quinta-feira, 31 de julho de 2014

Visto Americano Aprovado!

E ai galera, tudo bem com vocês?
Hoje foi um dia super cansativo, fui fazer a entrevista e biometria no consulado dos EUA.
Eu segui as orientações do IIE, para retirar o visto americano na categoria de estudante. Como já falei aqui, vou para a University of Idaho, e o IIE disponibilizou 2 semanas (VISA WEEKS) para buscarmos as nossas DS (um documento emitido pela universidade, para retirar o visto de estudante).
O IIE mandou eu buscar minha DS apenas na segunda semana (4 a 8 de agosto), não sendo possível retirar na primeira semana (28 de julho a 1 de agosto).
Foi ai que surgiu o primeiro problema: Quando eu fui agendar a biometria e a entrevista no consulado americano, eu não conseguia agendar para qualquer dia dessa segunda semana. Não sei se isso aconteceu com muita gente, ou não. Pelo que sei, o pessoal tava conseguindo agendar numa boa. Mas para mim, o único dia que era possível agendar a entrevista era para o dia 31 de agosto.
Como não tive outra opção, marquei esta opção mesmo. Mas eu precisaria apresentar o DS no consulado.
Mandei um email para o IIE explicando a situação, mas não tive resposta (até aquela data). Os dias se passavam e se aproximava o dia da entrevista e eu não tinha uma posição, então eu fui no endereço que eles haviam passado (ainda era semana 1) para tirar a DS.
Chegando lá, falei com o atendente, expliquei para ele e mostrei o email que eu havia mandado, mostrei os "prints" da página do consulado. Uma dica importante para todas as etapas do processo do edital de bolsas: tirem print de tudo que vocês fizerem. Tem gente que esqueceu de salvar o pagamento da taxa SEVIS (e você precisa dele no dia da entrevista), tire print e não esqueça de salvar tudo, senão terá que pagar de novo.
Ele chamou uma pessoa que não falava português, e ele falou para ela que eu era da semana 2 e queria pegar meu DS, eu expliquei em inglês que eu não consegui agendar para outro dia e que não poderia esperar a outra semana para pegar o DS. Mostrei as imagens e o email impresso, me entregaram a DS, eu assinei e fui embora. Mas teve gente que não conseguiu, talvez eu tenha sido uma exceção a regra. Também é um pouco de "sorte", depende muito de quem vai te atender, e do modo como você vai abordar a situação. Talvez outros bolsistas passem por situação semelhante...portanto, não desista no primeiro "não".
Então eu fui hoje no consulado, apresentei meu passaporte, passei pela entrevista, biometria e tudo mais.
Fiz primeiro a biometria no CASV da Vila Mariana, não demorou nem 15 minutos, não tinha fila.
Já no consulado demorou bastante, muita fila. Não pode entrar no consulado com celular, aparelhos eletrônicos ou fones de ouvido, mas do lado de fora existem lojas, restaurantes e livrarias que alugam armários onde você pode deixar seu celular e outros pertences (valores variam de 5 á 20 reais).

Salvo pelo gongo
Ainda bem que eu não consegui agendar para depois do dia 31, isso foi o que salvou a pátria (ou pelo menos a minha pele). Saiu hoje mesmo, que a embaixada americana não fará entrevistas a partir de amanhã, dia 1 de agosto, por um problema que aconteceu mundialmente no software do governo americano (veja a notícia aqui). Se eu tivesse conseguido marcar para a semana do dia 4 de agosto, possivelmente eu teria minha entrevista adiada, e consequentemente meu visto atrasaria, causando atrasos e transtornos na minha viagem.
Talvez você pense: "Pô, mas porque deixou pra última hora?". Não fui eu que escolhi essas datas, foi o IIE juntamente com a Capes que definiram o calendário do edital. O bolsista não pode fazer por conta própria o visto, você deve apenas seguir as orientações.

Bom, é isso. Estou com o corpo quebrado. Andei muito do metrô Praça da Árvore até a o CASV da Vila Mariana (ida e volta), e depois do Granja Julieta para o consulado (ida e volta). Não conheço a região, e portanto não sei as melhores opções de transporte público além do metrô.

Pelo menos o visto eles entregam na sua casa, sem nenhum custo adicional (também, se depois de cobrar quase 800 reais pelo visto, se o SEDEX não for de graça seria uma tremenda sacanagem...rsrs).

É isso pessoal, até mais. Vou dormir!
#Partiu #Cama

0 comments:

Postar um comentário