quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Viagem à Foz do Iguaçu: Argentina

Este é o terceiro post da série "Viagem a Foz do Iguaçu", no primeiro falei sobre as Cataratas, e depois falei sobre o Paraguai. Neste contarei sobre minha breve passagem na Argentina.

Na Argentina, fomos também de carro. Com um pouco de receio, eu confesso, porque conhecemos um grupo de amigos de trabalho viajando que tiveram o carro apreendido na Argentina, e ficaram detidos por 1 ou 2 dias lá, porque tinha um menor com eles sem os país. Ok, não era o nosso caso, mas eles nos falaram que lá do lado da Argentina, qualquer coisa eles apreendiam o carro dos brasileiros. Depois, um senhor que trabalhava no hotel, disse que na Argentina, eles realmente apreendiam muitos carros de brasileiros (por infrações como passar num farol vermelho, ou estacionar em local proibido), aplicando multas tão caras, que chegavam a ser superiores ao preço do carro.

Pensamos em não ir, afinal não conhecíamos as leis de trânsito na Argentina. Contudo, é um país do Mercosul, país amigo do Brasil, não era possível que fossem tão cruéis assim e as pessoas continuassem a atravessar a fronteira. Além do que, o funcionário do hotel poderia estar tentando colocar medo para que contratássemos as vans do hotel (bem mais provável). Mas como disse no post do Paraguai, gosto de liberdade, poder ir e voltar a hora que eu quiser. Estávamos com todos os documentos certos, tudo em ordem, e o motorista (meu pai) é experiente e muito prudente no volante. Não havia o que temer.
Diferente do Paraguai, o caminho para a Argentina não da pra fazer a pé.

Ah, e mais uma coisa. Precisa tirar a carta verde para entrar na Argentina. Na verdade não precisa, mas é recomendável. A carta verde, é uma espécie de seguro (seguro em favor dos argentinos, não se aplica ao seu carro), caso você se envolva num acidente na Argentina. Acho que a carta custa uns 35 reais. Basta apresentar seus documentos, e a tal "carta verde" sai na hora. Pelo que sei, é possível tirar a carta verde em qualquer lotérica de Foz.


Carta verde em mãos, e lá vamos nós! 
Logo depois da ponte que cruza o rio que divide o Brasil e a Argentina, tem um mega centro comercial, o famoso Duty Free Shop. Pelo que nos informaram, o Duty Free tem bons preços em bebidas (principalmente), óculos e tênis. As demais coisas, compensa mais comprar no Paraguai.

Como eu não bebo, e nem estava procurando óculos ou tênis, achei que seria perda de tempo entrar na Duty Free. 

Depois da Duty Free, tem um posto do governo argentino, eles param carro por carro, revistam os porta-malas, perguntam o que você vai fazer na Argentina. Logicamente, a fila em alguns horários é muito grande.
Muito diferente do lado brasileiro, que dificilmente tem alguém fiscalizando.
Duty Free Shop
Puerto Iguazú pareceu-me uma cidade pequena, claramente marcada de desigualdade e miséria. Aparentemente, vi muito mais pessoas pedindo esmolas nos semáforos e nas ruas, mais frequentemente do que no Brasil e do que no Paraguai. Pode ser uma impressão errada, afinal não conheço tanto assim a cidade, mas foi a impressão que tive. Além do que, começamos andar pelos bairros, quando saímos do miolo central (que é bem ajeitadinho) , ai que o quadro de miséria aumenta. Visivelmente, existe muitas comunidades carentes na região. Uma triste realidade presente em toda nossa América Latina.

Ficamos aliviados quando passamos para o lado argentino e vimos que tinha muuuuuuitos carros brasileiros. Não éramos os únicos. Mas mesmo com tantos carros brasileiros circulando em Puerto Iguazú, descobri que os argentinos não topavam muito os brasileiros no seu território, eu ingenuamente achei que deveria ser devido a rivalidade do futebol. Que nada. A raiva dos argentinos, é que os brasileiros atravessam a fronteira para abastecer o carro, porque a gasolina na Argentina é muito mais barata que no Brasil. Logo, os postos ficam super lotados.

Umas 5 horas da tarde estava quase tudo fechado, pelo jeito argentino é mais caseiro que brasileiro, e vida noturna não deve ser o forte de Los Hermanos. Vamos dar um desconto porque era final de ano.

Paramos para um lanchinho nessa padaria:


Andando pelas ruas encontro esse anuncio do filme "Os Smurfs", lá eles chama de "Los Pitufos"
"Los Pitufos". Inútil, mas interessante.
Ao lado da Avenida Pelé
Infelizmente não pude conhecer a melhor parte, as cataratas do lado da Argentina. O que me disseram foi que o lado da Argentina das Cataratas possuem a maior quantidade de quedas de água, apesar de as maiores quedas estarem do lado do Brasil. Quando eu cheguei já era um pouco tarde para visitar o parque. Fiquei sabendo também que existe uma feira de artesanato na cidade.
Voltando para o Lar, Doce Lar.

0 comments:

Postar um comentário