segunda-feira, 21 de julho de 2014

Consegui uma Bolsa de estudos na University of Idaho - EUA



Eu estou rindo á ToA. Porque?
Porque recebi meu ToA (Terms of Appointment), que é uma carta de aceite de uma universidade estrangeira.

Após vários meses de espera, agora o resultado oficial: Moscow será minha nova casa.
Ah, e não é a Moscow da Rússia, é uma pequena e linda cidade do estado de Idaho nos Estados Unidos.

Quando eu abri meu email e vi a carta de aceite, eu fiquei mais ou menos assim:
Quando recebi o ToA, eu vi que havia sido aprovado na University of Idaho. Eu não conhecia essa universidade, e nem esse estado para ser sincero (Já me acho um gênio por saber os 27 estados brasileiros, saber os 50 estados americanos já é demais).
Durante o longo e sofrido processo, que leva em conta as minhas notas da minha universidade no Brasil, nota no TOEFL (prova de inglês), atividades extracurriculares, perfil do candidato, excelência acadêmica, envolvimento na universidade, trabalhos sociais...entre outras coisas, eu poderia sugerir para o IIE (Institute of International Education) 3 universidades que eu gostaria que eles me aplicassem. E Claro que eu sugeri para: Harvad, Hogwarts e Universidade Monstro. O IIE é o órgão responsável por emitir esta carta de aceite, e tem parceria com mais de 7000 universidades dos EUA, assim, a universidade recebe o seu "currículo" e diz se quer ou não você.
Como UI não foi uma das minhas opções, então eu comecei a pesquisar sobre a Universidade e a cidade, para saber se aceitaria a proposta de intercâmbio.
Tirando a foto para o Passaporte
Numa pesquisa rápida, algumas coisas me fizeram simpatizar muito com a University of Idaho. Uma dessas coisas é o fato de ser uma instituição muito tradicional, em contraponto a minha querida e moderna UFABC, a UI tem uns 125 anos, já a UFABC tem apenas 7. Acho interessante conhecer o outro lado da moeda, e experimentar um pouco de uma instituição de ensino mais tradicional.

Assim como a a UFABC, a UI também tem um forte viés para pesquisa. A UI conseguiu mais méritos nacionais por pesquisa do que todas as outras instituições do estado juntas.
A University of Idaho é classificada como a 65° melhor universidade dos Estados Unidos, segundo o Ranking de Washington Monthly. Na Best Colleges, a UI apareceu novamente no ranking das Melhores Universidades dos Estados Unidos (88° das Universidades Públicas da América).
Idaho é constantemente reconhecida como uma das melhores faculdades públicas da América pela The Princeton Review, que também reconheceu Idaho como estando entre os 15% melhores da "Top 286 Verde Colleges" em sua lista das faculdades mais ambientalmente responsáveis.
E lá tem neve (eu curti isso, minha mãe nem tanto).
A Universidade de Idaho ganhou reconhecimento na lista de universidades Carnegie, intitulado "Os Experts". Ao lado de universidades como a Pennsylvania State University, The University of Washington, e da Universidade da Califórnia, em Davis.
A revista Forbes classifica a UI entre as 154 universidades de investigação nacionais.
Uma curiosidade: O "Idaho Gem" , que foi o primeiro clone equino (uma mula) do mundo, foi criado por pesquisadores da Universidade de Idaho e Utah State University.

Dentre alguns alunos que estudaram na University of Idaho, temos o reitor Reitor da Universidade de Columbia (Lawrence H. Chamberlain), o ex-presidente e CEO da Boeing (Frank A. Shrontz), estrelas da NBA (Gus Johnson), o director do US Mint (Mary "Thomas" Brooks), Diretor do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (Roger Batzel), senadores ( Larry Craig,  Dirk Kempthorne,  Jim McClure, Jim Risch, Steve Symms), governadores (Phil Batt,  Mike O'Callaghan,  Sarah 'Heath' Palin)... e agora eu serei o próximo aluno da UI...uhul! rsrs
Quero agradecer a todos meus amigos, aos professores e alunos da UFABC, a minha querida família (eu vou sentir muita saudade, essa é a parte mais difícil), agradeço aos órgãos de fomento CAPES e CNPq que me concederam a bolsa de estudo no Estados Unidos com todos os gastos pagos, agradeço aos leitores do blog e a todos que estiveram torcendo por mim, agradeço sobretudo ao Senhor Jesus Cristo, que por meios ordinários e extraordinários tem me abençoado na minha jornada,  Ele por si mesmo já é a melhor de todas as boas notícias que eu poderia ter na minha vida.

Me comprometo publicamente em fazer valer cada centavo em mim investido.

Obrigado a todos pelo carinho,
vou sentir saudade de vocês. Até 2016!


See ya! ;D

0 comments:

Postar um comentário