sexta-feira, 17 de abril de 2015

Marketing é tudo

Por Patrícia Lages
Você já ouviu falar de pessoas que cobram para guardar lugar em filas para outras pessoas, certo? Mas você sabia que tem gente que é paga para ficar em filas? Veja do que o marketing é capaz!

filaNão, você não leu errado! Há ações de marketing em várias cidades do mundo em que pessoas são pagas para formarem fila em frente a uma determinada loja chamando a atenção das pessoas que transitam pela região. Essa fila aí é em Nova York, onde estive na semana passada e vi pessoalmente. Mesmo com temperaturas abaixo de zero as pessoas não arredavam o pé da fila, afinal estavam sendo pagas para isso!
Funciona assim: os figurantes pagos ficam horas formando filas na rua com as portas da loja fechadas. Isso atrai clientes de verdade, que também entram na fila achando que farão o melhor negócio da vida delas (já que tem tanta gente, os preços devem estar ótimos!). Toda a encenação só faz aumentar a curiosidade das pessoas e as filas dobram quarteirões imensos.
A concorrência nos Estados Unidos é brutal. As lojas estavam realmente em promoção, mas isso não é o bastante. As vitrines estavam realmente deslumbrantes e com preços rebaixados, mas isso não é o bastante. Os vendedores parecem modelos de capa de revista (muitos são mesmo modelos profissionais), mas isso não é o bastante. As redes competem entre si arduamente e ganha quem tem a melhor estratégia.
O que quero dizer com isso tudo é que não basta fazermos o melhor, temos que mostrar que fazemos o melhor. Você pode ser muito competente no que faz, mas se não souber trabalhar seu marketing pessoal, provavelmente outra pessoa vai passar na sua frente, pois isso não é o bastante.
Você tem que saber “vender o seu peixe”, mostrar suas qualidade e competências sem ser esnobe, egocêntrica ou exibida. É possível fazer isso sem nem mesmo abrir a boca.
imagesCerta vez uma advogada me escreveu dizendo que é  competente e estuda muito para ser a melhor advogada da empresa. Ela dizia que preferia mil vezes estudar o caso do cliente do que “perder tempo” com cabelo e unhas. Pela manhã, saía até com o cabelo molhado e sempre de sapato baixo, pois andava muito. Porém, as outras advogadas eram sempre mais requisitadas só porque se vestiam melhor. Ela reclamava que os clientes se preocupavam primeiro com a aparência e depois com a competência.
Cá entre nos, todas nós somos assim! Você prefere comprar pão e leite numa padaria mequetrefe caindo aos pedaços ou numa bem iluminada, com balcões brilhando e atendentes bem vestidos? O pão e o leite são os mesmos, mas aonde você iria?
Invista em si mesma. Seja cuidadosa com sua aparência, com seu modo de falar, com a forma de representar seu cliente, seu negócio, sua empresa ou seu chefe. Nós buscamos sempre a melhor imagem, ainda que inconscientemente então, vamos transmitir a melhor imagem possível.
Nos vemos!

Fonte: Bolsa Blindada

0 comments:

Postar um comentário