quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Por que Deus não tirou um #selfie?

Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Deuteronômio 4.12

Deus sempre se preocupou em não deixar aparência nenhuma de Si mesmo para o ser humano. Pense comigo:

Não seria mais lógico, fácil e até estratégico Deus ter deixado uma imagem fiel de Si mesmo para o homem adorar? Uma marca única, fiel e inconfundível para todos os povos?
Não. Ele nunca pediu que nenhum de Seus profetas fizessem uma imagem Dele. Nunca posou para nenhum escultor ou pintor Lhe fazer um autorretrato. Nem Jesus instruiu Seus discípulos a guardar alguma forma ou semelhança Dele. Outros personagens históricos deixaram suas estátuas e imagens que podem até hoje ser vistas nos mais famosos museus do mundo. Mas não há nenhuma imagem de Deus, o Deus da Bíblia. Conjecturas, expressões da suposta aparência de Jesus decorrentes da imaginação de artistas, sim. Imagem fiel, não.
Deus chegou ao ponto de incluir nos Dez Mandamentos a ordem expressa: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto.” Êxodo 20.4,5

Por que tanto cuidado?
Deus é, acima de tudo, a essência da inteligência. Ele é espírito, o que se compreende como mente, sabedoria, intelecto. Não é uma religião. Note que o Judaísmo não tem imagens. Tampouco o verdadeiro Cristianismo. Imagens, por sinal, são um artifício favorito da maioria das religiões.
Qualquer pessoa pode ver uma imagem. Beijá-la, adorá-la, venerá-la. Mas nem todos podem perceber a inteligência.
Inteligência não é vista, é entendida. Somente um outro ser inteligente pode notá-la.
Por isso, Deus não deixou imagem de Si mesmo. Ele não quer adoração robótica, emotiva, irracional. Ele quer que pessoas inteligentes O percebam.
Enfatizo que não me refiro à inteligência como conhecimentos que se adquire em escolas. Sem dúvida, uma pessoa inteligente se beneficia muito de conhecimentos acadêmicos, mas os mesmos não garantem inteligência. Conhecimento é absorção de informações. Inteligência é a capacidade de fazer sentido delas, ver o panorama geral, mais do que a soma das informações.
O que você pode aproveitar disso tudo?
  • Busque a Deus com sua inteligência, não suas emoções
  • Rejeite, jogue fora todas as supostas imagens de Deus ou deuses que você possa ter em sua posse
  • Ouça a voz de Deus, isto é, Suas palavras, e medite nelas
Inteligência não é vista, é entendida. Somente um outro ser inteligente pode notá-la.
Seja um.

Fonte: Bispo Renato Cardoso

0 comments:

Postar um comentário