terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

UFABC cria protótipo de mão mecânica em impressora 3D

O protótipo inicial foi idealizado por um carpinteiro
que perdeu os dedos enquanto trabalhava
Grupo de pesquisa interdisciplinar pretende criar prótese de baixo custo voltada para crianças

Um projeto de pesquisa interdisciplinar da UFABC (Universidade Federal do ABC) tem como objetivo a criação de uma prótese de mão segura e de baixo custo destinada para crianças. O protótipo já foi produzido na universidade com o auxílio de uma impressora 3D, onde um modelo tridimensional é formado a partir de várias camadas de material, neste caso um plástico resistente e leve.  
O modelo foi baseado em um projeto desenvolvido por uma ONG (Organização Não Governamental) da África do Sul. O protótipo inicial foi idealizado por um carpinteiro que perdeu os dedos enquanto trabalhava. Com a ajuda de um desenhista americano, o sul-africano conseguiu produzir o protótipo utilizando a impressora 3D.
O projeto foi apresentado na internet para que outras pessoas pudessem ter acesso, e pesquisadores da UFABC o utilizaram como base para a fabricação do novo protótipo. 
A professora Maria Elizete Kunkel, do curso de Engenharia Biomédica, é coordenadora do projeto e explica como é o modelo produzido pela UFABC. “É uma prótese feita com material plástico bem resistente e totalmente mecânica, não tem nenhum dispositivo eletrônico nem elétrico. Essa prótese usa o impulso do punho para abrir e fechar a mão.”
A docente ressalta que as modificações realizadas pela universidade tem objetivo de sanar problemas relacionados com o uso da prótese por crianças. O material utilizado precisa ser leve, porém resistente, e ser seguro e de fácil utilização. Além disso, é preciso levar em consideração o crescimento da criança e sua adaptação ao corpo do braço.
Os pesquisadores utilizaram equipamento de impressão em três dimensões disponível na UFABC, mas a ideia é futuramente utilizar uma impressora 3D que será criada pelo professor Segundo Nilo Mestanza, do curso de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.
 
TESTES
Os pesquisadores já estão realizando simulações computacionais para verificar questões como a resistência e segurança do equipamento. No próximo semestre, Maria Elizete Kunkel espera iniciar os testes com crianças.
“Em seis meses pretendemos começar a fazer teste com as crianças para fazer a adaptação da mão em determinadas tarefas, e faremos isso em conjunto com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). É uma prótese basicamente para quem tem a palma da mão e perdeu todos os dedos. Para usar a prótese é preciso ter a articulação do punho”, afirmou a professora.

Fonte: ABCDMaior

0 comments:

Postar um comentário