domingo, 20 de julho de 2014

Contagem regressiva para o lançamento do último voo do ônibus espacial Endeavour


Já está em andamento nos Estados Unidos a contagem regressiva para o lançamento do último voo do ônibus espacial Endeavour, que vai partir na segunda-feira para a Estação Espacial Internacional (ISS). Durante sua missão de 16 dias, que comportará ao todo quatro saídas ao espaço, os astronautas levarão à ISS um importante experimento físico para estudar a origem do universo.

O programa americano de ônibus espaciais, que já possui 30 anos, terminará formalmente em 2011 com esta missão do Endavour e com o último voo do Atlantis, possivelmente em julho. A partir de então, os astronautas americanos dependerão de cápsulas espaciais russas para ir e vir da ISS.
Duas semanas depois de problemas técnicos terem forçado o adiamento da partida do Endeavour, os engenheiros solucionaram o problema e as previsões meteorológicas projetam 70% de probabilidade de haver um clima favorável ao lançamento na segunda-feira, às 08h56 da Flórida (09h56 de Brasília), disse a Nasa.

"Os reparos feitos nestas duas últimas semanas já estão terminados, todas as peças suspeitas foram repostas e todas as provas destes sistemas terminaram. Está tudo bem", explicou Jeff Spaulding, diretor de provas do ônibus espacial em uma conferência de imprensa na sexta-feira. "Estamos prontos para o lançamento", completou.

A contagem regressiva começou oficialmente na sexta-feira às 08h00 de Brasília, sendo que os seis membros da tripulação - cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia - chegaram ao centro espacial Kennedy na quinta-feira.

A meteorologista da Nasa Kathy Winters disse que se for necessário adiar o lançamento por mais 24 horas, a probabilidade de um clima bom cairá para 60%. O abastecimento do tanque externo de combustível começará às 23h36 local de domingo (00h36 de segunda-feira em Brasília).

(Terra)

0 comments:

Postar um comentário