terça-feira, 21 de abril de 2015

Feliz Aniversário Pai!


Muito frequentemente em palestras de liderança é perguntado "Se um dia você encontrasse um extraterrestre, e ele te dissesse: 'Leve-me ao seu líder'. Para quem você o levaria?". A resposta sempre é alguém da nossa mais alta confiança, uma pessoa que exerce extrema influencia e importância em nossas vidas, nosso maior líder. Sem duvida essa pessoa para mim seria Jesus, mas como não poderia levar um extraterrestre para Ele (rsrs..), a segunda pessoa para quem eu levaria seria o meu pai.

O sermão do último domingo era sobre Deus ser um bom pai, e o quanto saber e crer nisso facilita o combate aos nossos pecados. Fiquei pensando nisso, sobre Deus ser um bom pai. E pai, eu estive pensando sobre as razões pelas quais eu levaria o extraterrestre para falar com o senhor o considero a maior liderança na minha vida.

Como o senhor deve se lembrar, uma das coisas que mais me fascina na Bíblia, é que ela não conta somente a história de Abraão, Isaque, Moisés, Davi... O que eu acho incrível é como através dessas várias histórias ela conta a história de Jesus. A Macro-história mostrada em micro-histórias. Na verdade, essas outras histórias servem apenas de contexto para a história principal, que é contada e recontada de várias maneiras.

Pai, como o senhor sabe, tudo que existe foi criado para a Glória de Deus ("Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas" - Romanos 11:36), então em toda a criação vemos evidências que revelam um Deus magnifico, santo e poderoso. E como Paulo disse, tanto o eterno poder de Deus, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas (Romanos 1:20). Isso inclui tudo, tudo que foi criado revela os atributos de Deus.

Deus é eterno, como ele nos mostraria que ele é eterno? Como poderíamos ter noção do que a eternidade significa? Então Deus cria o tempo, para nos mostrar um dos seus atributos.
Mas isso se aplica a tudo, a natureza, a ciência, a astronomia, a psicologia, a filosofia, a analise de sistemas(rsrs) e inclusive nossas vidas e nossos relacionamentos humanos.

Como Deus nos mostraria que Ele é pai? Para isso Ele criou a paternidade. Num certo sentido, o senhor figura Cristo para mim. Do mesmo modo como Cristo criou todas as coisas, num certo sentido o senhor foi o "meu criador". Assim como Cristo é o cabeça do corpo, assim também o senhor é o líder da nossa família. Minha mãe figura a igreja, que reúne e discípula os filhos de Cristo. Cada família representa o corpo de Cristo no céu. A maior história de todas, também é contada em nossas pequenas histórias.

Assim como me sinto seguro com Cristo, assim também sempre me senti seguro perto do senhor. Assim como Cristo sempre proveu minhas necessidades, o senhor também o fez. Assim como Cristo nos levou até Deus, o senhor também nos guiou e nos ensinou sobre o Deus da Bíblia. Assim como Cristo é o nosso representante no céu, o senhor é o representante da nossa família aqui na terra. Assim como busco conselhos em Cristo, quando não sei o que fazer também busco os seus conselhos.
Lembro-me quando eu estava no hospital sofrendo muito, e o senhor disse que preferia aquela dor no senhor do que em mim, assim me lembro também de Cristo que tomou nossas dores sobre si.

Diante de tamanha comparação, não acho que seu papel de pai seja fácil. Nem que exista alguém no mundo capaz de cumpri-lo com perfeição. Eu peguei apenas um aspecto, o da paternidade. Mas na vida cristã, Cristo é visto em todos os aspectos. Como que nós sendo pecadores, podemos figurar e através de nossas vidas mostrar o perfeito Filho de Deus? Ai que entra a Graça, essa benignidade imerecida de Deus. Tudo é pela Graça. Tudo é Graça.

E eu dou Graça a Deus por ter o senhor como pai. O senhor e minha mãe foram um meio da Graça de Deus para minha vida. Lembro-me de uma vez que o senhor me fez uma analogia, me dizendo como valia a pena servir a Deus, e como obedecer as leis de Deus era a coisa mais inteligente que um ser humano poderia fazer, aquelas palavras fizeram sentido para mim, aquilo mexeu comigo. A partir daquela conversa, eu sabia que mais cedo ou mais tarde eu seria um cristão, assim como o senhor e minha mãe.

Como não lembrar das correções que me fizeram ter caráter, as suas repreensões que me ensinaram a disciplina, e os castigos por notas baixas na escola que me fizeram entrar em uma universidade pública e ganhar bolsa de estudos no exterior. Como não lembrar as vezes em que o senhor tirou do senhor, para dar a mim. Se o senhor não tivesse o dinheiro para o almoço, ainda sim eu teria.
Como não lembrar das vezes que dormia sobre o seu peito, e o senhor me levava para a cama. Ou as vezes que disse "Pai, não sei o que fazer". As vezes que eu pedia para o senhor não ir trabalhar, para assistir um desenho comigo. As vezes que eu e minhas irmãs olhávamos para o relógio, esperando o senhor chegar do trabalho.

Que a Graça de Deus permita-me tê-lo por muitos longos anos ao meu lado, e que tudo isso seja para a Glória Dele.

Por me ensinar a ser um homem, e por me dar um exemplo de liderança e caráter, por me mostrar os caminhos de Deus, por me educar e acreditar em mim. Obrigado por tudo.
Quero ser como o senhor quando eu crescer.
Feliz Aniversário, te amo pai!

2 comments:

Este comentário foi removido pelo autor.

Filho, quando eu e sua mãe decidimos ter vocês, eu pensei que como pai eu estaria sempre ensinando. A verdade é que estou sempre aprendendo.

Obrigado por suas palavras. Eu não poderia receber um presente melhor.

Agradeço a Deus pelo oportunidade de acompanhar o crescimento e desenvolvimento de vocês. Peço a Ele todos os dias que conserve o seu coração e seus pensamentos na presença dele.

Um beijo do seu pai que te ama.

Postar um comentário