domingo, 2 de fevereiro de 2014

O nascimento da Engenharia de Produção

A maioria das Engenharias foram se especializando com a evolução tecnológica e a consequente complexidade das decisões nas organizações. O início da Engenharia de Produção ocorre nos Estados Unidos durante a Segunda Revolução Industrial com a Administração Científica (Scientific Management) de Frederick Taylor .

O pai da Engenharia de Produção

Frederick Taylor é considerado o pai da Engenharia de Produção. Nascido nos Estados Unidos em 1856 faleceu em 1915, era Engenheiro Mecânico, foi também técnico em mecânica e operário.

A divisão do trabalho em busca do aumento da produção foi a principal abordagem de Taylor. Segundo os princípios da Administração Científica era importante que houvesse uma divisão entre planejamento e execução das tarefas. Quanto mais fragmentadas fossem as tarefas maior seria o controle, a especialização e a facilidade de treinamento. Um dos pontos fracos de sua abordagem foi a não utilização de fatores humanísticos como componentes do trabalho.

Alguns anos depois com a crescente importância dos conceitos da produção em massa difundidos por Henry Ford na produção do Modelo T da Ford a importância do Engenheiro de Produção tomou cada vez mais espaço.

Este é um exemplo de como uma Engenharia se desenvolve a partir de outra. No contexto de Taylor ou o da Segunda Revolução Industrial estava ficando cada vez mais importante para as empresas possuir Engenheiros dedicados as questões de organização do trabalho. Planejar o escopo de processos, os insumos dos processos e os requisitos de saída passaram a ser funções de um Engenheiro de Produção.

A Engenharia de Produção no Brasil nos dias de hoje
Atualmente a Engenharia de Produção no Brasil vive um momento de alta demanda no mercado, muitas são as oportunidades que aparecem para Engenheiros de Produção desde as fases de Graduação. Com o forte crescimento econômico experimentado pelo Brasil, o aumento da produção industrial e demanda por produtos e processos, a tendência é que essa Engenharia ganhe cada vez maior importância no cenário acadêmico e econômico nacional. Em algumas faculdades Engenharia de Produção chega a ser a disciplina com as maiores notas nos vestibulares e a maior concorrência também.

Os desafios do Engenheiro de Produção
Os desafios de um Engenheiro de Produção estão ligados a várias áreas do conhecimento, sejam relativos a Segurança, Finanças, Risco, Logística, Planejamento e Controle de Produção, Ergonomia, Automação, Estratégia, Produtos, Processos, Tecnologia da Informação, Economia, Recursos Humanos, Qualidade, Produtividade, Meio Ambiente, Responsabilidade dentre outros.

0 comments:

Postar um comentário