliação de Rodrigues, o impacto para a saúde pública seria maior se ela fosse usada de forma terapêutica.
“Para usá-la profilaticamente seria preciso imunizar milhares de pessoas, e os países que ainda possuem altas taxas de transmissão do parasita, como a Bolívia, a Venezuela e o Peru, não têm recursos para esse tipo de campanha”, disse.
O Brasil possui a logística necessária para a imunização em massa. A transmissão do T. cruzi no país, entretanto, foi praticamente eliminada, ocorrendo apenas em casos isolados e geralmente por ingestão de alimentos contaminados pelas fezes do barbeiro.
“Mas ainda há por aqui muitos pacientes sofrendo com as complicações da fase crônica. Tratar apenas as pessoas já infectadas é economicamente mais viável e factível no médio e longo prazo”, disse Rodrigues.
O mecanismo de ação do imunizante promove a indução de linfócitos T do tipo CD8 contra dois antígenos do parasita: uma proteína (rAdASP2) da superfície do amastigoto (parasita em seu estágio intracelular) e a enzima trans-sialidase, presente na forma tripomastigota (fase extracelular, que circula no sangue). Desta forma, a resposta imune é gerada para as duas formas infectantes do parasita, cobrindo todo o seu ciclo de vida dentro do organismo humano.
“Usamos vírus recombinantes com essas duas proteínas importantes para induzir a imunidade contra o parasita. Uma vez injetados no organismo, os vírus não são capazes de se reproduzir, mas entram nas células e produzem as proteínas dentro delas”, explicou Rodrigues.

Redução da patologia
No experimento descrito na PLoS Pathogens, camundongos infectados pelo T. cruzi foram imunizados, acompanhados durante 250 dias e, ao final, comparados com outros dois grupos de animais: um não infectado (controle) e outro infectado e não imunizado.
Enquanto no grupo infectado e não imunizado todos os animais morreram após o término do experimento, no grupo vacinado houve uma sobrevivência de 80% – índice equivalente ao do grupo controle.
“Com 250 dias de vida os animais já estavam idosos, algo equivalente a 60 anos humanos. Ou seja, os ratos vacinados passaram a vida toda doentes e sobreviveram tanto quanto os animais não infectados”, comentou Rodrigues.
A vacinação também foi capaz de reduzir em cinco vezes a carga parasitária. A porcentagem de animais que sofriam de arritmia cardíaca no grupo imunizado caiu de 100% para 33%, de acordo com o pesquisador.
“Houve uma melhora considerável na função cardiológica de maneira geral. Esse dado, aliado à queda na carga parasitária, mostra que houve melhora na qualidade de vida dos animais”, avaliou Rodrigues.
Embora a vacina tenha apresentado resultados promissores neste experimento e em anteriores nas quais ela foi testada profilaticamente, ainda é necessário desenvolver uma formulação segura para o uso em humanos antes de avançar para a fase de estudos clínicos.
Até o momento, nenhuma vacina contra a doença de Chagas, uma das doenças tropicais consideradas negligenciadas, foi testada em humanos e um dos principais obstáculos é a falta de financiamento e de interesse dos laboratórios farmacêuticos.
“Ainda que a doença não tenha um índice de mortalidade grande, representa um enorme custo econômico para os países pobres, pois os infectados muitas vezes ficam impossibilitados de trabalhar”, comentou Rodrigues.
Estima-se que a enfermidade cause mundialmente a perda de 750 mil anos de vida produtiva e de US$ 1,2 bilhão anualmente.

Malária vivax
Em outro projeto financiado pela FAPESP, Rodrigues coordena estudos para o desenvolvimento de uma vacina profilática contra a malária causada pelo Plasmodium vivax, que responde por aproximadamente 80% dos casos da doença no Brasil.
Os estudos ainda estão em fase pré-clínica e o grupo da Unifesp trabalha atualmente no desenvolvimento de uma formulação que possa ser testada em humanos.
Nos próximos meses deve ser licenciada a primeira vacina contra malária causada pelo Plasmódio falciparum, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico GlaxoSmithKline (GSK).
A doença causada pelo P. falciparum é predominante na África e é considerada mais grave – matando cerca de 660 mil pessoas por ano, muitas delas crianças. As mortes pelo P. vivax são estimadas entre 10 mil e 20 mil por ano no mundo. A doença, porém, costuma causar recaídas que aumentam seu impacto econômico e mantêm altas as taxas de transmissão.

Fonte: Agência FAPESP

Cursos de pós-graduação da UFABC recebem inscrições

A UFABC abriu inscrições para cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de Biossistemas, Biotecnociência, Energia, Engenharia da Informação, Engenharia Mecânica e Física, que totalizam cerca de 130 vagas. Os interessados devem se inscrever pela internet entre os meses de fevereiro e março em períodos específicos para cada área.

A exigência de projetos previamente aprovados varia de acordo com as normas de cada programa. As disciplinas são ministradas em regime quadrimestral.

O processo seletivo e os cursos são gratuitos. Outras informações sobre os programas, editais e processos seletivos estão disponíveis no site  propg.ufabc.edu.br/processos-seletivos.

TOTVS anuncia compra da Neolog por R$15,5 milhões


A empresa de tecnologia TOTVS fechou nesta quarta-feira contrato de compra de 60 por cento do capital social da Neolog Consultoria e SIstemas por 15,54 milhões de reais.
Segundo comunicado divulgado pela companhia, também está previsto um valor variável, não anunciado e que será desembolsado de acordo com o cumprimento de determinadas metas estabelecidas para a Neolog até 30 de junho de 2016.
A Neolog é focada no desenvolvimento de soluções de software para o mercado de logística, e teve receita líquida de 9,1 milhão de reais em 2014.
"Com esse movimento, a TOTVS reforça sua estratégia de especialização e seu posicionamento no segmento de logística", disse a empresa.
O contrato também prevê compra futura pela TOTVS da participação societária remanescente da Neolog, o que poderá ser feito entre janeiro de 2018 e janeiro de 2020, por um valor variável baseado em métricas de performance da Neolog.
A aquisição será submetida aos acionistas da empresa. Caso seja ratificada, os acionistas que terão o direito de retirada serão os titulares de ações da companhia nesta quarta-feira.
Os acionistas dissidentes receberão 6,53 reais por ação, correspondente ao valor patrimonial da ação de 31 de dezembro de 2013.

Fonte: Exame

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

São Paulo ganhará 12 laboratórios públicos de fabricação digital

 
O secretário municipal de serviços de São Paulo Simão Pedro anunciou durante a abertura da Campus Party 2015 que a prefeitura irá instalar 12 laboratórios de fabricação digital, conhecidos como FabLabs, na cidade de São Paulo até o final de 2015.
Os FabLabs são centros de produção que disponibilizam aparelhos de última geração, como impressoras 3D e cortadores a laser, para fabricação de máquinas e realização de experimentos. A ideia é incentivar criação de protótipos sem depender da escala industrial.
Até agora, existem em São Paulo apenas FabLabs ligados a clubes e associações ou instituições de ensino. A ideia da prefeitura é instalar os laboratórios em regiões fora do centro expandido ou em partes da cidade que estejam em processo de revitalização.
A Vila Itororó, antigo cortiço na região do Bexiga que será transformado em centro cultural, e o bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, irão receber duas das doze FabLabs que serão instaladas.
“As pessoas não precisam mais dos Telecentros [centros públicos de inclusão digital], já que podem acessar a internet por aparelhos móveis. Queremos um espaço no qual a comunidade possa utilizar impressoras 3D, por exemplo”, afirmou o secretario municipal. A inspiração dos FabLabs paulistanos são os centros implantados em Bogotá, capital da Colômbia, e Barcelona, na Espanha.
O edital para licitação dos equipamentos e capacitação dos instrutores e professores deve ser publicado até a próxima semana. A expectativa da prefeitura é de que os FabLabs comecem a funcionar até o final do ano.

Fonte: Info

domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Pregação mais famosa do mundo que não está na Bíblia

Depois dos sermões escritos na Bíblia, o sermão fora da Bíblia que ficou mais conhecido no mundo foi um sermão de Jonathan Edward, chamado "Pecadores nas mãos de um Deus irado". Jonathan Edward passou três dias em oração e jejum para que Deus intervisse na sua Igreja que era mundana. O sermão pregado naquela noite não foi sobre o amor de Deus, mas sim sobre a ira divina. A mensagem ficou na história. O resultado foi que 500 pessoas se converteram naquela noite. Durante a madrugada podia se ouvir o choro de muitos em arrependimento por seus pecados.

Naquela época não existiam lâmpadas, então a didática era a seguinte: o pregador escreve o sermão, acende uma lamparina e lê o que escreveu. Mas enquanto Jonathan Edwards lia o seu sermão, as pessoas que o escutavam choravam desesperadamente e se agarravam às colunas da igreja com temor do inferno, dizendo que sentiam o chão se abrir e o que o inferno estava sugando-as.

Edwards não era bom orador, as condições da igreja era precárias. Mas houve exposição clara da Palavra de Deus. Esse é o poder da Palavra de Deus! Não há didática que limite o seu poder, não há orador que a impeça de impactar corações. A Palavra de Deus não precisa da ajuda de nada, nem de ninguém. Ela age sozinha.

Na opinião de Wesley L. Duewel, este sermão contribuiu grandemente para a continuação do avivamento (Grande Despertamento de 1720s-40s), o primeiro evento da história norte-americana a atingir pessoas das diferentes colônias com um interesse religioso comum.

Isso me mostra que não devemos tentar "inventar a roda", não precisamos tentar criar novidades para atrair pessoas, muito menos fazer pregações para entreter o rebanho. A "roda" já foi inventada. Basta expor a Palavra de Deus, do modo exato como ela esta na Bíblia. E o Espírito Santo fará a Palavra Pregada se tornar em Palavra Eficaz.

Segue a leitura do sermão de "Pecadores nas mãos de um Deus irado":

Quem disse que amor não enche barriga?

O McDonald's vai aceitar uma nova forma de pagamento em seus restaurantes nos Estados Unidos.
A partir da próxima segunda-feira, a rede de fast food vai selecionar um determinado horário em que os clientes poderão pagar as refeições expressando o amor – que faz parte do slogan "Amo muito tudo isso".
E essa expressão vai desde selfies e abraços a até uma declaração para mãe. "Temos um monte de formas divertidas para expressar o nosso amor", contou um representante da marca ao site da rede de televisão ABC News.
O McDonald's, inclusive, já liberou um comercial (que será veiculado amanhã, durante o Super Bowl), avisando que a promoção só vai durar até o dia 14 de fevereiro.
Este é o primeiro comercial da rede de fast food no Super Bowl após oito anos.

Troca de comando

Na última quarta-feira, a empresa divulgou a renúncia do presidente Don Thompson, que vai se aposentar após trabalhar na rede por 25 anos.

Sua saída está ligada aos maus resultados no último ano. O McDonald's viu suas vendas e lucros caírem pela primeira vez em 12 anos.

No dia 1º de março, o britânico Steve Easterbrook irá assumir o comando da rede de fast food. 

Fonte: Exame