terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Memórias Póstumas de Lucas Camilio: O dia em que eu morri!

Se você está lendo esse texto, é porque eu já estou morto.
Mas isso não é um testamento, nem algo do gênero.

Quero apenas registrar as memórias deste defunto-autor (e não autor-defunto, como Moisés), e revelar aqui a identidade do meu assassino.
Eu era um jovem normal, mais caseiro que a maioria. Não fazia mal a ninguém. Estudante dedicado. Apaixonado pela ciência e curioso, muito curioso.


Eu tinha muitas dúvidas com respeito a origem da vida, do universo... Mas a ciência parecia não ter respostas suficientes para meus questionamentos, as religiões muito menos. Mas eu era curioso e queria respostas. Afinal, talvez eu tivesse apenas uma vida para apostar numa suposta eternidade.

Eu queria ser justo com a sociedade, ajudar as pessoas que sofrem no mundo, queria fazer algo de bom para as futuras gerações. Apenas isso. Definitivamente, religião não era o meu forte. Mas entendia o que levava as pessoas a religião.

Apesar disso, eu nunca fui para uma balada. Nunca quis me envolver em drogas. Nunca bebi ou fumei. Nada. Sempre achei que isso não seria bom para mim e nem para a sociedade. Queria levar minha vida medíocre neste imenso universo, e fechar em saldo positivo. Decidi que seria justo em minhas atitudes, tentaria ser um modelo para mim mesmo de justiça e bondade.

Fracassei consideravelmente. Atitudes grosseiras até foram fáceis de mudar, mas continuava errando em pequenas atitudes. Acabava naturalmente cometendo injustiças que para muitos podem ser consideradas normais, mas eu sabia que tais atitudes somadas com de outras pessoas, formavam uma sociedade injusta, cruel e corrupta. Eu não alcançava os meus próprios padrões morais.

Outra coisa que notei, foi que a medida que eu tentava ser justo, eu parecia ainda mais com um cristão (fui criado em uma família cristã, eu já conhecia a Bíblia). A diferença, era que eu não tinha um "Salvador" como eles. Eu era tipo um "cristão", só que sem a promessa de uma "salvação eterna".

Assim, dediquei-me a estudar um pouco mais a Bíblia (apesar de já saber suas ideias centrais, pelo menos eu achava que sabia). Muita coisa aconteceu, mas para ser breve, se eu estava frustrado em não alcançar os meus próprios padrões de justiça e moralidade, fiquei ainda mais decepcionado ao saber que não cumpria nem de longe os padrões de Deus, que eram muito mais elevados que os meus. Eu passei a entender a Justiça presente nas páginas da Bíblia, e como aquelas regras traziam (materialmente falando) consequências positivas para a sociedade.

Por exemplo, a Bíblia não condena apenas o assassino, a Bíblia também condena aquele que odeia o próximo, porque na verdade se este tivesse a oportunidade e ocasião propicia, mataria a outra pessoa. A Bíblia não condena apenas aquele que adultera, a Bíblia condena também aquele que tem olhar impuro, porque este se pudesse também adulteraria. Faz sentido. Não fazemos muitas coisas, não por falta de vontade, mas porque as circunstâncias não permitem. Portanto, para Deus não são consideradas as atitudes boas ou ruins, mas sim as intenções de cada atitude. Como eu poderia alcançar padrões de justiça tão elevados? Tentei, mas sem sucesso, não conseguiria jamais. Culpa de Deus? Claro que não, o injusto nessa história era eu. Como escaparia da justa condenação de Deus? Estava perdido.

"Nesta altura do campeonato", já entendia que a fé cristã era o melhor para mim e para a sociedade. Pelo que a Bíblia fala, eu deveria me batizar nas águas e entregar-me ao Senhor Jesus. Mas eu tinha medo de "brincar" ainda mais com Deus, e depois de me batizar voltar a pecar novamente. Não conseguia encontrar em mim, condições para abandonar os meus pecados. Minha inteligência me dizia para ir, mas meu desejo era de ficar e aproveitar um pouco mais.

Foi quando minha mãe colocou na rádio evangélica, o pastor falava sobre Batismo nas Águas e Novo Nascimento. Parecia que eu nunca tinha ouvido aquilo, talvez tenha sido a primeira vez que eu realmente entendi. O Pastor disse: "Você deve ir a Jesus do modo como você se encontra. Ele que vai transformá-lo, Ele que vai mudar seus desejos e vontades". E em outro momento ele leu um trecho em que Jesus fala do Novo Nascimento:
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:3-6)
 Então eu entendi, que além de Jesus me limpar dos meus pecados, eu deveria Nascer de Novo, e isso eu não conseguiria fazer por mim mesmo, era uma ação exclusiva do Espírito Santo. Quando Jesus morreu, ele levou sobre si a nossa natureza, para que nós pudéssemos receber a natureza dele. O Espírito Santo, mata a natureza humana (herdada de Adão), e nos faz  receber a natureza divina de Jesus.
E foi justamente o que aconteceu. Como todo nascimento, houve suas dores e contrações. Mas também houve grande alegria quando Jesus foi gerado em mim.
A foto abaixo mostra justamente isso, a morte do Lucas, a morte da minha velha criatura, a morte da natureza humana que havia em mim. E o assassino era o Espírito Santo:
O dia mais importante da minha vida, o dia que eu morri para o mundo, e nasci para Deus.

É mais que uma simples religião, é Jesus vivendo em você. Agora sou um 'morto vivo' e não mais um 'vivo morto':
"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna." (João 12:24-25)

13 comments:

Muito interessante a sua história. Deus lhe deu sabedoria e discernimento nas palavras. Que o Senhor Jesus use a sua em prol das almas que estão sofrendo e perdidas por esse mundo afora. Sê tu uma benção!

Vou compartilhar. Muito bacana e que Deus cultiva sempre a sabedoria para engrandecer o nome dele.

Tá ligado!!!! Vamos em frente.

Muito, muito forte esse texto...

A sua sinceridade testemunha a VERDADE que só há em JESUS CRISTO. Deus te abençoe irmão Camilo.

Postar um comentário