terça-feira, 15 de julho de 2014

A influência de Hollywood nas Decorações de Casamento

Como já disse em matérias anteriores, o Universo das Decorações é altamente influenciado por outros segmentos como a moda, cinema e movimentos artísticos. A indústria cinematográfica (em especial a americana) promove de tempos em tempos novas tendências em termos de decoração. Enquanto a moda sofre a ditadura européia,  o cinema está sob as ordens do tio Sam.
Cinema e decoração formaram um belo casal desde os tempos do cinema preto e branco. O filme ‘O poderoso Chefão (1972)’ arremeteu ao estilo perdido da década de 30.
Retomando para os anos 50, onde a elegância e requinte dominavam, muitos foram os filmes que resgataram esse estilo. Esta tendência do cinema e da moda pelo estilo Vintage, fez com que por muitos anos decoradores de todo o mundo abraçassem a tendência, por esse motivo as decorações dos anos 50 foram e são muito ultilizadas até hoje. Inclusive vi num site de cinema, que a atriz Lindsay Lohan participou de um filme, que será lançado em 2013, em estilo vintage, na linha dos trabalhos cinematográficos dos anos 50.
Por outro lado, existiu o movimento contra-cultura que foi do fim dos anos 60 até meados dos anos 70. O periodo foi marcado por esse movimento jovial inovando os estilos, de caráter anti-conservador, como uma cultura “underground”, cultura alternativa ou cultura marginal. Neste contexto o  rústico entrou em alta, trazendo à tona a questão da vida campestre, objetos simples e feitos sem acabamento.
Hollywood por sua vez, transformou o rústico  em sinônimo de romantismo. Quase sempre, as cenas mais marcantes dos filmes que envolvem namoro, casamento ou romance, acontecem em ambientes rústicos. Restaurantes e jantares românticos no estilo rústico já se tornaram clichê.
Veja algumas cenas de filmes de Hollywood que abusaram do rústico:
Clássico da Disney, desenho a A Dama e o Vagabundo
Filme “Mensagem para Você” (You’ve Got Mail)
O Clássico do cinema, Romeu e Julieta

Filme "Cartas para Julieta". Por se passar na antiga cidade
de Verona (Itália), esse filme exibe vários cenários rústicos ao fundo.

E como diria Billy Blanco “ Tudo isso ao alho e óleo”, faz com que noivas pelo mundo todo queiram copiar em seus casamentos o romantismo rústico visto nos filmes. Em uma outra matéria escrevi que hoje estamos vivendo o Arcadismo das Decorações de Casamento. E Hollywood tem muita culpa nisso.
Para usar uma decoração rústica, o ponto chave é usar o ambiente natural. Não existe muitas regras para este tipo de decoração, uma vez que a idéia do movimento era “eliminar as regras”.
Mas creio que sejam válidas algumas dicas, tais como:
- Use o ambiente como aliado na decoração (Por exemplo, em casamentos ao ar livre).
-Objetos de bambu dão uma certa elegância na  decoração rústica, além dos preços que quase sempre são bem mais acessíveis. Outro objeto interessante são as bolas de cipó.
- Todos os itens e objetos devem remeter ao rústico (incluindo o convite, móveis rústicos e se possível as roupas dos convidados).
- Particularmente recomendo o uso do rústico no inverno, e esta preferência pelo inverno também é uma influência de Steven Spielberg.
- Ultilize-se de tons terrosos, de preferência com estampas.
- Brinque com as cores. Use e abuse das Flores do campo. Mas tome cuidado pra não destoar muito, harmonia sempre.
Veja algumas fotos e inspire-se:

 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Rosilene Rodrigues

0 comments:

Postar um comentário