domingo, 13 de julho de 2014

UFABC, uma universidade no "Padrão FIFA"

Além de ser o "país do futebol", o Brasil também é berço de algumas universidades de excelência, uma delas é a UFABC.
Em 2007 a delegação de universidades da Europa visitava outros países para ter contato com outros instituições e orgãos governamentais, quando em uma conversa entre os reitores:

" Depois que eu apresentei o projeto pedagógico da UFABC a pergunta que me fizeram foi:
" VOCÊS COPIARAM ISSO DE QUEM ? "
Eu nunca mais vou esquecer isso na vida.
Por que? Porque as pessoas nos vêem como copiadores. Mas elas nos vêem como copiadores porque dizemos que somos mesmo.
Nós não somos copiadores!" (Ex-reitor da UFABC Dr. Luiz Bevilacqua).
A universidade que nasceu a poucos anos, e portanto ainda é um bebê no mundo acadêmico, contudo um bebê que tem se igualado e influenciado até mesmo os gigantes internacionais e tem apontado para um futuro extremamente promissor. Em 2005 surge o projeto pedagógico interdisciplinar da UFABC, em 2006 surge um projeto semelhante na Harvad University e na University of California e em 2007 na Princeton University.



Em apenas 7 anos a UFABC alcançou o segundo lugar no ranking nacional do ENADE.
A UFABC também alcançou as primeiras posições entre instituições nacionais nos indicadores referentes à qualidade e impacto da sua produção científica no ranking Scimago 2013. No critério "impacto normalizado" (NI), que mede o quanto publicações são citadas acima do índice médio mundial, a Universidade atingiu o índice de 1,67, o que significa que artigos originados na UFABC recebem 67% mais citações do que a média global. Esse é o maior índice de uma universidade brasileira. A única instituição nacional à frente da UFABC nesse quesito é o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ou seja, um instituto de pesquisa.

Entre as universidades brasileiras, a UFABC também aparece no topo do ranking no critério Q1 (high quality publications), que mostra a porcentagem de artigos publicados nas mais conceituadas revistas de cada área do conhecimento, com o índice 55,87. Nessa categoria a Universidade ficou atrás apenas do CBPF e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No indicador Excellence, porcentagem de artigos que estão entre os 10% mais citados no mundo na respectiva área de conhecimento, a UFABC alcançou marca 20,31, o que a coloca na liderança absoluta das instituições nacionais que figuram no Scimago.
“Daqui há alguns anos a UFABC vai estar presente no ranking das 100 melhores universidades do mundo. Estamos utilizando aqui o que há de melhor na tecnologia para que nenhum professor sinta saudades de ter dado aulas na USP ou na Unicamp” (ex-presidente Lula)
 A UFABC oferece atualmente dois bacharelados interdisciplinares (bacharelado em Ciência & Tecnologia e em Ciências & Humanidades) e 25 cursos de formação específica. Ao todo são 5.528 alunos na graduação, 510 na pós-graduação e 14 programas de pós-graduação. A UFABC é a única instituição de ensino superior do Brasil com 100% de docentes doutores.

0 comments:

Postar um comentário